Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, José Mario-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, José Mario-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee2Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee3Schubert, Arlete Maria Pinheiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3010708242466735pt_BR
dc.creatorLenci , Sabrina Dos Santos Campos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8945291694200436pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T13:11:49Z-
dc.date.available2023-02-08-
dc.date.available2023-07-26T13:11:49Z-
dc.date.issued2023-02-08-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/581-
dc.description.abstractThis work is the result of a professional master's dissertation research in Sciences of Religions that aimed to analyze the perception of teachers from public and private schools about Afro-Brazilian religions and what are the possibilities of dialoguing with the families of (as) students who demonstrate attitudes of prejudice towards African culture. It is known that there is religious diversity in Brazil, but it is often left out in the curricula of Brazilian schools. Based on this reality, and taking advantage of the secularity of the country, the study of Afro-Brazilian religions at school and their approach to the families of students are the focus of academic investigative work. Thus, in order to identify the perception of Afro-Brazilian religions within schools, the study used interviews with teachers at two different times, applying a questionnaire to teachers from a public school in the city of Vila Velha (ES) Umef “Pedro Herkenhoff”, and Escola Serviço Social do Comércio (Sesc): Sesc Educational Center for Life of the private network in the same city. the lack of specific training on African culture, as well as the lack of a more in-depth approach to these religions in the curricula of the schools involved in the research. This work seeks to contribute to the reflection on the reality in which Afro-Brazilian religions are found in the school context and to expand the repertoire of teachers so that, when dialoguing with families, they can promote the re-signification of attitudes of prejudice in attitudes of respect and acceptance.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho resulta de uma pesquisa de dissertação de mestrado profissional em Ciências das Religiões que teve por objetivo analisar a percepção de professores (as) de escolas públicas e privadas acerca das religiões de matriz afro-brasileiras e quais as possibilidades de dialogar com as famílias dos (as) estudantes que demonstram atitudes de preconceito em relação a cultura africana. Sabe-se que há uma diversidade religiosa no Brasil, mas ela, muitas vezes, fica à margem nos currículos escolares. Partindo dessa realidade, e valendo-se da laicidade constitucional do País, o estudo das religiões afro-brasileiras na escola e sua abordagem em relação as famílias dos/as alunos/as são o foco do trabalho investigativo acadêmico. Dessa forma, para identificar a percepção em relação às religiões afro-brasileiras dentro das escolas, o estudo utilizou entrevistas com professores/as em dois momentos diferentes aplicando questionário aos professores/as da Umef “Pedro Herkenhoff”, e da escola Serviço Social do Comércio (Sesc): Centro Educacional Para a Vida do Sesc, ambas situadas no município de Vila Velha. Por meio da pesquisa, percebe-se a presença de intolerância em relação às religiões afro-brasileiras, a falta de formação específica sobre a cultura africana, assim como a ausência de uma abordagem curricular mais aprofundada sobre essas religiões. Este trabalho buscou contribuir para a reflexão sobre a realidade em que se encontram as religiões afro-brasileiras no contexto escolar e ampliar o repertório dos/as professores/as para que, ao dialogarem com as famílias, possam promover a ressignificação das atitudes de preconceito em atitudes de respeito e acolhimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-07-26T13:11:49Z No. of bitstreams: 1 TCC - Sabrina dos Santos Campos Lenci.pdf: 57028983 bytes, checksum: 341e6e0a8535d47f61bd409f5c454a72 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T13:11:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Sabrina dos Santos Campos Lenci.pdf: 57028983 bytes, checksum: 341e6e0a8535d47f61bd409f5c454a72 (MD5) Previous issue date: 2023-02-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesABREU, Martha; MATTOS, Hebe. Em torno das Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: uma conversa com historiadores. Estudos Históricos. v. 21, n. 41, 2008, p. 5-20. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-21862008000100001. Acesso em: 17 ago. 2022. ANDRADE, Inaldete Pinheiro. Construindo a Autoestima da Criança Negra. In: MUNANGA, Kabengele (Org). Superando o Racismo na escola. 2 ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. ANDRADE, Ivani Coelho; PINTO, Eliane da Silva; MONTEIRO, Alessandra de Aguiar; PONTINI, Alexsandro Monteiro; BARROS, Zulmira Luiza Menezes de, (2020). Currículo do Ensino Religioso da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha. Último Andar, [S. l.], v. 23, n. 36, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/ index.php/ultimoandar/article/view/50259. Acesso em: 15 set. 2022 BEZERRA, Nielson da Silva; DANTAS, Silva Marques. Educação Inclusiva: não- sexista, antirracista e não-homofóbica. Respeitando as diferenças no Espaço escolar. (Org) Nelson da Silva Bezerra. Recife, 2007. BITTENCOURT Filho José. Matriz religiosa Brasileira. religiosidade e mudança Social.2º edição. Vitória-Unida. 2019. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e saber escolar. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. BRASIL, Congresso Nacional. Lei n. 9475, de 22 julho de 1997. Brasília, 1997. BRASIL, Ministério da Educação. Lei Nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Inclui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” no currículo oficial da rede de ensino. Diário Oficial da União. Brasília, 2003. BRASIL, Ministério da Educação. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: www.planalto.org.br. Acesso em: 14 jan. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Educação é base, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 ago. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº.03 de 10 de março de 2004. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União, Brasília, 2004. BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais/ Temas Transversais. 1998. BROWN, Diana. UMA HISTÓRIA DA UMBANDA NO RIO. Umbanda e Política. Rio de Janeiro: Forense – Universitária, 1985. In: SILVA, Gonçalves da Vagner. Candomblé e umbanda: caminhos da devoção brasileira. 2. ed. São Paulo: Selo Negro, 2005. BUCZENKO, Gerson. Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira no Currículo Escolar. Revista TEL, Irati, v. 10, n. 1, 2019, p. 30-40. BUCZENKO, Gerson. Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira no Currículo Escolar. Revista TEL, Irati, v. 10, n.1, 2019. CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 3ªed. São Paulo: Ática, 1995. p.25. CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL/ENSINO RELIGIOSO NO CENARIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, Brasília, Edições, CNBB, 2007, p.38. CUNHA Henrique Cunha Jr., Textos para o movimento negro, São Paulo, 1992. CUNHA, Lídia Nunes. Trajetória Negra na Educação Pública: Uma Abordagem Histórica a partir dos Anos 1920. Educação, Escolarização e Identidade Negra: 10 anos de pesquisas sobre relações raciais no PPGE/UFPE. Ed. Universitária da UFPE/ Organizador Eliete Santiago, Delma Silva, Claudilene Silva. Recife: Ed. Universitária UFPE, 2010. DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 1996. FANELLI, Giovana de Cassia Ramos. A Lei 11645/08: história, movimentos sociais e mudanças curriculares. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2018, São Paulo, SP. FONSECA, Dagoberto José da Fonseca. A História, o africano e o afro-brasileiro. Departamento de Antropologia, Política e Filosofia – Faculdade de Ciências e Letras – UNESP / Araraquara, 2018. FREIRE Alessandra Santos. NOGUEIRA Náira de Jesus. SANTANA Suely Santos. Análise do currículo: um olhar de Tomaz Tadeu da Silva e a inclusão dos estudos Étnico-Raciais. Revista Discentes, UNEB, DCHT-XVI, Irecê, v. 7, n. 2, ago. 2019, p. 79-87. Disponível: http://revistas.uneb.br/index.php/discentisAcesso em: 21/08/2022. FREIRE Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Olho d’água, 1997. Disponível em: http://forumeja.org.br/files/Professorasimtianao.pdf. Acesso em: 09 mai. 2021. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. LTC: Rio de Janeiro,2008. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. GONÇALVES. Luiz Alberto de Oliveira. Os movimentos negros no Brasil: construindo atores sociopolíticos, Revista Brasileira de Educação, n. 9, São Paulo, 1998, p. 33. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE - 2010, s/p. JANZ, Rúbia Caroline. Dez anos da lei 10.639/03: o que mudou nos livros didáticos de História? Uma proposta de análise. Anais do XV Encontro Estadual de História 1964-2014: Memórias, Testemunhos e Estado. UFSC. Florianópolis. 2014. JAROSKEVICZ, Elvira Maria Isabel. Relações Étnico-raciais, História, Cultura Africana E Afro-brasileira na Educação Pública: da legalidade à realidade. Universidade Estadual de Maringá, 2007, p. 09. Disponível em http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_elvira maria_isabel_jaroskevicz.pdf. Acesso em: 18 mai. 2022. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; KLUCK, Claudia Regina Condello Candido de Oliveira. Ensino Religioso e Livro Didático: interfaces históricas. Estudos de Religião, vol. 32, n. 2, maio – agost.2018. JUNQUEIRA, Sergio. O processo de ensino religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. KLUCK, Claudia Regina Condello Candido de Oliveira. Metodologia e didática em face da BNCC. In: SILVEIRA, Emerson Sena da; JUNQUEIRA, Sérgio (orgs.). O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. KLUCK, Claudia Regina Condello Candido de Oliveira. O papel dos livros didáticos na construção do Ensino Religioso. Dissertação de Mestrado. Curitiba: Puc-PR, 2015. LONER, Beatriz Ana. Negros: organização e luta em Pelotas, História em Revista, n.5, Pelotas/RS, 1999. MAZUCO. Maria Catarina Alves. Ensino Religioso e Democracia: expressões religiosas das festas juninas na educação infantil pública de Vila Velha/ES. Dissertação de Mestrado Profissional como requisito parcial para obtenção do grau de Mestra em Ciências das Religiões. Faculdade Unida de Vitória. Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, 2021. MESSIAS, Elizama Pereira A implementação das Políticas Educacionais de Promoção da Igualdade Racial na Cidade do Recife. Educação, Escolarização e Identidade Negra: 10 anos de pesquisas sobre relações raciais no PPGE/UFPE. Ed. Universitária da UFPE/ Organizador Eliete Santiago, Delma Silva, Claudilene Silva. Recife: Ed. Universitária UFPE, 2010. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 1992. MOREIRA, Harley Arantes; SILVA, Maria Rejane. Religiões afro-brasileiras em sala de aula a partir da análise de uma turma de educação de jovens e adultos. XVII Simpósio Nacional de História. Natal, 2013. p. 125-16 Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364952202_ARQUIVO_rEJANEARTIGOANPUHpdf. Acesso em: 24 nov./2022. MUNANGA, Kabengele. Algumas considerações sobre “raça”, ação afirmativa e identidade negra no Brasil: fundamentos antropológicos Revista USP, São Paulo, n.68, dezembro/fevereiro 2005-2006. p. 46-57. NOGUEIRA, Sandra Vidal. ULRICH Claudete Beise. SILVA Edeson dos Anjos. Ensino Religioso plural na educação básica: uma área do conhecimento humano em consolidação. Revista Eletrônica Caminhos. Goiânia, Especial, v. 18, 2020.p. 28-44. OLIVEIRA, Irene Dias de. Religião e as teias do multiculturalismo. São Paulo: Fonte Editorial, 2015. OLIVEIRA, Josilene Bezerra de. As religiões afro-brasileiras na educação: desafios com a lei 10.639/03 nas escolas públicas na rede municipal do Recife. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião. Mestrado em Ciências da Religião, 2019. PASSOS, João Délcio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PEREIRA, Gilmar Ribeiro. A diversidade cultural e o currículo escolar: a ressignificação das relações étnico-raciais. Revista Educação e Sociedade, Naviraí, v. 1, n. 1, p. 55-63, 2014. PEREIRA, Gilmar Ribeiro. A diversidade cultural e o currículo escolar: a ressignificação das relações étnico-raciais. Revista Educação e Sociedade, Naviraí, v. 1, n. 1,2014. p. 55-63. PEREIRA. Amílcar Araújo. Educação das Relações Étnico-Raciais No Brasil: trabalhando com histórias e culturas africanas e afro-brasileiras nas salas de aula. / Organizado por Amílcar Araujo Pereira – Brasília: Fundação Vale, 2014. PETRÔNIO, Domingues. A nova abolição. A imprensa negra paulista, Estudos Afro-Asiáticos, ano 27, n. 3, Rio de Janeiro, 2004. PETRÔNIO, Domingues. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo [online]. 2007, v. 12, n. p 100-122. Disponível em: www.scielo.org.br 23 Acesso em: 24 mar. 2022. PETRÔNIO, Domingues. Paladinos da liberdade: a experiência do Clube Negro de Cultura Social em São Paulo (1932-1938), Revista de História, n. 150, São Paulo, 2004. PILLETI, Claudino. História da Educação: de Confúcio de Paulo Freire/Nelson Pilleti, São Paulo: Contexto, 2012. PONCIANO, Deize Denise. A História e Cultura Afro- Brasileiras no Currículo De História do 6º ao 9º ano da Rede oficial do Estado de São Paulo. Presidente Prudente. 2011. RIBEIRO, Sandra F. O papel da religião na construção da paz. In: ARAÚJO, Vania C. (Org.). Tecendo diálogos, construindo pontes: a educação como artífice de paz. Vargem Grande Paulista: Cidade Nova, 2001. p. 131. RODRIGUES, David. Desenvolver a educação inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional. Inclusão – Revista da Educação Especial, Brasília, DF, v. 4, n. 2, jul./out. 2008, ROMÃO, Jeruse. O Movimento Negro Brasileiro e as Diretrizes da Educação Nacional: a Lei Federal 10.639/2003 é LDB. Florianópolis: Editora DIOESC, 2014. RUY, Susan Gabriela de Resende. Religiosidade e educação infantil / Um olhar sobre a UMEI Basílio Costalonga, Vila Velha-ES. Vitória: Faculdade Unida de Vitória, UNIDA 2021. RUY, Susan Gabriela de Resende. Religiosidade e educação infantil / Um olhar sobre a UMEI Basílio Costalonga, Vila Velha-ES. Vitória: Faculdade Unida de Vitória, UNIDA 2021. SAVIANI, Nereide. Saber escolar currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/ método no processo pedagógico. 2 ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 1998. SILVA, Ana Célia. A desconstrução da discriminação no livro didático. In: Superando o racismo na escola. 2ª edição revisada / Kabengele Munanga, organizador. – [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 31- 33. SILVA, Cícero de Oliveira. SILVA, Elisabeth Gavioli. ABROMOVICK, Márcia Cristina. Aprender juntos, língua portuguesa, 2ºano: ensino fundamental I. Organizadora edições SM;(aprender juntos), 2017. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. SILVA, Vagner Gonçalves da. Prefácio de uma guerra nada particular: os Ataques Neopentecostais às Religiões Afro-brasileiras e aos Símbolos da Herança Africana no Brasil. In: SILVA, Vagner Gonçalves da. (Org.) Intolerância Religiosa. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007. SILVEIRA, Emerson Sena da; JUNQUEIRA, Sérgio (orgs.). O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. SILVEIRA, Renato. Do Calundu ao Candomblé: os rituais de fé africanos ganham seu primeiro tempo no início do século XIX. In: FIGUEIREDO, Luciano (org.) Raízes africanas. Rio de Janeiro: SABIN, 2009. SOARES, Afonso Maria Ligório e STIGAR, Robson. Perspectivas para o Ensino Religioso: A Ciência da Religião como novo paradigma. REVER, SP, v.16, n. 01,2016. ULRICH, Claudete Beise; GONÇALVES, José Mario. O estranho caso do Ensino Religioso: contradições legais e questões epistemológicas. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, jan./jun. 2018. p. 18-20, Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/3284. Acesso em: 20 jun. 2020. UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. Paris:2002. UNESCO, Organização das Nações Unidas. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, Jomtien. 1990. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291_por. Acesso em: 15 ago. 2022. VIEIRA, Ingrid Câmara Luiz. Da lei ao cotidiano escolar: os desafios do ensino da história e cultura afro-brasileira no município de Barra de São Francisco ES. Ingrid Câmara Luiz Vieira. Vitória: Faculdade Unida de Vitória, 2017.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfro-Brasileirapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectDiálogospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleReligião e cultura afro-brasileira na escola: o desafio do diálogo entre escola e famíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sabrina dos Santos Campos Lenci.pdfTCC - Sabrina dos Santos Campos Lenci55,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.