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dc.contributor.advisor1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee2Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee3Manske, Cione Marta Raasch-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4458349006529735pt_BR
dc.creatorPassos, Tatiana Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7284160457947514pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T13:49:58Z-
dc.date.available2023-03-02-
dc.date.available2023-07-26T13:49:58Z-
dc.date.issued2023-03-02-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/586-
dc.description.abstractThe delimited objectives were answered and the hypothesis that Religious Education can serve as an instrument of awareness of the school community, in order to minimize the attitudes of interference of religions in daily life, was confirmed. Through bibliographical research, theoretically based, it was possible to conclude that the curricular component of Religious Education covers the pedagogical needs, so that the classes are participatory and dialogued, with experiences and freedom of expression, in addition to observing that it presents in the Units Religious and cultural themes, an opportunity for pedagogical intervention that includes the implementation of Law 11,645/2008 as a daily practice. The issues involving cases of religious intolerance in the school routine were related to the lack of respect for the other's religion to the detriment of defending their own choice, which, in the view of the teachers, is on the level that it is something that students in fact need to learn, reflect and recognize, but they do not associate them with the pedagogical practices of their curricular component. Little attention is paid to the importance of implementing the Law, which could be proposed based on the development of interdisciplinary pedagogical projects of great social and cultural value in the (re)construction of anti-racist, discriminatory or religious intolerance practices. And, as a result of this study, the educational product consists of a booklet, whose objective is to serve as a source of information, since the theme requires specific information and that does not reinforce the practices of racism masked in phrases, jokes, comparisons and treatment for with black men and women, and with those of different religions. Religious Education favors citizenship and the (re)knowledge of its importance in (and for) education and society, considering that the process of formation and information begins at school, where interactions and reflections can result in a inclusive and dignified context.pt_BR
dc.description.resumoO estudo analisou de que forma o componente Ensino Religioso pode contribuir como ferramenta para o combate a intolerância religiosa a partir da implementação da Lei 11.645/2008, e optou-se por uma pesquisa num contexto escolar com turmas dos anos finais do Ensino fundamental, bem como os seus professores de Ensino Religioso. Os objetivos delimitados foram respondidos e a hipótese de que o Ensino Religioso pode servir como instrumento de conscientização da comunidade escolar, de modo a minimizar as posturas de interferência das religiões no cotidiano, foi confirmada. Por meio da pesquisa bibliográfica, embasada teoricamente, foi possível concluir que o componente curricular do Ensino Religioso abarca as necessidades pedagógicas, a fim de que as aulas sejam participativas e dialogadas, com vivências e liberdade de expressão, além, de observar que apresenta nas Unidades Temáticas a questão religiosa e cultural, oportunidade para intervenção pedagógica que dê conta de incluir a implementação da Lei 11.645/2008 como prática cotidiana. As questões que envolveram casos de intolerância religiosa no cotidiano escolar estiveram relacionadas à falta de respeito a religião do outro em detrimento a defesa da sua própria escolha, o que, na visão dos professores encontra-se no patamar de que é algo que os/as estudantes de fato precisam aprender, refletir e reconhecer, mas, não as associam às práticas pedagógicas do seu componente curricular. Observa-se pouca atenção quanto a importância da implementação da Lei, que poderia ser proposto a partir do desenvolvimento de projetos pedagógicos interdisciplinares de grande valor social e cultural na (re) construção de práticas antirracistas, discriminatórias ou de intolerância religiosa. E, como resultado desse estudo o produto educativo consiste num livreto, cujo objetivo é o de servir como fonte de informação, uma vez que a temática exige informações específicas e que não reforcem as práticas de racismo mascaradas nas frases, piadas, comparações e tratamento para com os pretos e pretas e, para com os das diversas religiões. O Ensino Religioso favorece a cidadania e o (re) conhecimento da sua importância na (e para a) a educação e sociedade, ao considerar que na escola inicia-se o processo de formação e de informação, onde as interações e reflexões possam resultar num contexto inclusivo e de dignidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-07-26T13:49:58Z No. of bitstreams: 1 TCC - Tatiana Martins Passos.pdf: 19387563 bytes, checksum: 3af2ea8ac2c52146458130cab7d8b9cf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T13:49:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Tatiana Martins Passos.pdf: 19387563 bytes, checksum: 3af2ea8ac2c52146458130cab7d8b9cf (MD5) Previous issue date: 2023-03-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectIntolerância religiosapt_BR
dc.subjectLei 11.645/2008pt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Anos Finaispt_BR
dc.subjectProduto educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO componente curricular Ensino Religioso como ferramenta contra a intolerância religiosa a partir da implementação da Lei n. 11.645/2008pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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