Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/582
Tipo: Dissertação
Título: Aproximações entre os componentes curriculares de Matemática e Ensino Religioso: contribuições para um currículo muiticultural em Vila Velha - ES
Autor(es): Hehr, Sanusa Cristina dos Santos Pinto
Primeiro Orientador: Marlow, Sergio Luiz
Primeiro membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Segundo membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Terceiro membro da banca: Sena, Nicodemo Valim de
Resumo: Este Estudo tem como propósito investigar as aproximações entre os componentes Curriculares de Matemática e de Ensino Religioso e suas contribuições para um Currículo Multicultural em Vila Velha/ES. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental realizamos a revisão teórica em busca de autores que pudessem referenciar o currículo multicultural crítico na perspectiva interdisciplinar e a transdisciplinar que dialogasse com os princípios da Ciência da Religião. Encontramos nas obras de Tomaz Tadeu da Silva, de Ole Skovsmose, de Emerson Silveira, e de Sérgio Junqueira premissas e argumentos que se desdobraram na questão problema desta dissertação: como o currículo multicultural está proposto nos documentos curriculares do município de Vila Velha, no sentido de apontar possíveis aproximações entre o componente curricular de Matemática e de Ensino Religioso para os professores e professoras que atuam com turmas dos anos finais do ensino fundamental do 6ºao 9º (sexto ao nono) ano? Na busca por respostas foi traçado como objetivo geral: identificar se as concepções de currículo da rede de ensino de Vila Velha propõem possibilidades multiculturais em relação as aulas dos componentes curriculares de Matemática e de Ensino Religioso para as turmas dos anos finais do ensino fundamental ou seja do 6ºao 9º ( sexto ao nono ) ano e os seguintes objetivos específicos: a) conhecer os conceitos de currículo multicultural; b) apresentar brevemente o percurso do componente de Ensino Religioso na educação brasileira; c) mapear os documentos curriculares da rede de ensino de Vila Velha; d) Conhecer o que pensam os professores e professoras de Matemática e Ensino Religioso sobre o currículo multicultural crítico nas escolas da região III (três) deste município. Propõe-se como resultado final um conjunto com três sugestões e um guia com ênfase na interdisciplinaridade e na transdisciplinaridade entre Matemática e Ensino Religioso que tem como eixo norteador do trabalho pedagógico os direitos da criança e do adolescente, envolvendo as habilidades e as competências dos dois componentes curriculares abordados neste estudo.
Resumo Alternativo: This Study aims to investigate the similarities between the Curricular components of Mathematics and Religious Education and their contributions to a Multicultural Curriculum in Vila Velha/ES. Through bibliographical and documentary research, we carried out a theoretical review in search of authors who could reference the critical multicultural curriculum from an interdisciplinary and transdisciplinary perspective that dialogued with the principles of the Science of Religion. We found in the works of Tomaz Tadeu da Silva, Ole Skovsmose, Emerson Silveira, and Sérgio Junqueira premises and arguments that unfolded in the problem question of this dissertation: how the multicultural curriculum is proposed in the curricular documents of the municipality of Vila Velha, in the sense to point out possible approximations between the curricular component of Mathematics and Religious Education for teachers who work with classes in the final years of fundamental education from the 6th to the 9th (sixth to ninth) year? In the search for answers, the general objective was: to identify whether the curriculum conceptions of the Vila Velha teaching network propose multicultural possibilities in relation to the classes of the curricular components of Mathematics and Religious Education for the classes of the final years of elementary school, that is from the 6th to the 9th (sixth to the ninth) year and the following specific objectives: a) to know the concepts of multicultural curriculum; b) briefly present the course of the Religious Education component in Brazilian education; c) mapping the curriculum documents of the Vila Velha education network; d) Find out what teachers of Mathematics and Religious Education think about the critical multicultural curriculum in schools in region III (three) of this municipality. As a final result, a set of three suggestions and a guide with an emphasis on interdisciplinarity and transdisciplinarity between Mathematics and Religious Education is proposed, which has as a guiding axis of the pedagogical work the rights of children and adolescents, involving the skills and competences of both curricular components addressed in this study.
Palavras-chave: Currículo Multicultural
BNCC
Matemática
Ensino Religioso
Vila Velha
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/582
Data do documento: 9-Fev-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sanusa Cristina dos Santos Pinto Hehr.pdfTCC - Sanusa Cristina dos Santos Pinto Hehr27,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.