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dc.contributor.advisor1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee3Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768969420465227pt_BR
dc.creatorSANTOS, LIANA MELLO FRANCO DOS-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0554754312404891pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-20T13:17:59Z-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-10-20T13:17:59Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/595-
dc.description.abstractThe present study proposes to answer whether the Religious Education given before the E.E.E.F.M. “Monsenhor Elias Tomasi”, located in the municipality of Mimoso do Sul - ES, meets the provisions contained in the National Common Curricular Base. For these purposes, it is verified, through observational research, the routine of students enrolled in RE at the aforementioned teaching institution, as well as in classes taught by teachers, whether the applicability of the component meets the assumptions of respect for cultural and religious diversity positive in the legal documents to the BNCC and in the legal provisions foreseen in the Federal Constitution and Law of Guidelines and Bases of National Education. It also relies on bibliographic research methodology, fundamental in the historical context with regard to the process of enactment and evolution of Religious Education positivized in the pages of the BNCC; founded, even in the notes brought by João Décio Passos, who suggests it in an area of his own knowledge, supported by the bases of the Science of Religion. This research concludes, finally, by the inefficiency of the applicability of the Religious Education component in the teaching institution analyzed here, and finally suggests a lesson plan prepared according to the precepts of the BNCC and the Curriculum Guidelines made available by the Secretary of Education of the State of Espírito Santo, in the sense of promoting a culture of peace, religious tolerance and respect for the cultural roots of various religious matrices that make up the ways of experiencing faith in Espírito Santo soil.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo se propõe responder se o Ensino Religioso ministrado na E.E.E.F.M. “Monsenhor Elias Tomasi”, localizada no município de Mimoso do Sul - ES, encontra paridade com as disposições contidas na Base Nacional Comum Curricular. Para estes fins, se verifica, por meio de pesquisa de caráter observacional a rotina de alunos matriculados em ER na referida instituição de ensino, bem como em aulas ministrada por professoras, se a aplicabilidade do componente atende aos pressupostos de respeito à diversidade cultural e religiosa positivadas nos documentos jurídicos, na BNCC e nas disposições legais previstas na Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Também se apoia em metodologia de pesquisa bibliográfica, fundamental na contextualização histórica no que diz respeito ao processo de promulgação e evolução do Ensino Religioso, assim como expressado nas páginas da BNCC; fundado, ainda, nos apontamentos trazidos por João Décio Passos que a sugere uma área do conhecimento próprio, apoiado nas bases das Ciências das Religiões. A presente pesquisa conclui, por fim, pela ineficiência da aplicabilidade do componente Ensino Religioso na instituição de ensino ora analisada, e sugere, por fim, plano de aula elaborado segundo os preceitos da BNCC e das Orientação Curriculares disponibilizadas pela Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, no sentido de promover a cultura de paz, tolerância religiosa e respeito às raízes culturais de diversas matrizes religiosas que compõem as formas de se vivenciar a fé em solo capixabapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-10-20T13:17:59Z No. of bitstreams: 1 TCC - Liana Mello Franco.docx: 142834 bytes, checksum: bfdb50d520a11d78d97337b9997ed8a4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-20T13:17:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Liana Mello Franco.docx: 142834 bytes, checksum: bfdb50d520a11d78d97337b9997ed8a4 (MD5) Previous issue date: 2023-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleENSINO RELIGIOSO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE DESTE COMPONENTE CURRICULAR NA E.E.E.F.M. “MONSENHOR ELIAS TOMASI”, MIMOSO DO SUL – ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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