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dc.contributor.advisor1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee2Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee3Sena, Nicodemo Valim de-
dc.creatorHehr, Sanusa Cristina dos Santos Pinto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4240399642579130pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T13:18:27Z-
dc.date.available2023-02-09-
dc.date.available2023-07-26T13:18:27Z-
dc.date.issued2023-02-09-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/582-
dc.description.abstractThis Study aims to investigate the similarities between the Curricular components of Mathematics and Religious Education and their contributions to a Multicultural Curriculum in Vila Velha/ES. Through bibliographical and documentary research, we carried out a theoretical review in search of authors who could reference the critical multicultural curriculum from an interdisciplinary and transdisciplinary perspective that dialogued with the principles of the Science of Religion. We found in the works of Tomaz Tadeu da Silva, Ole Skovsmose, Emerson Silveira, and Sérgio Junqueira premises and arguments that unfolded in the problem question of this dissertation: how the multicultural curriculum is proposed in the curricular documents of the municipality of Vila Velha, in the sense to point out possible approximations between the curricular component of Mathematics and Religious Education for teachers who work with classes in the final years of fundamental education from the 6th to the 9th (sixth to ninth) year? In the search for answers, the general objective was: to identify whether the curriculum conceptions of the Vila Velha teaching network propose multicultural possibilities in relation to the classes of the curricular components of Mathematics and Religious Education for the classes of the final years of elementary school, that is from the 6th to the 9th (sixth to the ninth) year and the following specific objectives: a) to know the concepts of multicultural curriculum; b) briefly present the course of the Religious Education component in Brazilian education; c) mapping the curriculum documents of the Vila Velha education network; d) Find out what teachers of Mathematics and Religious Education think about the critical multicultural curriculum in schools in region III (three) of this municipality. As a final result, a set of three suggestions and a guide with an emphasis on interdisciplinarity and transdisciplinarity between Mathematics and Religious Education is proposed, which has as a guiding axis of the pedagogical work the rights of children and adolescents, involving the skills and competences of both curricular components addressed in this study.pt_BR
dc.description.resumoEste Estudo tem como propósito investigar as aproximações entre os componentes Curriculares de Matemática e de Ensino Religioso e suas contribuições para um Currículo Multicultural em Vila Velha/ES. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental realizamos a revisão teórica em busca de autores que pudessem referenciar o currículo multicultural crítico na perspectiva interdisciplinar e a transdisciplinar que dialogasse com os princípios da Ciência da Religião. Encontramos nas obras de Tomaz Tadeu da Silva, de Ole Skovsmose, de Emerson Silveira, e de Sérgio Junqueira premissas e argumentos que se desdobraram na questão problema desta dissertação: como o currículo multicultural está proposto nos documentos curriculares do município de Vila Velha, no sentido de apontar possíveis aproximações entre o componente curricular de Matemática e de Ensino Religioso para os professores e professoras que atuam com turmas dos anos finais do ensino fundamental do 6ºao 9º (sexto ao nono) ano? Na busca por respostas foi traçado como objetivo geral: identificar se as concepções de currículo da rede de ensino de Vila Velha propõem possibilidades multiculturais em relação as aulas dos componentes curriculares de Matemática e de Ensino Religioso para as turmas dos anos finais do ensino fundamental ou seja do 6ºao 9º ( sexto ao nono ) ano e os seguintes objetivos específicos: a) conhecer os conceitos de currículo multicultural; b) apresentar brevemente o percurso do componente de Ensino Religioso na educação brasileira; c) mapear os documentos curriculares da rede de ensino de Vila Velha; d) Conhecer o que pensam os professores e professoras de Matemática e Ensino Religioso sobre o currículo multicultural crítico nas escolas da região III (três) deste município. Propõe-se como resultado final um conjunto com três sugestões e um guia com ênfase na interdisciplinaridade e na transdisciplinaridade entre Matemática e Ensino Religioso que tem como eixo norteador do trabalho pedagógico os direitos da criança e do adolescente, envolvendo as habilidades e as competências dos dois componentes curriculares abordados neste estudo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-07-26T13:18:27Z No. of bitstreams: 1 TCC - Sanusa Cristina dos Santos Pinto Hehr.pdf: 28513068 bytes, checksum: 76d874404b4fa21baf9410faf9d8ea29 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T13:18:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Sanusa Cristina dos Santos Pinto Hehr.pdf: 28513068 bytes, checksum: 76d874404b4fa21baf9410faf9d8ea29 (MD5) Previous issue date: 2023-02-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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Segunda versão documento curricular do município de Vila Velha: a articulação entre currículo, formação, pesquisa e cotidiano escolar. Prefeitura Municipal de Vila Velha, 2016.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículo Multiculturalpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectVila Velhapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleAproximações entre os componentes curriculares de Matemática e Ensino Religioso: contribuições para um currículo muiticultural em Vila Velha - ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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