Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/579
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee2Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee3Gandra, Valdinei Ramos-
dc.creatorBarros Júnior, Paulo Sérgio Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9963722770064022pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T12:53:54Z-
dc.date.available2023-02-27-
dc.date.available2023-07-26T12:53:54Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/579-
dc.description.abstractThe present work has the objective of presenting an analysis about the teaching and learning process of the EBD of the Assembly of God church in Capanema. In this sense, with regard to the problem issue, we seek to verify how to develop teaching practices that contribute to the development of student protagonism. It starts from the hypothesis that in the educational process developed in the EBD, traditional teaching practices predominate. In view of this, the objective is to present how active learning methodologies can contribute to the construction of critical, reflective, meaningful learning that is contextualized to the student's reality. In order to carry out this research, an attempt was made to analyze the EBD teaching and learning process based on the concept of autonomy in Paulo Freire's pedagogical thinking and the theoretical budgets of active methodologies. The work was divided into three chapters, each containing three subsections. For a more accurate understanding of the pedagogical aspects of the institution, interviews were conducted with two superintendents and fifteen teachers of the EBD of the Assembly of God in Capanema. Based on these data, the existence of an educational profile closer to traditional education can be seen. In view of this, we propose the implementation of a free course for EBD teachers that includes knowledge related to the perspective of active education, emphasizing the importance of innovation, NICTs, student autonomy and active methodologies as a didactic possibility for the implementation of a meaningful education.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo é apresentar uma análise acerca do processo de ensino e aprendizagem na Escola Bíblica Dominical (EBD) da igreja Assembleia de Deus em Capanema, Pará. Busca-se verificar como desenvolver práticas de ensino que contribuam para o desenvolvimento do protagonismo estudantil nas igrejas pentecostais. Parte-se da hipótese de que no processo educativo desenvolvido na EBD predominam práticas tradicionais de ensino. Diante disso, apresenta-se como as metodologias ativas de aprendizagem podem contribuir para a construção de uma aprendizagem crítica, reflexiva, significativa e contextualizada à realidade discente. Para a realização da referida pesquisa, analisou-se o processo de ensino e aprendizagem da EBD a partir do conceito de autonomia no pensamento pedagógico de Paulo Freire e dos pressupostos teóricos das metodologias ativas. O trabalho foi dividido em três capítulos, contendo três subseções cada. Para uma compreensão mais precisa sobre os aspectos pedagógicos da instituição, foram realizadas entrevistas com dois superintendes e quinze docentes da EBD da Assembleia de Deus em Capanema. A partir destes dados, percebeu-se a existência de um perfil educativo mais próximo da educação tradicional. Diante disso, propomos a implementação de um curso livre para docentes da EBD que contempla conhecimentos relacionados à perspectiva da educação ativa, ressaltando-se a importância da inovação, das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs), da autonomia discente e das metodologias ativas como uma possibilidade didática para a implementação de uma educação significativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-07-26T12:53:54Z No. of bitstreams: 1 TCC - Paulo Sérgio Ferreira Barros Júnior.pdf: 42388191 bytes, checksum: 3dc62679608fdc5237b645ffb2e4c21e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T12:53:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Paulo Sérgio Ferreira Barros Júnior.pdf: 42388191 bytes, checksum: 3dc62679608fdc5237b645ffb2e4c21e (MD5) Previous issue date: 2023-02-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, M. E. B.; MORAN, J. M. Integração das tecnologias educacionais. Brasília: MEC/SEED, 2005. ANDERSON, Allan Heaton. Uma introdução ao pentecostalismo: cristianismo carismático mundial. São Paulo: Loyola, 2019. ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 2010. ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Teologia da educação cristã: a missão educativa da Igreja e suas implicações bíblicas e doutrinárias. Rio de Janeiro: CPAD, 2002. ANDRADE, Rodrigo Pinto de; ANDRADE, Francielle Aparecida Garuti de; TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de. Reforma Protestante e educação escolar: as contribuições de Felipe de Melanchthon (1497 - 1560). Comunicações, Piracicaba, v. 25, n. 2, p. 225-240, 2018. ARAÚJO, Isael. 100 acontecimentos que marcaram a história das Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. BACARIN, Lígia Maria Bueno Pereira. Metodologias ativas. Curitiba: Contentus, 2020. BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. E-book. BARBOSA, Tatiane Alves Maciel. Protagonismo do aluno e uso de metodologias ativas em prol da aprendizagem significativa e da educação humanista. Revista de Educação ANEC, Brasília, a. 40, n. 154, p. 32-56, 2017. BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2018. E-book. BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que avalia, é avaliando que se ensina. Curitiba: Intersaberes, 2012. BOTH, Ivo José. Avaliação: “voz da consciência” da aprendizagem. Curitiba: Intersaberes, 2012. BOTO, Carla. A liturgia escolar na Idade Moderna. São Paulo: Papirus, 2017. E-book. BRANDÃO, Carlos. Paulo Freire: uma vida entre aprender e ensinar. São Paulo: Ideias e Letras, 2017. BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e novas tecnologias: um (re)pensar. Curitiba: Intersaberes, 2011. BRUNNER, Flávia Silva Cruz. Pedagogia pentecostal: quando a igreja age em espaços que o poder público ignora. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de São Paulo, Presidente Prudente, 2004. CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018. CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. São Paulo: Artes Médicas, 2002. CARVALHO, César Moisés. Uma pedagogia para a educação cristã: noções básicas da ciência da educação a pessoas não especializadas. Rio de Janeiro: CPAD, 2017. CARVALHO, Luzia Alves; SANTOS, Shayane Ferreira dos; OLIVEIRA, Layla Fernanda Pereira; GALDINO, Maria Eduarda de Oliveira. Formação de professores: implementação de práticas inovadoras em sala de aula. Pleiade, Campos dos Goytacazes, a. 12, v. 25, p. 64-78, 2018. CORDEIRO, Gisele do Roccio; MOLINA, Nilcemara Leal; DIAS, Vanda Fattori. Orientações e dicas para trabalhos acadêmicos. 2. ed. Curitiba: Intersaberes, 2014. CORREA, Marina Aparecida Oliveira dos. A operação do carisma e o exercício de poder: a lógica dos ministérios das igrejas Assembleias de Deus no Brasil. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. COSTA, Carlos Odilon da. Autonomia em Paulo Freire e a educação indígena. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2005. COSTA, Yanko Yanez Keller da. Aprendizagem baseada em projetos. Curitiba: Contentus, 2020. COZZER, Roney Ricardo. Contribuições da leitura popular da Bíblia para a formação integral do indivíduo: uma proposta de ensino a partir da educação cristã e de sua cosmovisão. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdade Batista do Paraná, Curitiba, 2018. CPAD. Revista Ensinador Cristão. [s.d]. Disponível em: https://www.cpad.com.br/revista-ensinador-cristao-640002/p. Acesso em: 19 mar. 2022. DALE, E. Edition of áudio-visual methods in teaching. 3. ed. New York: Dryden, 1969. DELGADO, Jaime Silva. Nem terno nem gravata: as mudanças na identidade pentecostal assembleiana. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2008. DEMO, P. Desafios modernos da educação. Petrópoles: Vozes, 1993. DEMO, P. Educar pela pesquisa. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 1998. ESCOLA DOMINICAL [Site institucional]. [s.d]. Disponível em: https://www.escoladominical.com.br. Acesso em 19 mar. 2022. ESCOLA DOMINICAL. Downloads. [s.d]. Disponível em: https://www.escoladominical.com.br/downloads/. Acesso em: 19 mar. 2022. ESCOLA DOMINICAL. Videoaula. [s.d]. Disponível em: https://www.escoladominical.com.br/videoaula/. Acesso em: 19 mar. 2022. FERRARINI, Roseli; SAHEB, Daniele; TORRES, Patricia Lupion. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 52, p. 1-30, 2019. FRANÇA, Cyntia Simioni. Tecnologias da informação e comunicação no ensino de história. São Paulo: Pearson, 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 67. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021a. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 77. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021b. GONZÁLEZ, Justo L. Ministério vocação ou profissão: o preparo ministerial ontem, hoje e amanhã. São Paulo: Hagnos, 2012. GUIMARÃES, Ana Lucia. Metodologias ativas: empatia, humildade e protagonismo na sala de aula em tempos de docência online. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS – ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CIET:EnPED), 2018, São Carlos. Anais... São Carlos: CIET:EnPED, 2018. p. 1-12. [pdf]. GUIRALDELLI JR., P. História da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. HERARTH, Helbe Heliamara. Aprendizagem baseada em problemas. Curitiba: Contentus, 2020. HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções: 1789-1848. 45. ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2012. E-book. HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 1995. KENSKY, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2011. LINDBERG, Carter. História da Reforma. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2017. E-book. LOPES, Luís Fernando; FARIA, Adriano Antônio. O que e o quem da EAD: história e fundamentos. Curitiba: Intersaberes, 2013. LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1996. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. MARRA, Cláudio. A igreja discipuladora: orientações da Bíblia e da história para o cumprimento da nossa missão. São Paulo: Cultura Cristã, 2007. MELLO, Cleyson de Moraes; ALMEIDA NETO, Rogério Moura de; PETRILHO, Regina Pentagna. Metodologias ativas: desafios contemporâneos e aprendizagem transformadora. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2019. NEGREIROS FILHO, Francisco. Escola Dominical da Assembleia de Deus e cidadania: um estudo em Belém-PA. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2018. NUNES, Marco Antônio Oliveira. Autonomia como pressuposto ético para a educação: uma leitura de Paulo Freire. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. OLIVEIRA, David Mesquiati. A linhagem reformista dos pentecostais na Reforma radical do século XVI. In: ALENCAR, Gedeon Freire de; LIMA, Daniel Barros; CORREA, Marina Aparecida Oliveira dos Santos (Orgs.). Reforma protestante e pentecostalismo: divergências e convergências. Vitória: Unida; RELEP Brasil; Manaus: Faculdade Boas Novas, 2017, p.13-24. OLIVEIRA, José de. Breve história do movimento pentecostal: dos Atos dos Apóstolos aos dias de hoje. Rio de Janeiro: CPAD, 2012. OLIVEIRA, Sandy Naédia Lucas de; CHAVES, Maria Luana Teixeira; PINTO, Francisca Valmira Almeida; ARAUJO, Jéssika Candido. A escolanovista: uma superação do modelo tradicional? Gepráxis, Vitória da Conquista, v. 7, n. 7, p. 559-570, 2019. PÁDUA, G. D. “Esses professores precisam de reciclagem”: a avaliação dos estudantes da UFU sobre as práticas didáticopedagógicas dos docentes. Diversa Prática, [s.l], v. 1, n. 1, p. 135-152, 2012. PASSOS, João Décio. Pentecostais: origens e começos. São Paulo: Paulinas, 2005. PILETTI, Claudino. Didática geral. 24. ed. São Paulo: Ática, 2010. POMMERENING, Claiton Ivan. Fábrica de pastores: interfaces e divergências entre educação teológica e fé cristã comunitária na teologia pentecostal. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015, p. 56. RAMOS, André Luís. Escola Dominical: história e situação atual. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. ROCHA, Alan Kardec Pereira. A Escola Dominical e os excluídos de Gloucester: um resgate histórico do aspecto sócio-humanizador da educação cristã evangélica como provocação à missão integral. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdade Batista do Paraná, Curitiba, 2017. ROMANI, Carlo. História Contemporânea I. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2011. ROMANOWSKI, J. P.; WACHOWICZ, L. A. Projeto pedagógico do curso de pedagogia na modalidade a distância da Faculdade Internacional de Curitiba. Curitiba: Intersaberes, 2006. SILVA, Antonio Gilberto da. Manual da Escola Dominical: um curso de treinamento para professores iniciantes e de atualização de professores veteranos. 17. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1998. SILVA, Fábia Geisa Amaral; GOÉS, Diná Moraes de Andrade; PEIXOTO, Karine Lima Verde; PEIXOTO, Roberta de Abreu. O futuro do ensino: metodologias ativas na prática docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), VI, 2019, Campina Grande. Anais... Campina Grande: CONEDU, 2019. [pdf]. SOUZA, Lidiane Ribeiro da Silva de. Uma proposta didático-pedagógica para o curso superior de Teologia na modalidade EAD com práticas inovadoras. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba, 2016. SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, IV JORNADA DE PRÁTICA DE ENSINO, XIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM: “INFANCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS” (Arq Mudi), 2007, Maringá. Anais... Maringá: Arq Mudi, 2007. p. 110-114. [pdf]. TOWNS, Elmer L. Enciclopédia da Escola Dominical: um guia de referências para sua ED. Rio de Janeiro: CPAD, 2018. TULER, Marcos. Dicionário de educação cristã: ferramenta indispensável a educadores cristãos de todos os níveis, professores de escola dominical e de seminários teológicos. Rio de Janeiro: CPAD, 2004. TULER, Marcos. Manual do Professor de Escola Dominical: didática aplicada à realidade do ensino cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2018. VAGULA, Edilaine. Didática. Londrina: Educacional, 2014. VASCONCELOS, José Antônio. Metodologia do ensino de história. Curitiba: Intersaberes, 2012. VILAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. Campinas: Papirus, 2008. VINGREN, Ivar. O diário do pioneiro: Gunnar Vingren. 13 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. VOLKWEISS, Anelise; LIMA, Vanessa Mendes de; FERRARO, José Luís Schifino; RAMOS, Maurivan Güntzel. Protagonismo e participação do estudante: desafios e possibilidades. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 1-24, 2019. XAVIER, Libânia Nacif. Para além do campo educacional: um estudo sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Bragança Paulista: EDUSF, 2002.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola Bíblica Dominicalpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectPentecostalismopt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleEducação cristã e práticas inovadoras: um estudo a partir da escola bíblica das Assembleias de Deus em Capanema-PApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Paulo Sérgio Ferreira Barros Júnior.pdfTCC - Paulo Sérgio Ferreira Barros Júnior41,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.