Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/592
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee3Marlow, Rosani Muniz-
dc.creatorSILVA, RONIVALDO BECKMAN DA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4343115386515526pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-27T13:01:08Z-
dc.date.available2023-06-13-
dc.date.available2023-07-27T13:01:08Z-
dc.date.issued2023-06-13-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/592-
dc.description.abstractThe present dissertation has as its theme the Sciences of Religions and their contributions to a proposal for the continuing education of teachers of Religious Education in schools in the state of Amapá, envisioning as problematic: What are the contributions of Sciences of Religions to a proposal for continuing education for Religious Education teachers in state schools in the state of Amapá? And yet, as a hypothesis: it is assumed that the Sciences of Religions make important contributions to the continuing education of teachers of Religious Education in state schools in Amapá, in their pedagogical work, being able to point out ways and methodologies that make classes more dynamic and attractive for students. In view of this, the objective is to identify deficiencies and propose contributions from the Sciences of Religions for the continuing education of teachers of Religious Education in the State of Amapá, considering the bibliographical and documental literature available in relation to this Curricular Component in the school environment. This work is based on authors such as: Junqueira, Tworuschka, Rossi, Contreras and others. As a methodological basis, this study opts for bibliographical and documentary research, which aim to achieve the objectives proposed in this master's dissertation. Thus, as a result, in this research, it was evident that there is a lack of teachers with adequate continuing education for the Curricular Component Religious Education, as well as that the Sciences of Religions can overcome this deficiency in knowledge in the classroom, being thus, a pedagogical proposal is made as a way of mitigating the identified shortcomings.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como tema as Ciências das Religiões e suas contribuições para a uma proposta de formação continuada dos(as) professores(as) de Ensino Religioso nas escolas do estado do Amapá, vislumbrando como problemática: Quais as contribuições das Ciências das Religiões para uma proposta de formação continuada para os(as) professores(as) de Ensino Religioso das escolas estaduais do estado do Amapá? E ainda, como hipótese: assume-se que as Ciências das Religiões têm importantes contribuições para a formação continuada dos(as) professores(as) de Ensino Religioso nas escolas estaduais do Amapá, em seu fazer pedagógico, sendo capaz de apontar caminhos e metodologias que tornem as aulas mais dinâmicas e atrativas para os(as) alunos(as). Diante disso, tem-se como objetivo identificar carências e propor contribuições das Ciências das Religiões para a formação continuada dos(as) professores(as) de Ensino Religioso no Estado do Amapá, considerando a literatura bibliográfica e documental disponíveis em relação a esse Componente Curricular no ambiente escolar. Este trabalho apoia-se em autores, como: Junqueira, Tworuschka, Rossi, Contreras e outros. Como base metodológica, este estudo faz opção pela pesquisa bibliográfica e documental, as quais visam alcançar os objetivos propostos nesta dissertação de mestrado. Desta forma, como resultados, nesta pesquisa, ficou evidente que há uma carência de professores(as) com formação continuada adequada para o Componente Curricular Ensino Religioso, bem como que as Ciências das Religiões podem suprir essa deficiência no conhecimento em sala de aula, Sendo assim, faz-se uma proposta pedagógica como forma de atenuar as carências apontadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-07-27T13:01:08Z No. of bitstreams: 1 TCC - Ronivaldo Beckman da Silva.pdf: 14926318 bytes, checksum: 79149a9a5de73fecbe430ab08055e17d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-27T13:01:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Ronivaldo Beckman da Silva.pdf: 14926318 bytes, checksum: 79149a9a5de73fecbe430ab08055e17d (MD5) Previous issue date: 2023-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Apresentação. In: BACICH; Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prático. Porto Alegre: Penso, 2018. ALVES, Luiz Alves. História da Educação: A organização do trabalho didático na história da educação. In: BRITO, Silvia Helena Andrade de; CENTENO, Carla Villamania; LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (Orgs.). História da educação: a produção teórica sobre o trabalho didático. Campinas: Autores associados: HISTEDBR, 2010. ANDRADE, Julia Pinheiro; SARTORI, Juliana. O professor autor e experiências significativas na educação do século XXI: estratégias ativas baseadas na metodologia de contextualização da aprendizagem. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto alegre: Penso, 2018. ARAGÃO, Gilbraz de Souza. Identidade e alteridade na BNCC: importância para Ensino Religioso na perspectiva das Ciências da Religião. In: SILVEIRA, Emerson Sena da; JUNQUEIRA, Sérgio (Orgs.). Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020. BACICH, Lilian. Formação continuada de professores para o uso de metodologias ativa. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto alegre: Penso, 2018. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC/SEB 2017. [online]. CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula digital: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, online e híbrido. Porto alegre: Penso, 2021. CANDAU, Vera Maria. Didática revisitando uma trajetória. In: CANDAU, Vera Maria; CRUZ, Giseli Barreto da; FERNANDES, Claudia (Orgs.). Didática e fazeres-saberes pedagógicos: Diálogos, insurgências e política. Petrópolis, Vozes, 2020b. CARON, Lurdes; FILHO, Lourival José Martins Filho. Ensino Religioso: uma história em construção. In: SILVEIRA, Emerson Sena da; JUNQUEIRA, Sérgio (Orgs.). Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis,Vozes, 2020. CASTRO, Amélia Domingos de. A Trajetória Histórica da Didática. LATAPI, La Recherche Éducative en Amerique Latine, v.XX, nota: 03, p. 1-73, 1990. CORRÊA, Caroline Borges; SILVA, Denilson Borges. Aprendizagem Baseada em Euipes (TBL). In: LUCHESI, Bruna Moreti; LARA, Ellys Marina de Oliveira; Santos, Mariana Alvina dos. (Orgs). Guia Prático de Introdução às Metodologias Ativas de Aprendizagem. [recurso eletrônico], Campo Grande, UFMG, 2022. DAVILA, Cristina. Para onde vai a Didática? O enfretamento às abordagens teóricas e desafios políticos da tualidade. In: CANDAU, Vera Maria; CRUZ, Giseli Barreto da; FERNANDES, Claudia (Orgs.). Didática e fazeres-saberes pedagógicos: Diálogos, insurgências e política. Petrópolis, Vozes, 2020. DIAS, Sônia Maria; ROSSETO, Selma Correia. XV SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO (SEFOPER), XV, 2018, Vitória, Anais, Vitória: SEFOPER, 2018. DAMASCENO, Sidney A. da C.; DAMASCENO, Claudia Patrícia F. da C.; SILVA, Marinilson Barbosa da. As ciências das religiões e o exercício do movimento da transformação dos seus saberes para o ensino religioso. In: ALMEIDA, Flavio Aparecido de. Ciências das Religiões: uma análise transdisciplinar. Garujá: Científica Digita, 2020. FAÇANHA, Marta do Socorro Tourinho Braga. A Inserção do Ensino Religioso no Ensino Fundamental II de Escolas Públicas do Estado do Amapá a partir das Ciências das Religiões. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões). Faculdade Unida de Vitória, 2021. FAÇANHA, Marta B.; STEPHANINI, Valdir. Aspectos do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: os Fundamentos para Educação de Qualidade. Rev. Pistis Prax, Curitiba, v. 13, p. 477-496, 2021. FARIAS, Mayara Ferreira de; SONAGLIO, Kerlei Eniele. Perspectivas multi, pluri, inter e transdisciplinar no turismo. Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR, Alagoas, vol. 3, n.1, p. 71-85, 2013. FREMAN, Valeska. Interdisciplinaridade no Ensino Religioso. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério A.; BRANDENDURG, Laude E.; KELIN, Remi (Orgs.). Compêndio do Ensino Religioso. São Lepoldo, Sinodal: Petrópolis: Vozes, 2017. FREITAS, Eliane Maura Littig Milhomem de. Bem-me-quer, malmequer: um estudo sobre a presença do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular. São Paulo, 2018, Tese (Doutorado em Ciências das Religiões). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – São Paulo. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/Rio de janeiro: Paz e Terra, 2022. GOUVÊA, Aline Russomano de; DIAS, Álvaro Freitas Faustino; CABRELLI, Deniffer Wendel Monteiro. Apredizagem Baseada em Projetos (ABP). In: LUCHESI, Bruna Moreti; LARA, Ellys Marina de Oliveira; SANTOS, Marina Alvina dos (Orgs.). Guia Prático de Introdução às Metodologias Ativas de Aprendizagem. Santos: Campo Grande, Ed: UFMS, 2022. GOMES, José Ferreira. A Tecnologia na Sala de Aula. In: VIEIRA, Fátima; RESTIVO, Maria Tereza (Orgs.). Novas Tecnologias e Educação: Ensinar Aprender/Aprender a Ensinar. Editor: Biblioteca Digital da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2014. HONORATO, Elaine Costa. O Ensino Religioso e seus fundamentos pedagógicos. São Paulo, Editora Recriar, 2019. HOLANDA, Ângela Maria Ribeiro.. Ensino Religioso nas Legislações. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério A.; BRANDENDURG, Laude E.; KELIN, Remi (Orgs.). Compêndio do Ensino Religioso. São Lepoldo, Sinodal: Petrópolis: Vozes, 2017. JÚNIOR, Arnaldo Érico Huff; PORTELLA, Rodrigo. Ciência da Religião: Uma proposta para consenso mínimos. Numem, revista de estudos e pesquisa de religião, Juiz de fora, v. 15, nº 2, p. 433-456, 2012. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Ciência da Religião aplicada ao Ensino Religioso. In: PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank (Orgs.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, 2013, p. 603-614. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Formação do Professor de Ensino Religioso: Um processo em construção no contexto Brasileiro. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v.2, p. 62-84, 2010. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; SANTOS, Rodrigo Oliveira dos. Ciência da Religião Aplicada no Currículo do Ensino Religioso do Estado do Pará. Religare, João Pessoa, v. 15, n.1, p. 97-126, 2018. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; ITOZ, Sônia de. O Ensino Religioso segundo a BNCC. In: SILVEIRA, Emerson Sena da; JUNQUEIRA, Sérgio (Orgs.). Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis, Vozes, 2020. KLEIM, Remi; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Aspectos referentes a Formação de Professores de Ensino Religioso. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, n. 23, p. 221-243, 2008, p. 227. KENSKI, Vani Moreira. Repensando a Avaliação da Aprendizagem. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Coord.). Repensando a didática.Campinas-SP: Papirus, 2012. KLUCK, Claudia Regina. Metodologia e didática em face da BNCC. In: SILVEIRA, Emerson Sena da; JUNQUEIRA, Sérgio (Orgs.). O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis, Vozes, 2020. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013. MARIN, Alda Junqueira. Didática, formação e trabalho docente: Relações com o conhecimento. In: CANDAU, Vera; CRUZ, Giseli Barreto da; FERNANDES, Claudia. (Ogs). Didática e Fazeres-Saberes Pedagógicos: Diálogos, insurgências e políticas. Petropólis: Vozes, 2020. MARCELINO, Bernadete Alves de Medeiros. Uma necessidade a ser refletida: A Ciência da Religião na Formação de Professores da Educação Básica e o Cientista da Religião neste Cenário. In: STERN, Fábio L.; COSTA, Matheus Oliva da; ALVES, Sabrina; LEITE, Ana Luiza Prosperi (Orgs.). Anais de Ciência da Religião aplicada. São Paulo: PUC-SP, 2018. MARTINS, Nathália Ferreira de Sousa; RODRIGUES, Elisa. XV SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO. (SEFOPER), XV, 2018, Vitória, Anais, Vitória: SEFOPER, 2018. MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto alegre: Penso, 2018. NETO, Priscila Kelly da Silva; MACEDO, Claudinéia. Sala de Aula Invertida. In: LUCHESI, Bruna Moreti; LARA, Ellys Marina de Oliveira; SANTOS, Marina Alvina dos (Orgs.). Guia Prático de Introdução às Metodologias Ativas de Aprendizagem. Santos: Campo Grande, UFMS, 2022, p. 53-59. OLIVEIRA, Lilian Blanck de; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; ALVES, Luiz Alberto Sousa; KEIM, Ernesto Jacob. Ensino Religioso no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortes, 2007. OLIVEIRA, Jane Cristina Souza de. O Fenômeno Religioso na Transformação dos Saberes: A Prática Inclusiva da Formação de Professores(as) de Ensino Religioso de Macapá-AP. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões). Faculdade Unida de Vitória, 2019a. OLIVEIRA, Tânia Alice de. XV SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO (SEFOPER), XV, 2018, Vitória, Anais,Vitória: SEFOPER, 2019b. OLIVEIRA, Joselina Souza. Quilombo do Criaú: uma reflexão sobre o Ensino Religioso a partir das turmas de 7º ano do Ensino Fundamental II - Macapá-AP. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões). Faculdade Unida de Vitória, 2019c. OLIVEIRA, Jane Cristina; OLIVEIRA, Joselina Souza de; SOUSA, Vânia Célia Ventura; DAMASCENO, Maria Raimunda Valente de Oliveira. O Ensino Religioso nas escolas públicas do estado do Amapá: orientações curriculares e expectativas de aprendizagem. Revistas Arquivos Científicos, Macapá, v.2, n.1, p. 33-42, 2019. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PIEPER, Frederico. Ciênica(s) da(s) Religião(ões). In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério A.; BRANDENDURG, Laude E.; KELIN, Remi (Orgs.). Compêndio do Ensino Religioso. São Lepoldo, Sinodal: Petrópolis: Vozes, 2017, p. 131-139. PIMENTA, Selma Garrido. As ondas críticas da didática em movimento: Resistência ao tecnicismo/neotecnicismo neoliberal. In: SILVA, Marco; NASCIMENTO, Cláudio Orlando Costa do; ZEN, Giovana Cristina. Didática: Abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2019. PINHEIRO, Bruno, CORREIA, Luiz Grosso. E – Learning: Introdução Histórica a uma tecnologia sempre renovada em contexto educativo. In: VIEIRA, Fátima; RESTIVO, Maria Tereza (Orgs.). Novas Tecnologias e Educação: Ensinar Aprender/Aprender a Ensinar. Editor: Biblioteca Digital da faculdade de Letras da Universidade do Porto, Edição, 2014. POZZER, Adecir; PALHETA, Francisco Sales Bastos. XV SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO. (SEFOPER), XV, 2018, Vitória, Anais, Vitória: SEFOPER, 2018. REIS, Marcos Vinicius de Freiras; VULCÃO, Maria de Lourdes Sanches. Referencial Curricular Amapanese: Ensino Fundamental/Ensino Religioso. Macapá: Governo do Estado do Amapá, 2021. Disponível em: https: www.sead.ap.gov.br. Acesso em: 22 mai. 2022. REIS, Marcos Vinicius de Freitas; ANJOS, Kátia Maria Barbosa dos. Ensino Religioso do Amapá: Um olhar sobre uma Escola Pública Estadual. Revista Askésis, Florianopólis, v,6, n.1, p. 19-29, 2017. ROCHA, Marcos Porto Freitas da; ROCHA, José Geraldo da. XV SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO. (SEFOPER), XV, 2018, Vitória, Anais, Vitória: SEFOPER, 2018. ROCHA, Abdruschin Schaeffer; RIBEIRO, Osvaldo Luiz. Ciência(s) da Religião Aplicada(s): Uma contribuição do Mestrado Profissional de Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória. REVER, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 193-312, 2019. RODRIGUES, Elisa. Ciência da Religião e Ensino Religioso: Efeitos de definições e indefinições na construção dos campos. Revista Rever, ano 15, nº 2, p. 55-66, 2015. ROSSI, Denílson Aparecido; CONTRERAS, Humberto Silvano. As ciências da religião e o Ensino religioso: aproximações. Curitiba, InterSaberes, 2021. SALLEB, Gleidson; VULCÃO, Maria de Lourdes Sanches. Currículo Prioritário Amapaense de Ensino Fundamental: Habilidades do Componente Curricular Ensino Religioso. Macapá: Governo do Estado do Amapá, 2020 . Disponível em: https://www. nte-ap.gov.br. Acesso em 10 de junho de 2022. SANTOS, Rodrigo Oliveira dos. Ciência da Religião aplicada à Educação: Ensino Religioso e Educação Social. In: STERN, Fábio L.; COSTA, Matheus Oliva da; ALVES, Sabrina; LEITE, Ana Luiza Prosperi (Orgs.). Anais de Ciência da Religião aplicada. São Paulo, Puc-SP, 2018b.. SANTOS, Rodrigo de Oliveira dos. Ciência da Religião aplicada ao Ensino Religioso.. In: STERN, Fábio L.; COSTA, Matheus Oliva da. Ciência da Religião Aplicada: Ensaios pela autonomia e aplicação profissional (Orgs). Porto Alegre, Editora Fi, 2018c. SANTOS, Rodrigo Oliveira dos. Ciência da Religião e transposição didática: Compreensão e impacto no ensino Religioso. Plura, São Paulo, vol. 9, nº1, p. 30-55, 2018. SAVIANI, Dermeval. As Concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Histedbr, Campinas, p.1-38, 2005. SILVA, Odair Vieira da. A idade moderna e a ruptura cultural como tradição medieval: reflexões sobre o renascimento e a reforma religiosa. Revista Científica Eletrônica da Pedagogia, Garça, Ano XVI , p. 1-7, 2017. SILVA, Rubens Dornelas da. XV SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO (SEFOPER), XV, 2018, Vitória, Anais, Vitória: SEFOPER, 2018. SOARES, Afonso Maria Ligorio. Ciência da Religião, Ensino Religioso e Formação de Docente. Rever, São Paulo, v. III, nº 3, p. 1-18, 2009. SOUZA, Josiel Pereira. Ensino Religioso: Superando a catequese a partir das Ciências das Religiões. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões). Faculdade Unida de Vitória, 2015. TWORUSCHKA, Udo. Ciência prática da religião: considerações teóricas e metodológicas. In: PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank (orgs.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, 2013, p. 577-588. USARSKI, Frank. História da Ciência da Religião. In: PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank (Orgs.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, 2013, p. 51-62. VANSELHA, Cátia Texeira da Rocha; PIMENTEL, Faustiane Marques. Estações de Aprendizagem. In: LUCHESI, Bruna Moreti; LARA, Ellys Marina de Oliveira; SANTOS, Marina Alvina dos (Orgs.). Guia Prático de Introdução às Metodologias Ativas de Aprendizagem. Santos: Campo Grande, Ed: UFMS, 2022, p. 46-51. VERDE, Eudóxio Soares Lima. Didática e seu objeto de estudo. Teresina: EDUFPI, 2019. VIEIRA, Fátima; RESTIVO, Maria Tereza (Orgs.). Novas Tecnologias e Educação: Ensinar Aprender/Aprender a Ensinar. Editor: Biblioteca Digital da faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2014.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências das Religiõespt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleAs Ciências das Religiões e suas contribuições para uma proposta de formação continuada dos(as) professores(as) de Ensino Religioso nas escolas estaduais de Macapá-APpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ronivaldo Beckman da Silva.pdfTCC - Ronivaldo Beckman da Silva14,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.