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dc.contributor.advisor1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee2Adriano Filho, José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Fabiana de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4789122412732879pt_BR
dc.creatorSouza, Roselene de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5171233239483784pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T13:03:28Z-
dc.date.available2023-03-07-
dc.date.available2023-07-26T13:03:28Z-
dc.date.issued2023-03-07-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/580-
dc.description.abstractThe present work intends to identify the contributions that information and communication technologies make in the teaching and learning process of the curricular component of Religious Education in the municipality of Serra, in the State of Espírito Santo. In this way, the study seeks to answer the following research question: What are the contributions that information and communication technologies can provide in the teaching and learning process of the curricular component of Religious Education in schools located in the municipality of Serra/ES? In order to reach the proposed objective and respond to the formulated research question, the present work adopted the methodology of bibliographic research and field research. The present theme is justified due to its relevance and timeliness, considering that, in contemporary times, we live in the technological era, in which digital resources are increasingly present in the daily lives of all individuals, in different areas . In addition, it is justified as a result of the need to understand the importance of using technologies in the teaching and learning process, with emphasis on Religious Education, considering the difficulties of students and teachers with this curricular component (lack of interest on the part of students, very theoretical classes, not very dynamic, etc.). It was concluded that information and communication technologies should be inserted in the context of Religious Education classes, considering that they are capable of increasing the level of interest and motivation of students; provide greater satisfaction and autonomy in learning; improve the effectiveness and quality of teaching; promote interaction between teachers and students; and equip the course content with flexibility.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende identificar as contribuições que as tecnologias da informação e da comunicação no processo de ensino e aprendizagem do componente curricular de Ensino Religioso no município da Serra, no Estado do Espírito Santo. Dessa maneira, o estudo busca responder ao seguinte questionamento de pesquisa: Quais as contribuições que as tecnologias de informação e comunicação podem proporcionar no processo de ensino e aprendizagem do componente curricular de Ensino Religioso em escolas localizadas no município da Serra/ES? Para atingir o objetivo proposto e responder ao questionamento de pesquisa formulado, o presente trabalho adotou a metodologia de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O presente tema justifica-se em decorrência da relevância e atualidade, tendo em vista que, na contemporaneidade, vive-se a era tecnológica, na qual os recursos digitais encontram-se cada vez mais presentes no cotidiano de todos os indivíduos, em diversos âmbitos. Além disso, justifica-se em decorrência da necessidade de compreender a importância da utilização das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, com destaque para o Ensino Religioso, considerando as dificuldades dos alunos e dos professores com esse componente curricular (ausência de interesse por parte dos alunos, aulas muito teóricas, pouco dinâmicas etc.). Concluiu-se que as tecnologias da informação e comunicação devem ser inseridas no contexto das aulas de Ensino Religioso, tendo em vista que são capazes de aumentar o nível de interesse e motivação dos alunos; proporcionar maior satisfação e autonomia na aprendizagem; melhorar a eficácia e qualidade do ensino; promover a interação entre professores e alunos; e equipar o conteúdo do curso com flexibilidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-07-26T13:03:28Z No. of bitstreams: 1 TCC - Roselene de Souza.pdf: 14885105 bytes, checksum: ecc1a14658b631010a89d729bd26b014 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T13:03:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Roselene de Souza.pdf: 14885105 bytes, checksum: ecc1a14658b631010a89d729bd26b014 (MD5) Previous issue date: 2023-03-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectComponente Curricular de Ensino Religiosopt_BR
dc.subjectPluralidade religiosapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleTecnologias de Informação e Comunicação e o Ensino Religioso Escolar: um estudo de caso, na perspectiva docente, em escolas municipais de Serra - ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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