Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/585
Tipo: Dissertação
Título: A Festa da Penha e as Ciências das Religiões: estudo de caso na unidade municipal de educação infantil (UMEI) Pedro Pandolfi, Vila Velha - ES
Autor(es): Rocha, Tânia Mara Hachbart da
Primeiro Orientador: Ulrich, Claudete Beise
Primeiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mário
Terceiro membro da banca: La Paz, Nivia Ivette Núñez de
Resumo: A Festa da Penha e as Ciências das Religiões: estudo de caso na (UMEI) Pedro Pandolfi, Vila Velha-ES é o tema de pesquisa que propomos neste estudo, com o objetivo de compreender o que as crianças conhecem sobre os fenômenos religiosos intrínsecos a esse evento religioso. A abordagem metodológica é constituída de um estudo documental seguido de estudo de caso em que as crianças terão a oportunidade de expressar suas experiências, através dos desenhos e de seus relatos. Posto que é comum, ao retornarem para a escola, nas semanas após a Festa da Penha, que as crianças estejam na expectativa de relatar suas experiências com a referida festa e, na maioria das vezes, os/as professores/as não conseguem escutar o que elas têm a dizer sobre o que vivenciaram, seja por medo ou por preconceito religioso, e acabam negando o direito de subjetividade da criança em aprender sobre a liberdade religiosa. Dessa forma, é importante esclarecer que a abordagem da religião com as crianças será pela perspectiva das Ciências das Religiões, e que esta pesquisa apresenta um projeto sobre literatura infantil e Festa da Penha.
Resumo Alternativo: The Festa da Penha and the Sciences of Religions: a case study at (UMEI) Pedro Pandolfi, Vila Velha-ES is the research theme that we propose in this study, with the aim of understanding what children know about religious phenomena intrinsic to this religious event. The methodological approach consists of a documentary study followed by a case study in which children will have the opportunity to express their experiences through drawings and their reports. Since it is common, when returning to school, in the weeks after the Festa da Penha, for children to be in the expectation of reporting their experiences with that festival and, most of the time, the teachers are unable to hear the that they have to say about what they experienced, whether out of fear or religious prejudice, and end up denying the child's right of subjectivity to learn about religious freedom. Thus, it is important to clarify that the approach to religion with children will be from the perspective of Sciences of Religions, and that this research presents a project on children's literature and Festa da Penha.
Palavras-chave: Ciências das Religiões
Educação Infantil
Festa da Penha
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/585
Data do documento: 13-Fev-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Tânia Mara Hachbart da Rocha.pdfTCC - Tânia Mara Hachbart da Rocha22,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.