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dc.contributor.advisor1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Leide Bela de Brito Anália da-
dc.creatorMonteiro, Sirlene Maria Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5214943546011719pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T13:40:56Z-
dc.date.available2023-02-13-
dc.date.available2023-07-26T13:40:56Z-
dc.date.issued2023-02-13-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/584-
dc.description.abstractConsidering that the Political-Pedagogical Project (PPP) is an important school institutional planning instrument, the present study aimed to analyze the possible contributions of this document in directing educational practices in relation to the curricular component of Religious Education (RE) and the Pedagogical Political Project of the (UMEF). “Izaltina Almeida Fernandes”. With the challenge of making considerations about the construction of this document with the school's pedagogical team and how in this document, the (ER) is or should be inserted in compliance with the guidelines of the BNCC and the curriculum of the Vila Velha education network. This is a mixed case study, in which data collection is qualitative (document analysis and semi-structured interview) and quantitative (questionnaires). Therefore, a documentary bibliographical research is proposed, listing Emerson Sérgio da Silveira and Ilma Passos Veiga, as well as other authors, as a theoretical reference. The study had as analysis locus the (UMEF) “Izaltina Almeida Fernandes”, in which interviews were carried out and the data obtained were analyzed. From the sources, the following question was raised for the development of the research: What are the possibilities and strategies to guarantee the application of the curricular component of (ER) in the PPP of (UMEF) “Izaltina Almeida Fernandes?”. The research results showed that, despite the (PPP) being re-elaborated in a participatory way, it needs to contemplate the (ER) in the different contexts of the school and not only in small actions and isolated projects. As a result, the conclusion of this dissertation is suggested to the professors of (UMEF) “Izaltina Almeida Fernandes” the INTERDISCIPLINARY PLAYFUL WORKSHOP, with the objective of leading the (a) to produce ludic and interactive materials and actions to know the contents of the (ER) that the interviewed professors delimited during the study.pt_BR
dc.description.resumoConsiderando que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um importante instrumento de planejamento institucional da escola, o presente estudo teve como objetivo analisar as possíveis contribuições deste documento no direcionamento das práticas educativa em relação ao componente curricular de Ensino Religioso (ER) e o Projeto Político Pedagógico da (UMEF). “Izaltina Almeida Fernandes”. Com o desafio de tecer considerações sobre a construção deste documento junto a equipe pedagógica da escola e como neste documento, o (ER) está ou deve estar inserido atendendo as orientações da BNCC e do currículo da rede de ensino de Vila Velha. Trata-se de um estudo de caso misto, em que a recolha de dados é de caráter qualitativo (análise documental e entrevista semiestruturada) e quantitativo (questionários). Logo, propõe-se a pesquisa bibliográfica documental elencando como referencial teórico Emerson Sérgio da Silveira e Ilma Passos Veiga, além de outros autores. O estudo teve como lócus de análise a (UMEF) “Izaltina Almeida Fernandes”, na qual foram realizadas entrevistas e analisar os dados obtidos. A partir das fontes, levantou-se o seguinte questionamento para o desenvolvimento da pesquisa: Quais as possibilidades e estratégias para garantir a aplicação do componente curricular de (ER) no PPP da (UMEF) “Izaltina Almeida Fernandes?”. Os resultados da pesquisa apontaram que, apesar do (PPP) estar sendo reelaborado de forma participativa precisa contemplar o (ER) nos diferentes contextos da escola e não somente em pequenas ações e projetos isolados. Como resultado, a conclusão desta dissertação sugere-se aos docentes da (UMEF) “Izaltina Almeida Fernandes” a OFICINA LÚDICA INTERDISCIPLINAR, com objetivo de levar o (a) a produzir matérias e ações lúdicas e interativas para conhecer os conteúdos do (ER) que os/as docentes entrevistados delimitaram durante o estudo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-07-26T13:40:56Z No. of bitstreams: 1 TCC - Sirlene Maria Oliveira Monteiro.pdf: 17258572 bytes, checksum: 51f46d15785b53e2882f568c67b866dd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T13:40:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Sirlene Maria Oliveira Monteiro.pdf: 17258572 bytes, checksum: 51f46d15785b53e2882f568c67b866dd (MD5) Previous issue date: 2023-02-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO Ensino Religioso no projeto político pedagógico da Unidade Municipal de Ensino Fundamental UMEF ‘Izaltina Almeida Fernandes’ em Vila Velha - ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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