Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee2Sant’Anna, Elcio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173397347857229pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Gustavo Claudiano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855154279359993pt_BR
dc.creatorNATALLI, MARGARETE DA PENHA DORNELLAS-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7963054377143715pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-20T13:41:59Z-
dc.date.available2023-07-07-
dc.date.available2023-10-20T13:41:59Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/596-
dc.description.abstractThe research investigates the perception and understanding of the teachers of the Abdias Martins Pereira school, in Itabela (BA), about the guiding documents of Brazilian education and the knowledge of religious phenomena for the construction of a curriculum in action and with streamlined planning, involving the curricular component Religious Education. The main objective of this work is to understand which perspectives and discourses on the development of religious tolerance skills, communication, respect and culture of peace are present in the Religious Education offered in this public school of Itabela (BA). The question-problem seeks to understand: to what extent can Religious Education be instrumentalized to develop skills of tolerance, communication and respect to promote the culture of peace, in the light of the assumptions and guidelines of the BNCC, in the context of the public school of Elementary Education Abdias Martins Pereira, in Itabela (BA)? The work was motivated by the desire to understand the dynamics of this curricular component, knowing its phenomena, challenges and possibilities from the perspective of BNCC, with pedagogical proposals that consider the importance of religiosity for the integral formation of the human being. In the practical research, questionnaires were applied to the teachers of the school surveyed, relating the understanding of the reality regarding the daily practice of Religious Education experienced in this school environment, the knowledge of the proposals of the BNCC, the guiding documents of the State of Bahia, as well as the Municipality of Itabela (BA), aiming to highlight the importance of planning. The methodology adopted provided descriptive and exploratory analysis, with a qualitative approach. In the first chapter, theoretical research about the school and Religious Education is presented. In the second, the BNCC, the DCRB, the DCRMI, the PPP and the current educational legislation are analyzed. The third chapter addresses the importance of planning, presenting suggestions for lesson plans with innovative pedagogical proposals.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa investiga a percepção e a compreensão dos/as professores/as da escola Abdias Martins Pereira, em Itabela (BA), acerca dos documentos norteadores da educação brasileira e dos conhecimentos dos fenômenos religiosos para a construção de um currículo em ação e com planejamento dinamizado, envolvendo o componente curricular Ensino Religioso. O trabalho tem por principal objetivo compreender quais perspectivas e discursos sobre o desenvolvimento de habilidades de tolerância religiosa, comunicação, respeito e cultura da paz estão presentes no Ensino Religioso ofertado nesta escola pública de Itabela (BA). A questão-problema busca entender: em que medida o Ensino Religioso pode ser instrumentalizado para desenvolver habilidades de tolerância, comunicação e respeito para promover a cultura da paz, à luz dos pressupostos e orientações da BNCC, no contexto da escola pública de Ensino Fundamental Abdias Martins Pereira, em Itabela (BA)? O trabalho foi motivado pelo desejo de compreender a dinâmica desse componente curricular, conhecendo seus fenômenos, desafios e possibilidades sob a ótica da BNCC, com propostas pedagógicas que considerem a importância da religiosidade para a formação integral do ser humano. Na pesquisa de caráter prático, foram aplicados questionários para os/as professores/as da escola pesquisada, relacionando a compreensão da realidade quanto à prática cotidiana do Ensino Religioso vivenciada nesse ambiente escolar, o conhecimento das propostas da BNCC, os documentos norteadores do Estado da Bahia, bem como do Município de Itabela (BA), visando ressaltar a importância do planejamento. A metodologia adotada proporcionou análise descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. No primeiro capítulo, apresenta-se pesquisa teórica acerca da escola e do Ensino Religioso. No segundo, analisa-se a BNCC, o DCRB, o DCRMI, o PPP e a legislação educacional vigente. O terceiro capítulo aborda a importância do planejamento, apresentando sugestões de planos de aula com propostas pedagógicas inovadoras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-10-20T13:41:59Z No. of bitstreams: 1 TCC - Margarete da Penha Dornellas Natalli.doc: 935424 bytes, checksum: b81d401614f900231210f9368e166f5c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-20T13:41:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Margarete da Penha Dornellas Natalli.doc: 935424 bytes, checksum: b81d401614f900231210f9368e166f5c (MD5) Previous issue date: 2023-07-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesADORNO, Theodor L. W. Indústria cultural e sociedade. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009. AGUIAR, Márcia Â.; TUTTMAN, Malvina T. Políticas educacionais no Brasil e a Base Nacional Comum Curricular: disputa de projetos. Revista Em Aberto, Brasília, v. 33, n. 107, p. 69-94, 2020. ALMEIDA, Maria E.; SILVA, Maria da Graça M. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaço e tempos de web currículo. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 1-19, 2011. ALVES, Rubem. O que é religião. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2002. ALVES, Rubem. A educação dos sentidos: conversas sobre a aprendizagem e a vida. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018. BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2008. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicaocompilado.htm. Acesso em: 10 fev. 2022. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. [Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 27 jul. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 5, de 28 de dezembro de 2018. [Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Licenciatura em Ciências das Religião e dá outras providências]. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec. gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN52018.pdf?query=ensino%20religioso. Acesso em: 15 abr. 2023. CARON, Lurdes. Entre conquistas e concessões: uma experiência ecumênica em educação religiosa escolar. São Leopoldo: Sinodal, 1996. COSTA, Antônio C. G. Pedagogia da presença: da solidão ao encontro. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 2001. CRUZ, Therezinha L. Cidadania e interdisciplinaridade do Ensino Religioso. Revista Diálogo, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 38-46, 1996. DURAN, Norma M. As Ciências das Religiões, o Ensino Religioso e sua relação com a cidadania para a educação atual. Revista Foco, Curitiba, v. 16, n. 2, p. 1-12, 2023. FERNANDES, Madalena. Afinal, o que é o Ensino Religioso? Sua identidade própria em contraste com a catequese. São Paulo: Paulus, 2000. FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO (FONAPER). Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009. FUCHS, Henri L. O fenômeno religioso no Ensino Religioso e o currículo escolar. In: BRANDENBURG, Laude E.; KLEIN, Remí; REBLIN, Iuri A.; WACHS, Manfredo C. (orgs.). Fenômeno religioso e metodologias. São Leopoldo: Sinodal, 2009. p. 33-51. GOIÁS (Estado). Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE nº 285, de 9 de dezembro de 2005. [Estabelece critérios para a oferta de Ensino Religioso nas escolas do Sistema Educativo de Goiás e dá outras providências]. Goiânia: Conselho Estadual de Educação. Disponível em: https://cejla.files.wordpress.com/2010/01/resolucao-cee-nc2ba-285-2005.pdf. Acesso em: 22 ago. 2022. HOUAISS, Antônio. Competência. In: HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro S. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. IBGE. Cidades e Estados: Itabela. [s.d.]. Disponível em: https://ibge.gov.br/cidades-e-estados/ba/itabela.html. Acesso em: 20 abr. 2023. INSTITUTO PENÍNSULA. Instituto Península desenvolve Banco de Práticas Inspiradas em parceria com o MEC. In: INSTITUTO PENÍNSULA [Site institucional]. 18 mai. 2018. [n.p.]. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/instituto-peninsula-desenvolve-banco-de-praticas-inspiradoras-em-parceria-com-o-mec/. Acesso em: 01 nov. 2022. ITABELA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular Referencial da Bahia para Educação Infantil e Ensino Fundamental e Modalidades. Bahia: Secretaria Municipal da Educação de Itabela, 2020. ITABELA (Cidade). Conselho Municipal de Educação. Resolução CME nº 001, de 04 de outubro de 2022. [Estabelece normas sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos no âmbito do Sistema Municipal de Ensino no Município de Itabela (BA)]. Itabela: CME. Disponível em: itabela.ba.gov.br/site/diário_oficial. Acesso em: 01 nov. 2022. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Materiais didáticos para o componente curricular Ensino Religioso visando a implementação do artigo 33 da Lei n. 9394/96, revisto na Lei n. 947/97. Brasília: Unesco, 2016. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; BRANDENBURG, Laude E.; KLEIN, Remi. Compêndio do Ensino Religioso. Petrópolis: Vozes, 2017. LAKATOS, Eva M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. Atlas. São Paulo, 2003. LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. LIBÂNEO, José C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004. LYON, David. Pós-modernidade. São Paulo: Paulus, 1998. MACEDO, Roberto S. A teoria etnoconstitutiva de currículo: teoria-ação e sistema curricular formacional. Curitiba: CRV, 2016. MAUÉS, Olgaises; WONDJE, Calixte; GAUTHIER, Clermont. Duas perspectivas diferentes em relação à abordagem por competências no ensino: os casos do Brasil e do Quebec. In: 25ª REUNIÃO ANUAL [Site institucional]. 29 set. 2002. [n.p.]. Disponível em: http://25reuniao. anped.org.br/tp25.htm. Acesso em: 15 out. 2022. MENDES, Rosa E. A. Projeto Político Pedagógico em favor da Escola. Revista AMAE Educando, Belo Horizonte, v. 1, n. 291, p. 12-25, 2000. MENEGOLLA, Maximiliano; SANT’ANNA, Martins I. Por que planejar? Como planejar? Currículo, área, aula. Petrópolis: Vozes, 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: CEB; CNE; MEC, 2018. NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Trion, 1999. NOGUEIRA, Francinete P. Planejamento e o currículo: importância e contribuição no processo educacional. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 108-116, 2020. RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999. SANTUZZI, Andrea; BARBOSA, Kátia J. Plano de gestão da escola municipal Abdias Pereira Martins. Itabela: Secretaria Municipal de Educação, 2022. SAVADOR (Cidade). Secretaria do Estado da Bahia. Documento Curricular Referencial da Bahia para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Salvador: Secretaria do Estado da Bahia; Rio de Janeiro: FGV, 2019. SILVEIRA, Emerson S.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (orgs.). O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. SORIANO, Ramón. Las liberdades públicas. Madri: Tecnos, 1990. STEIL, Carlos A. Pluralismo, modernidade e tradição: transformações do campo religioso. Revista Ciências Sociais e Religião, Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 115-129, 2001. VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento, projeto de ensino-aprendizagem e político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002. YIN, Robert. Pesquisa qualitativa do começo ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectPlanejamento Escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleANÁLISE SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL ABDIAS MARTINS PEREIRA NO MUNICÍPIO DE ITABELA (BA): POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA UMA CULTURA DA PAZpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Margarete da Penha Dornellas Natalli.docTCC - Margarete da Penha Dornellas Natalli913,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.