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Tipo: Dissertação
Título: Ensino Religioso na base Nacional Comum Curricular: conteúdos interculturais e interdisciplinares
Autor(es): SILVA, JOANA D'ARC ARAÚJO
Primeiro Orientador: Ulrich, Claudete Beise
Primeiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Segundo membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Terceiro membro da banca: Ahlert, Alvori
Resumo: A partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o componente curricular Ensino Religioso está organizado como uma área do conhecimento que possui objetivos, competências e habilidades que precisam ser concretizadas durante o processo formativo dos alunos. Neste contexto, o presente estudo apresenta como problema de pesquisa: Quais temas devem ser abordados na construção de um currículo escolar que trabalhe o fenômeno religioso num espectro intercultural, respeitando a diversidade religiosa na formação de professores/as do componente curricular Ensino Religioso? Para tentar solucionar esta problemática, o estudo teve como objetivo identificar os fatores que contribuem para a formação de currículos escolares de Ensino Religioso de qualidade, sistematizando e discutindo os princípios-chave de uma abordagem mais eficiente da matéria em salas de aula, por meio da capacitação dos profissionais do magistério. Este estudo foi realizado através de uma revisão integrativa, seguindo as cinco etapas descritas por Bellucci Júnior e Matsuda para este tipo de revisão: identificação do tema através da pergunta norteadora da revisão; busca na literatura; categorização dos estudos; avaliação dos estudos; interpretação dos resultados e síntese do conhecimento. Como base de dados foram utilizados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Acadêmico e livros didáticos. Foram sugeridos conteúdos curriculares para serem utilizados em turmas de alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental, tendo como referência os critérios de organização das habilidades do componente Curricular Ensino Religioso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incluem a abordagem educacional e científica de conhecimentos religiosos a partir de uma ótica ética e científica, sem privilégio de nenhuma crença. Concluiu-se com o estudo, que são necessários que todos os esforços sejam empreendidos para que mais pessoas acessem e compreendam os conteúdos abordados no componente curricular ER, bem como a importância de se trabalhar as unidades temáticas e os objetos de conhecimentos sugeridos pela BNCC.
Resumo Alternativo: Based on the National Common Curriculum Base (BNCC), the Religious Education curricular component is organized as an area of knowledge that has objectives, competences and skills that need to be implemented during the students development process. In this context, the present study presents as a research problem: What theme should be addressed in the construction of a school curriculum that works with the religious phenomenon in an intercultural spectrum, respecting religious diversity in the shaping of teachers of the Religious Teaching curricular component? To try to solve this problem, the study aimed to identify the factors that contribute to the formation of quality Religious Education school curricula, systematizing and discussing the principles of a more efficient approach to the subject in classrooms, through the shaping of teaching professionals. This study was carried out through an integrative review, following the five steps described by Bellucci Júnior and Matsuda for this type of review: identification of the theme through the guiding question of the review; literature search; categorization of studies; evaluation of studies; interpretation of results and synthesis of knowledge. As a database, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Scholar and textbooks were used. Curricular contents were suggested to be used in classes of students from the 6th to the 9th of Elementary School, having as a reference the criteria for organizing the skills of the Curriculum Religious Education component of the National Common Curricular Base (BNCC), which include the educational and scientific approach of religious knowledge from an ethical and scientific point of view, without the privilege of any belief. It was concluded with the study that it is necessary that all efforts are made so that more people access and understand the contents covered in the RE curricular component, as well as the importance of working the thematic units and the objects of knowledge suggested by the BNCC.
Palavras-chave: Religiões
Ensino Religioso
Escola
Ciências das Religiões
Educação intercultural
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/588
Data do documento: 9-Jun-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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