Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/579
Tipo: Dissertação
Título: Educação cristã e práticas inovadoras: um estudo a partir da escola bíblica das Assembleias de Deus em Capanema-PA
Autor(es): Barros Júnior, Paulo Sérgio Ferreira
Primeiro Orientador: Oliveira, David Mesquiati de
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Terceiro membro da banca: Gandra, Valdinei Ramos
Resumo: O objetivo é apresentar uma análise acerca do processo de ensino e aprendizagem na Escola Bíblica Dominical (EBD) da igreja Assembleia de Deus em Capanema, Pará. Busca-se verificar como desenvolver práticas de ensino que contribuam para o desenvolvimento do protagonismo estudantil nas igrejas pentecostais. Parte-se da hipótese de que no processo educativo desenvolvido na EBD predominam práticas tradicionais de ensino. Diante disso, apresenta-se como as metodologias ativas de aprendizagem podem contribuir para a construção de uma aprendizagem crítica, reflexiva, significativa e contextualizada à realidade discente. Para a realização da referida pesquisa, analisou-se o processo de ensino e aprendizagem da EBD a partir do conceito de autonomia no pensamento pedagógico de Paulo Freire e dos pressupostos teóricos das metodologias ativas. O trabalho foi dividido em três capítulos, contendo três subseções cada. Para uma compreensão mais precisa sobre os aspectos pedagógicos da instituição, foram realizadas entrevistas com dois superintendes e quinze docentes da EBD da Assembleia de Deus em Capanema. A partir destes dados, percebeu-se a existência de um perfil educativo mais próximo da educação tradicional. Diante disso, propomos a implementação de um curso livre para docentes da EBD que contempla conhecimentos relacionados à perspectiva da educação ativa, ressaltando-se a importância da inovação, das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs), da autonomia discente e das metodologias ativas como uma possibilidade didática para a implementação de uma educação significativa.
Resumo Alternativo: The present work has the objective of presenting an analysis about the teaching and learning process of the EBD of the Assembly of God church in Capanema. In this sense, with regard to the problem issue, we seek to verify how to develop teaching practices that contribute to the development of student protagonism. It starts from the hypothesis that in the educational process developed in the EBD, traditional teaching practices predominate. In view of this, the objective is to present how active learning methodologies can contribute to the construction of critical, reflective, meaningful learning that is contextualized to the student's reality. In order to carry out this research, an attempt was made to analyze the EBD teaching and learning process based on the concept of autonomy in Paulo Freire's pedagogical thinking and the theoretical budgets of active methodologies. The work was divided into three chapters, each containing three subsections. For a more accurate understanding of the pedagogical aspects of the institution, interviews were conducted with two superintendents and fifteen teachers of the EBD of the Assembly of God in Capanema. Based on these data, the existence of an educational profile closer to traditional education can be seen. In view of this, we propose the implementation of a free course for EBD teachers that includes knowledge related to the perspective of active education, emphasizing the importance of innovation, NICTs, student autonomy and active methodologies as a didactic possibility for the implementation of a meaningful education.
Palavras-chave: Escola Bíblica Dominical
Inovação
Pentecostalismo
Metodologias Ativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/579
Data do documento: 27-Fev-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Paulo Sérgio Ferreira Barros Júnior.pdfTCC - Paulo Sérgio Ferreira Barros Júnior41,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.