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dc.contributor.advisor1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3La Paz, Nivia Ivette Núñez de-
dc.creatorRocha, Tânia Mara Hachbart da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4040483630545312pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T13:44:57Z-
dc.date.available2023-02-13-
dc.date.available2023-07-26T13:44:57Z-
dc.date.issued2023-02-13-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/585-
dc.description.abstractThe Festa da Penha and the Sciences of Religions: a case study at (UMEI) Pedro Pandolfi, Vila Velha-ES is the research theme that we propose in this study, with the aim of understanding what children know about religious phenomena intrinsic to this religious event. The methodological approach consists of a documentary study followed by a case study in which children will have the opportunity to express their experiences through drawings and their reports. Since it is common, when returning to school, in the weeks after the Festa da Penha, for children to be in the expectation of reporting their experiences with that festival and, most of the time, the teachers are unable to hear the that they have to say about what they experienced, whether out of fear or religious prejudice, and end up denying the child's right of subjectivity to learn about religious freedom. Thus, it is important to clarify that the approach to religion with children will be from the perspective of Sciences of Religions, and that this research presents a project on children's literature and Festa da Penha.pt_BR
dc.description.resumoA Festa da Penha e as Ciências das Religiões: estudo de caso na (UMEI) Pedro Pandolfi, Vila Velha-ES é o tema de pesquisa que propomos neste estudo, com o objetivo de compreender o que as crianças conhecem sobre os fenômenos religiosos intrínsecos a esse evento religioso. A abordagem metodológica é constituída de um estudo documental seguido de estudo de caso em que as crianças terão a oportunidade de expressar suas experiências, através dos desenhos e de seus relatos. Posto que é comum, ao retornarem para a escola, nas semanas após a Festa da Penha, que as crianças estejam na expectativa de relatar suas experiências com a referida festa e, na maioria das vezes, os/as professores/as não conseguem escutar o que elas têm a dizer sobre o que vivenciaram, seja por medo ou por preconceito religioso, e acabam negando o direito de subjetividade da criança em aprender sobre a liberdade religiosa. Dessa forma, é importante esclarecer que a abordagem da religião com as crianças será pela perspectiva das Ciências das Religiões, e que esta pesquisa apresenta um projeto sobre literatura infantil e Festa da Penha.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-07-26T13:44:57Z No. of bitstreams: 1 TCC - Tânia Mara Hachbart da Rocha.pdf: 23163376 bytes, checksum: ca8f8d668559330202f582846a0d1213 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T13:44:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Tânia Mara Hachbart da Rocha.pdf: 23163376 bytes, checksum: ca8f8d668559330202f582846a0d1213 (MD5) Previous issue date: 2023-02-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências das Religiõespt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFesta da Penhapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA Festa da Penha e as Ciências das Religiões: estudo de caso na unidade municipal de educação infantil (UMEI) Pedro Pandolfi, Vila Velha - ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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