Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee3Ahlert, Alvori-
dc.creatorSILVA, JOANA D'ARC ARAÚJO-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8466145827373642pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T17:19:54Z-
dc.date.available2022-06-09-
dc.date.available2023-07-26T17:19:54Z-
dc.date.issued2022-06-09-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/588-
dc.description.abstractBased on the National Common Curriculum Base (BNCC), the Religious Education curricular component is organized as an area of knowledge that has objectives, competences and skills that need to be implemented during the students development process. In this context, the present study presents as a research problem: What theme should be addressed in the construction of a school curriculum that works with the religious phenomenon in an intercultural spectrum, respecting religious diversity in the shaping of teachers of the Religious Teaching curricular component? To try to solve this problem, the study aimed to identify the factors that contribute to the formation of quality Religious Education school curricula, systematizing and discussing the principles of a more efficient approach to the subject in classrooms, through the shaping of teaching professionals. This study was carried out through an integrative review, following the five steps described by Bellucci Júnior and Matsuda for this type of review: identification of the theme through the guiding question of the review; literature search; categorization of studies; evaluation of studies; interpretation of results and synthesis of knowledge. As a database, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Scholar and textbooks were used. Curricular contents were suggested to be used in classes of students from the 6th to the 9th of Elementary School, having as a reference the criteria for organizing the skills of the Curriculum Religious Education component of the National Common Curricular Base (BNCC), which include the educational and scientific approach of religious knowledge from an ethical and scientific point of view, without the privilege of any belief. It was concluded with the study that it is necessary that all efforts are made so that more people access and understand the contents covered in the RE curricular component, as well as the importance of working the thematic units and the objects of knowledge suggested by the BNCC.pt_BR
dc.description.resumoA partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o componente curricular Ensino Religioso está organizado como uma área do conhecimento que possui objetivos, competências e habilidades que precisam ser concretizadas durante o processo formativo dos alunos. Neste contexto, o presente estudo apresenta como problema de pesquisa: Quais temas devem ser abordados na construção de um currículo escolar que trabalhe o fenômeno religioso num espectro intercultural, respeitando a diversidade religiosa na formação de professores/as do componente curricular Ensino Religioso? Para tentar solucionar esta problemática, o estudo teve como objetivo identificar os fatores que contribuem para a formação de currículos escolares de Ensino Religioso de qualidade, sistematizando e discutindo os princípios-chave de uma abordagem mais eficiente da matéria em salas de aula, por meio da capacitação dos profissionais do magistério. Este estudo foi realizado através de uma revisão integrativa, seguindo as cinco etapas descritas por Bellucci Júnior e Matsuda para este tipo de revisão: identificação do tema através da pergunta norteadora da revisão; busca na literatura; categorização dos estudos; avaliação dos estudos; interpretação dos resultados e síntese do conhecimento. Como base de dados foram utilizados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Acadêmico e livros didáticos. Foram sugeridos conteúdos curriculares para serem utilizados em turmas de alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental, tendo como referência os critérios de organização das habilidades do componente Curricular Ensino Religioso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incluem a abordagem educacional e científica de conhecimentos religiosos a partir de uma ótica ética e científica, sem privilégio de nenhuma crença. Concluiu-se com o estudo, que são necessários que todos os esforços sejam empreendidos para que mais pessoas acessem e compreendam os conteúdos abordados no componente curricular ER, bem como a importância de se trabalhar as unidades temáticas e os objetos de conhecimentos sugeridos pela BNCC.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-07-26T17:19:54Z No. of bitstreams: 1 TCC - Joana D'Arc Araújo Silva.pdf: 21546136 bytes, checksum: c0a413404770136636d30f0fb0c4b332 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T17:19:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Joana D'Arc Araújo Silva.pdf: 21546136 bytes, checksum: c0a413404770136636d30f0fb0c4b332 (MD5) Previous issue date: 2022-06-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALBERTS, Wanda. Didática do Estudo das Religiões. Revista Numen, Juiz de Fora, v. 55, n. 2, p. 300-334, 2008. ANTUNES, Luiza. 7 cidades sagradas para as maiores religiões do mundo. [Site institucional]. 21 dez. 2016. [online]. [n.p.]. Disponível em: https://super.abril.com.br/coluna/superlistas/7-cidades-sagradas-para-as-maiores-religioes-do-mundo/. Acesso em 13 set. 2021. ANTUNES, Marina Ferreira de Souza. O Currículo como materialização do estado de gestão: BNCC em questão. Movimento-Rev Educ. v. 6, n. 10, pp. 1-19. 2019. BAUTISTA, Jesús Silva; ESCOBAR, Venazir Herrera; MIRANDA, Rodolfo Corona. Crenças científicas e religiosas sobre a Origem da Vida e Vida após a Morte: validação de uma escala. Univ J Educ Res, v. 5, n. 6, pp. 995-1007, 2017. BELLUCCI JUNIOR, José A.; MATSUDA, Laura M. O enfermeiro no gerenciamento à qualidade em serviço hospitalar de emergência: revisão integrativa da literatura. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 32, n. 4, p. 797-806, 2011. BERNARDI, Clacir J.; CASTILHO, Maria A. A religiosidade como elemento do desenvolvimento humano. Revista Interações, Campo Grande, v. 17, n. 4, p. 745-756, 2016. BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. BOFF, Leonardo. Espiritualidade: um caminho de transformação. Rio de Janeiro: Sextante, 2006. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao.htm. Acesso em: 13 set. 2021. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 dez. 2021. CARLOS, Juliana G.; DAMASCENO, Márcia C. A. Ensino Religioso: leis e lacunas no sistema educacional brasileiro. Revista Unitas, Vitória, v. 5, n. 2, p. 431-451, 2017. CARON, Lurdes. Políticas e práticas curriculares: formação de professores de ensino religioso. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. CARVALHO, Marcos C.; SÍVORI, Horácio F. Ensino Religioso, gênero e sexualidade na política educacional brasileira. Revista Cadernos Pagu, Campinas, n. 50, p. 1-35, 2017. COSTA LINS, Maria Judith Sucupira da. Ensino Religioso no desenvolvimento integral da pessoa. Rev Contemp Educ, v. 1, n. 2, p. 209-221. 2006., p. 220. COSTA, Antônio M. F. Um breve histórico do Ensino Religioso na educação brasileira. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (SOTER), XXII, 2009, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: SOTER, 2009. [n.p.]. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F% 2Fcchla.ufrn.br%2Fhumanidades2009%2FAnais%2FGT07%2F7.4.pdf&clen=68329&chunk=true. Acesso em: 13 set. 2021. COUTINHO, José Maria M. C. P. Modernidade, religiosidade e universidade. Tese (Doutorado em Sociologia) – Departamento de Sociologia, Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2011. CURY, Carlos R. J. Ensino Religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 27, p. 183-213, 2004. DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Paulinas, 1989. ENRICONI, Louise. Migrações religiosas no mundo. In: POLITIZE [Site institucional]. 20 jul. 2017. [n.p.]. Disponível em: https://www.politize.com.br/migracoes-religiosas-no-mundo/. Acesso em: 13 set. 2021. EVANS, Matthew T. O sagrado: diferenciando, esclarecendo e ampliando conceitos. Revista Religião e Pesquisa, [s.l.], v. 45, n. 1, p. 32-47, 2003. FABRI, Marina. Varanasi, a cidade mais sagrada da Índia, e tudo que ela me ensinou. [Site institucional]. 08 jun, 2020. [n.p.]. Disponível em: https://www.viajao.com.br/varanasi-a-cidade-mais-sagrada-da-india/. Acesso em 13 set. 2021. FLEURI, Reinaldo M. Diversidade religiosa e direitos humanos: conhecer, respeitar e conviver. Blumenau: Edifurb, 2013. FONAPER – Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Dossiê: formação do professor de Ensino Religioso. Curitiba: Mimeo, 2004. FONAPER - Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. 9. ed. São Paulo: Mundo Mirim, 2009, p. 46-47. FONSECA, Alexandre B. Intolerância Religiosa no Brasil: uma análise da realidade social. In: SOUZA, A. R. (eds). Perspectivas latino-americanas sobre Direito e Religião: lei e religião em um contexto global. [s.l.]: Springer, 2020. p. 95-115. FREIRE, Wescley F. A. Religião, esfera pública e pós-secularismo: o debate Rawls-Habermas acerca do papel da religião na democracia liberal. Revista Saberes, Ji-Paraná, v. 1, n. 10, p. 104-134, 2014. FREITAS, L. C. Não há base para discutir a Base. 2015. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/. Acesso em 27 de out. 2021. GALEN, Luke W.; KLOET, James D. Bem-estar mental no religioso e no não religioso: evidências para uma relação curvilínea. Revista Saúde Mental, Religião e Cultura, [s.l.], v. 14, n. 7, p. 673-689, 2011. GASPARETTO JÚNIOR, Antônio. Basílica de São Pedro. [Site institucional]. 2021. [n.p.]. Disponível em: https://www.infoescola.com/cristianismo/basilica-de-sao-pedro/. Acesso em 13 setembro 2021. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. GERONE, Lucas Guilherme Teztlaff de. BATAGLIA, Patricia Unger Raphael. Espiritualidade e moralidade na prática dos professores. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05. ed. 09, v. 1. pp. 108-120. Setembro de 2020. GOMES, Eunice Simões Lins; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (orgs.). Ensino Religioso: educação e cultura. João Pessoa: Editora UFPB, 2016. 315P. : il, p. 128. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Materiais Didáticos para o componente curricular Ensino Religioso visando a implementação do artigo 33 da Lei 9394/96 revisto na lei 9475/97. Brasília: CNE, 2016. KACHAN, Felipe; CARVALHO, Talita; FIGUEIREDO, Danniel. Liberdade Religiosa: o que diz a Constituição? In: POLITIZE [Site institucional]. 18 jun. 2019. [n.p.]. Disponível em: https://www.politize.com.br/artigo-5/liberdade-religiosa/. Acesso em: 13 set. 2021. KRAUSE, Neal. Dúvida religiosa, ajudar os outros e bem-estar psicológico. Journal Relig. Health, [s.l.], n. 54, p. 745-758, 2015. LARA, Tiago A. Caminhos da razão no Ocidente: a filosofia do Renascimento aos nossos dias. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1988. LEITE, Fábio C. O laicismo e outros exageros sobre a Primeira República no Brasil. Revista Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 31, n. 1, p. 32-60, 2011. LITTLE, Willian. Introdução à sociologia. 2. ed. Houston: Open Stax College, 2012. MACAELE, Carlo. O desafio do pluralismo religioso na escola. [s.l.]: [s.n.], 2020. MARQUES, Vera Lúcia Maia. Sobre práticas religiosas e culturais islâmicas no Brasil e em Portugal: notas e observações de viagem. Tese [Doutorado em Sociologia]. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Belo Horizonte, 2009. MARTINS, Nathália Ferreira de Sousa; RODRIGUES, Elisa. Aspectos teóricos e didáticos da formação do professor de ensino religioso:: Perspectivas à luz da Ciência(s) da(s) Religião(ões) e da Base Nacional Comum Curricular. Revista Caminhando, São Paulo -SP, ano 2018, v. 23, n. 2, 2018. MENDONÇA, M. L. V. P. A História das religiões de Mircea Eliade: estatuto epistemológico, metodologia e categorias fundamentais. Tese [Doutorado em Ciência da Religião] Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG. 2015. 573 fls. MIEDEMA, Siebren. “Going out religiously!” Religion, public sphere and formation of religious identity. Journal Official Religion Education Association, [s.l.], v. 109, n. 4, p. 362-377, 2014b. MIEDEMA, Siebren. From religious Education to worldview Education and beyond: the strength of a transformative pedagogical paradigm. Journal for the Study of Religion, [s.l.], v. 27, n. 1, p. 82-103, 2014a. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 01 abr. 2022. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 2, de 07 de abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/resolucao_ceb_0298.pdf. Acesso em: 01 abr. 2022. MOTA, Clarice S.; TRAD, Leny A. B.; VILLAS BOAS, Maria J. V. O papel da experiência religiosa no enfrentamento de aflições e problemas de saúde. Revista Interface, São Paulo, v. 16, n. 42, p. 665-675, 2012. OLIVEIRA, Fábio D. O ensino religioso no Brasil após o advento da Constituição Federal de 1988. In: JUS.COM.BR [Site institucional]. 01 jun. 2012. [n.p.]. Disponível em: https://jus. com.br/artigos/22135/o-ensino-religioso-no-brasil-apos-o-advento-da-constituicao-federal-de-1988. Acesso em: 13 set. 2021. ORAÇÃO E FÉ. Bíblia online. [Site institucional]. 01 jun. 2012. [n.p.]. Disponível em: https://www.oracaoefe.com.br/biblia-online/. Acesso em 03 mar. 2022. PADEN, Roger. A justificativa redutiva do utilitarismo de preferência de Hare. The Southern Journal of Philosophy, [s.l.], v. 34, n. 3, p. 361-378, 1996. PEREIRA, Júnia S.; MIRANDA, Sonia R. Laicização e intolerância religiosa: desafios para a história ensinada. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 99-120, 2017. PIERUCCI, Antônio F.; PRANDI, Reginaldo. Diversidade religiosa no Brasil: números e perspectivas em uma avaliação sociológica. Revista Sociologia Inter, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 629-639, 2000. PROTHERO, Stephen. As grandes religiões do mundo. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2010. QUEIROZ, Carlos. Vida após a morte: um estudo a partir da mensagem paulina em 1 Coríntios 15. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014. QUEIROZ, Christina. O crescimento da fé evangélica. In: NEXO [Site institucional]. 09 dez. 2019. [n.p.]. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/externo/2019/12/09/O-crescim ento-da-f%C3%A9-evang%C3%A9lica. Acesso em: 13 set. 2021. RANQUETAT JÚNIOR, César A. Laicidade à brasileira: um estudo sobre a controvérsia em torno da presença de símbolos religiosos em espaços públicos. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. RIBEIRO, Wesley S. Intolerância religiosa e violência, frente às práticas religiosas no Brasil, no Século XXI. Dissertação (Mestrado em Ciências de Religião) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2017. SALA, Fernanda. Ensino Religioso e escola pública: uma relação delicada. In: NOVA ESCOLA [Site institucional]. 01 mai. 2013. [n.p.]. Disponível em: https://novaescola.org.br/ conteudo/74/ensino-religioso-e-escola-publica-uma-relacao-delicada. Acesso em: 13 set. 2021. SANCHIS, Pierre. A religião dos brasileiros. Teor Soc, vol. 3, n. se, p, 1-29. 2007. SANTANA, Ana Lúcia. Muro das lamentações. [Site institucional]. 2021 [n.p.]. Disponível em: https://www.infoescola.com/religiao/muro-das-lamentacoes/. Acesso em 13 Set. 2021. SANTOS, Taciana Brasil dos. O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: algumas considerações. Educ Rev, n. 37, e20016. 2021. SCHMIDT, Bettina E.; ENGLER, Steven. Manual de religiões contemporâneas no Brasil. Boston: Brill, 2016. SEED/PR. Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa. Curitiba: SEED, 2013. SEED/PR. Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Superintendência de Educação. Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa. Curitiba: SEED/PR., p. 140. 2015. – 309 p.; ilus. SERAFIM, Maurício Custódio. Sobre esta igreja, edificarei minha empresa: organizações religiosas e empreendorismo. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 257 fls., p. 44. 2008. SILVA, Eliana M. Religião, diversidade e valores culturais: conceitos teóricos e a educação para a cidadania. Revista Rever, São Paulo, n. 2, p. 1-14, 2004. SILVA, Joana d’Arc Araújo. Abordagem social do ensino religioso como ressignificação de valores e atitudes em tempos modernos. Trilhas Pedagógicas, Pirassununga, v. 11, n. 4, p. 82-98. 2021, p. 84 SILVA, Ronaldo T. O Sagrado no romance “O jogador” de Fiódor Dostoiévski: um roteiro para a leitura. Dissertação (Mestrado em Literatura) – Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2016. SILVA, Vanessa S. Base Nacional Comum Curricular: uma análise crítica do texto da política. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. SIQUEIRA, Giseli P. O Ensino Religioso nas escolas públicas do Brasil: implicações epistemológicas em um discurso conflitivo, entre a laicidade e a confessionalidade num estado republicano. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012. SKEIE, Geir. Imparcial teachers in religious Education: a perspective from a Norwegian context. Journal British Religion Education, [s.l.], v. 39, n. 1, p. 25-39, 2016. SOUZA, Christiane P.; SOUZA, Airle M. Rituais fúnebres no processo do luto: significados e funções. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 35, p. 1-7, 2019. TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata. Religiões em movimento: o Censo de 2010. Petrópolis: Vozes, 2013. ULRICH, Cladete Beise; GONÇALVES, José Mario. O estranho caso do Ensino Religioso: contradições legais e questões epistemológicas. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 14-27. 2018, p. 20. ULRICH, Claudete Beise; REIMER, Ivoni Richter; BARRETO JR. Raimundo César et al. Ensino Religioso: um componente curricular em construção. Caminhos, Especial, v. 18, p. 3-9, p. 5. 2020. WEISS, Raquel A. Efervescência, dinamogenia e a ontogênese social do sagrado. Revista Mana, Alto Rio Negro, v. 19, n. 1, p. 157-179, 2013.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiõespt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCiências das Religiõespt_BR
dc.subjectEducação interculturalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleEnsino Religioso na base Nacional Comum Curricular: conteúdos interculturais e interdisciplinarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Joana D'Arc Araújo Silva.pdfTCC - Joana D'Arc Araújo Silva21,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.