Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/581
Tipo: Dissertação
Título: Religião e cultura afro-brasileira na escola: o desafio do diálogo entre escola e família
Autor(es): Lenci , Sabrina Dos Santos Campos
Primeiro Orientador: Gonçalves, José Mario
Primeiro membro da banca: Gonçalves, José Mario
Segundo membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Terceiro membro da banca: Schubert, Arlete Maria Pinheiro
Resumo: Este trabalho resulta de uma pesquisa de dissertação de mestrado profissional em Ciências das Religiões que teve por objetivo analisar a percepção de professores (as) de escolas públicas e privadas acerca das religiões de matriz afro-brasileiras e quais as possibilidades de dialogar com as famílias dos (as) estudantes que demonstram atitudes de preconceito em relação a cultura africana. Sabe-se que há uma diversidade religiosa no Brasil, mas ela, muitas vezes, fica à margem nos currículos escolares. Partindo dessa realidade, e valendo-se da laicidade constitucional do País, o estudo das religiões afro-brasileiras na escola e sua abordagem em relação as famílias dos/as alunos/as são o foco do trabalho investigativo acadêmico. Dessa forma, para identificar a percepção em relação às religiões afro-brasileiras dentro das escolas, o estudo utilizou entrevistas com professores/as em dois momentos diferentes aplicando questionário aos professores/as da Umef “Pedro Herkenhoff”, e da escola Serviço Social do Comércio (Sesc): Centro Educacional Para a Vida do Sesc, ambas situadas no município de Vila Velha. Por meio da pesquisa, percebe-se a presença de intolerância em relação às religiões afro-brasileiras, a falta de formação específica sobre a cultura africana, assim como a ausência de uma abordagem curricular mais aprofundada sobre essas religiões. Este trabalho buscou contribuir para a reflexão sobre a realidade em que se encontram as religiões afro-brasileiras no contexto escolar e ampliar o repertório dos/as professores/as para que, ao dialogarem com as famílias, possam promover a ressignificação das atitudes de preconceito em atitudes de respeito e acolhimento.
Resumo Alternativo: This work is the result of a professional master's dissertation research in Sciences of Religions that aimed to analyze the perception of teachers from public and private schools about Afro-Brazilian religions and what are the possibilities of dialoguing with the families of (as) students who demonstrate attitudes of prejudice towards African culture. It is known that there is religious diversity in Brazil, but it is often left out in the curricula of Brazilian schools. Based on this reality, and taking advantage of the secularity of the country, the study of Afro-Brazilian religions at school and their approach to the families of students are the focus of academic investigative work. Thus, in order to identify the perception of Afro-Brazilian religions within schools, the study used interviews with teachers at two different times, applying a questionnaire to teachers from a public school in the city of Vila Velha (ES) Umef “Pedro Herkenhoff”, and Escola Serviço Social do Comércio (Sesc): Sesc Educational Center for Life of the private network in the same city. the lack of specific training on African culture, as well as the lack of a more in-depth approach to these religions in the curricula of the schools involved in the research. This work seeks to contribute to the reflection on the reality in which Afro-Brazilian religions are found in the school context and to expand the repertoire of teachers so that, when dialoguing with families, they can promote the re-signification of attitudes of prejudice in attitudes of respect and acceptance.
Palavras-chave: Afro-Brasileira
Cultura
Religião
Formação
Diálogos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/581
Data do documento: 8-Fev-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sabrina dos Santos Campos Lenci.pdfTCC - Sabrina dos Santos Campos Lenci55,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.