Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/596
Tipo: Dissertação
Título: ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL ABDIAS MARTINS PEREIRA NO MUNICÍPIO DE ITABELA (BA): POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA UMA CULTURA DA PAZ
Autor(es): NATALLI, MARGARETE DA PENHA DORNELLAS
Primeiro Orientador: Rosa, Wanderley Pereira da
Primeiro membro da banca: Rosa, Wanderley Pereira da
Segundo membro da banca: Sant’Anna, Elcio
Terceiro membro da banca: Martins, Gustavo Claudiano
Resumo: A pesquisa investiga a percepção e a compreensão dos/as professores/as da escola Abdias Martins Pereira, em Itabela (BA), acerca dos documentos norteadores da educação brasileira e dos conhecimentos dos fenômenos religiosos para a construção de um currículo em ação e com planejamento dinamizado, envolvendo o componente curricular Ensino Religioso. O trabalho tem por principal objetivo compreender quais perspectivas e discursos sobre o desenvolvimento de habilidades de tolerância religiosa, comunicação, respeito e cultura da paz estão presentes no Ensino Religioso ofertado nesta escola pública de Itabela (BA). A questão-problema busca entender: em que medida o Ensino Religioso pode ser instrumentalizado para desenvolver habilidades de tolerância, comunicação e respeito para promover a cultura da paz, à luz dos pressupostos e orientações da BNCC, no contexto da escola pública de Ensino Fundamental Abdias Martins Pereira, em Itabela (BA)? O trabalho foi motivado pelo desejo de compreender a dinâmica desse componente curricular, conhecendo seus fenômenos, desafios e possibilidades sob a ótica da BNCC, com propostas pedagógicas que considerem a importância da religiosidade para a formação integral do ser humano. Na pesquisa de caráter prático, foram aplicados questionários para os/as professores/as da escola pesquisada, relacionando a compreensão da realidade quanto à prática cotidiana do Ensino Religioso vivenciada nesse ambiente escolar, o conhecimento das propostas da BNCC, os documentos norteadores do Estado da Bahia, bem como do Município de Itabela (BA), visando ressaltar a importância do planejamento. A metodologia adotada proporcionou análise descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. No primeiro capítulo, apresenta-se pesquisa teórica acerca da escola e do Ensino Religioso. No segundo, analisa-se a BNCC, o DCRB, o DCRMI, o PPP e a legislação educacional vigente. O terceiro capítulo aborda a importância do planejamento, apresentando sugestões de planos de aula com propostas pedagógicas inovadoras.
Resumo Alternativo: The research investigates the perception and understanding of the teachers of the Abdias Martins Pereira school, in Itabela (BA), about the guiding documents of Brazilian education and the knowledge of religious phenomena for the construction of a curriculum in action and with streamlined planning, involving the curricular component Religious Education. The main objective of this work is to understand which perspectives and discourses on the development of religious tolerance skills, communication, respect and culture of peace are present in the Religious Education offered in this public school of Itabela (BA). The question-problem seeks to understand: to what extent can Religious Education be instrumentalized to develop skills of tolerance, communication and respect to promote the culture of peace, in the light of the assumptions and guidelines of the BNCC, in the context of the public school of Elementary Education Abdias Martins Pereira, in Itabela (BA)? The work was motivated by the desire to understand the dynamics of this curricular component, knowing its phenomena, challenges and possibilities from the perspective of BNCC, with pedagogical proposals that consider the importance of religiosity for the integral formation of the human being. In the practical research, questionnaires were applied to the teachers of the school surveyed, relating the understanding of the reality regarding the daily practice of Religious Education experienced in this school environment, the knowledge of the proposals of the BNCC, the guiding documents of the State of Bahia, as well as the Municipality of Itabela (BA), aiming to highlight the importance of planning. The methodology adopted provided descriptive and exploratory analysis, with a qualitative approach. In the first chapter, theoretical research about the school and Religious Education is presented. In the second, the BNCC, the DCRB, the DCRMI, the PPP and the current educational legislation are analyzed. The third chapter addresses the importance of planning, presenting suggestions for lesson plans with innovative pedagogical proposals.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Base Nacional Comum Curricular
Planejamento Escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/596
Data do documento: 7-Jul-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Margarete da Penha Dornellas Natalli.docTCC - Margarete da Penha Dornellas Natalli913,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.