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dc.contributor.advisor1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee3Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de-
dc.creatorLANI, GILNEDES ALVES DA SILVA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9230227410809357pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T17:26:45Z-
dc.date.available2023-03-03-
dc.date.available2023-07-26T17:26:45Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/589-
dc.description.abstractThe objective of this study is to investigate, in the light of bibliographic reviews and official documents, how the curricular component Religious Education is being presented for the Initial Years of Elementary Education in the municipal network of Colatina in the State of Espírito Santo, according to the Maps of FOCO, systematized based on the BNCC. The work is developed in three moments, each with different objectives, but which converge to assertions of investigation and appreciation of Religious Education as a non-denominational inter-religious discipline. In the first part, we discuss the historical context: municipal guidelines and interpretation of cultures. In the following moment, we seek to discuss methodological approaches and content organization for religious teaching in the school curriculum in the Early Years. In the third and last part, as it is the main chapter, we sought to identify the developments of Religious Education in the context of Basic Education. The study is characterized by a review of the literature, through which we sought to investigate, in the databases of Google Scholar and Scielo, articles and works already carried out, whose subjects were related to the theme of the work, in addition to the documentary research, provided by SEMED. However, in this study, it was found that the FOCUS Maps, in the way they are organized, do not emphasize the deepening of specific knowledge in the area of the curricular component of Religious Education. In addition, an attempt can be seen to instigate teaching practice to respond to the challenge of fully establishing the Religious Education curriculum in schools, with Religious Sciences as a reference area. Finally, the training of these teachers is still a major challenge for the practice of the Religious Education curriculum to be implemented and developed in the school environment.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é investigar, à luz das revisões bibliográficas e dos documentos oficiais, como o componente curricular Ensino Religioso está sendo apresentado para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Colatina do Estado do Espírito Santo, de acordo com os Mapas de FOCO, sistematizados com base na BNCC. O trabalho se desenvolve em três momentos, cada qual com objetivos distintos, mas que convergem para assertivas de investigação e valorização do Ensino Religioso como disciplina inter-religiosa não confessional. Na primeira parte, discutimos o contexto histórico: diretrizes do município e interpretação das culturas. No momento seguinte, buscamos discutir as abordagens metodológicas e organização de conteúdo para o ensino religioso no currículo escolar nos Anos Iniciais. Na terceira e última parte, por se tratar do capítulo principal, buscou-se identificar os desdobramentos do Ensino Religioso no contexto da Educação Básica. O estudo se caracteriza por uma revisão da literatura, através da qual se buscou investigar, nas bases de dados do Google Acadêmico e da Scielo, artigos e trabalhos já realizados, cujos assuntos tinham relação com o tema do trabalho, além da pesquisa documental, fornecida pela SEMED. Porém, nesse estudo, constatou-se que os Mapas de FOCO, da forma como estão organizados, pouco enfatizam o aprofundamento do saber específico da área do componente curricular Ensino Religioso. Além disso, percebe-se uma tentativa de instigar a prática docente para responder ao desafio de instituir o currículo do Ensino Religioso nas escolas de forma plena, tendo as Ciências da Religiões como área de referência. Por fim, a formação desses professores ainda é um grande desafio para que a prática do currículo do Ensino Religioso seja implantada e desenvolvida no âmbito escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-07-26T17:26:45Z No. of bitstreams: 1 TCC - Gilnedes Alves da Silva Lani.pdf: 17353739 bytes, checksum: 61a6d9918b6da6d79e3156a8fe042651 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T17:26:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Gilnedes Alves da Silva Lani.pdf: 17353739 bytes, checksum: 61a6d9918b6da6d79e3156a8fe042651 (MD5) Previous issue date: 2023-03-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectPráxis docentept_BR
dc.subjectCiências das Religiõespt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO currículo e o Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental: práxis docente para o município de Colatina/ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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