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Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO E ARTE NA ESCOLA: RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES
Autor(es): RODRIGUES, FÁBIA BARBOZA
Primeiro Orientador: Ulrich, Claudete Beise
Primeiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Segundo membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Terceiro membro da banca: Andrioli, Líria Ângela
Resumo: A pesquisa analisa a relação entre religião e Arte, com o objetivo de fomentar compreensões acerca da interdisciplinaridade e sua instrumentalização no componente curricular Ensino Religioso, como um fator inovador e motivador nas escolas brasileiras. A Arte emerge como um método mais cativante e criativo de ensino nas aulas de Ensino Religioso e como ponte de acesso para as relações interdisciplinares. A prática docente constitui o aspecto profissional da pesquisa, que, através do referencial teórico proposto, o conceito de interdisciplinaridade segundo o pensamento de Ivani Fazenda, pode desencadear ações concretas dos conteúdos de Ensino Religioso – numa perspectiva mais ampla e dinâmica – a serem trabalhadas em sala de aula na inter-relação com a Arte. Busca-se responder como relacionar a interdisciplinaridade, com a percepção de que a Arte é relevante na inter-relação entre os saberes, na prática docente no Ensino Religioso. Para tanto, aproxima-se a interdisciplinaridade com a metodologia do Ensino Religioso para exemplificar algumas formas pelas quais os/as docentes podem aplicá-la na inter-relação com a Arte. A metodologia da pesquisa é bibliográfica, documental e exploratória, privilegiando a literatura especializada produzida nos campos da Educação, Arte e Ciências das Religiões e a legislação vigente que rege a educação nacional. Em três capítulos, que aludem aos objetivos específicos da pesquisa, ressalta-se a relevância da prática docente no Ensino Religioso, os principais desafios relacionados à docência nele e apresenta-se as Ciências das Religiões como área de referência para esse componente curricular. Depois, tematiza-se o conceito de interdisciplinaridade nas Ciências das Religiões e sua aplicabilidade no Ensino Religioso, o que é importante para compreender que esse componente curricular não deve ser lecionado isoladamente e que a perspectiva interdisciplinar o insere como um poderoso instrumento para superação do modelo de educação brasileiro marcado pela fragmentação, linearidade e desarticulação do conhecimento. Por último, apresentam-se duas propostas pedagógicas interdisciplinares na interface entre Arte e Ensino Religioso. Depreende-se as relações interdisciplinares entre esses dois componentes curriculares ajudam pavimentar novos caminhos e horizontes na superação dos modelos tradicionais de construção e reconstrução dos conteúdos do Ensino Religioso, de modo que a Arte emerge como criadora de pontes para confluir os saberes que envolvem o fenômeno religioso, contribuindo com melhores alternativas para ressignificar a prática docente no Ensino Religioso.
Resumo Alternativo: The research analyzes the relationship between religion and Art, with the objective of fostering understandings about interdisciplinarity and its instrumentalization in the curricular component Religious Education, as an innovative and motivating factor in Brazilian schools. Art emerges as a more captivating and creative method of teaching in Religious Education classes and as a bridge of access to interdisciplinary relations. The teaching practice constitutes the professional aspect of the research, which, through the proposed theoretical framework, the concept of interdisciplinarity according to the thought of Ivani Fazenda, can trigger concrete actions of the contents of Religious Education – in a broader and dynamic perspective – to be worked in the classroom in the interrelation with Art. It seeks to answer how to relate interdisciplinarity, with the perception that Art is relevant in the interrelationship between knowledge, in the teaching practice in Religious Education. To this end, interdisciplinarity is approached with the methodology of Religious Teaching to exemplify some ways in which teachers can apply it in the interrelationship with Art. The research methodology is bibliographical, documentary and exploratory, privileging the specialized literature produced in the fields of Education, Art and Studies of Religions and the current legislation that governs national education. In three chapters, which allude to the specific objectives of the research, the relevance of teaching practice in Religious Education is highlighted, the main challenges related to teaching in it and the Studies of Religions are presented as a reference area for this curricular component. Then, the concept of interdisciplinarity in the Studies of Religions and its applicability in Religious Education is discussed, which is important to understand that this curricular component should not be taught in isolation and that the interdisciplinary perspective inserts it as a powerful instrument to overcome the Brazilian education model marked by fragmentation, linearity and disarticulation of knowledge. Finally, two interdisciplinary pedagogical proposals are presented at the interface between Art and Religious Education. The interdisciplinary relations between these two curricular components help pave new paths and horizons in overcoming the traditional models of construction and reconstruction of the contents of Religious Education, so that Art emerges as a creator of bridges to converge the knowledge that involves the religious phenomenon, contributing with better alternatives to resignify the teaching practice in Religious Education.
Palavras-chave: Ensino Religioso.
Interdisciparidade.
Arte
Prática Docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/597
Data do documento: 14-Ago-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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