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dc.contributor.advisor1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee3Beltrão, Monique Ferreira Monteiro-
dc.creatorGabler, Maria do Carmo Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1629923390263977pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T12:17:48Z-
dc.date.available2023-03-08-
dc.date.available2023-07-26T12:17:48Z-
dc.date.issued2023-03-08-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/577-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the importance of religious education in the education of young people and adults (EJA) at the Pedro Herkenhoff Municipal Elementary School Unit in Vila Velha, Espírito Santo, based on the resistance presented by some students of the program regarding the delivery of classes in the mentioned discipline. The research will emphasize the challenges and perspectives of teachers towards students from the presented problem, through the identification of factors that explain what is the real need for Religious Education in the curriculum of Elementary School students as young people and adults, as well as analyzing the effectiveness of such teachings to them. In order to better understand the research object and answer the proposed problematic, the field research method was approached, through semi-structured interviews and bibliographic review based on the theses defended by authors who make up the main names in the educational area as well as in religious philosophy, such as Sérgio Rogério Azevedo Junqueira and Paulo Freire. The research resulted in a confrontation between didactic and moral aspects by bringing reflections on the trajectory of religious teaching in education, approaching its historical evolution, from when it had its glory years in the time of Imperial Brazil when the focus was on sacred teaching, until years later when he had his moments of withdrawal during the dictatorship and only returned as a subject in the modern school. From this analysis, the work will identify the contribution of religious education in the intellectual and social formation of young people and adults at the U.M.E.F. Pedro Herkenhoff, in Vila Velha, Espírito Santo state.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva analisar a importância do ensino religioso na educação de jovens e adultos (EJA) da Unidade Municipal de Ensino Fundamental Pedro Herkenhoff em Vila Velha, no Espírito Santo, a partir da resistência apresentada por alguns alunos do programa no que tange a ministração de aulas da mencionada disciplina. A pesquisa dará ênfase aos desafios e perspectivas dos professores para com os alunos a partir da problemática apresentada, por meio da identificação de fatores que expliquem qual é a real necessidade do Ensino Religioso na grade de disciplinas dos alunos do Ensino Fundamental enquanto jovens e adultos, bem como analisar a eficácia de tais ensinamentos a eles. Para melhor compreender o objeto da pesquisa e responder a problemática proposta foi abordado o método de pesquisa de campo, por meio de entrevista semiestruturada e revisão bibliográfica baseada nas teses defendidas por autores que compõem os principais nomes na área educacional bem como na filosofia religiosa, como Sérgio Rogério Azevedo Junqueira e Paulo Freire. A pesquisa resultou em um confronto entre aspectos didáticos e morais ao trazer reflexões sobre a trajetória do ensino religioso na educação, abordando a sua evolução histórica, desde quando teve seus anos de glória na época do Brasil Imperial quando o foco era o ensino sagrado, até anos depois quando teve seus momentos de afastamento durante a ditadura e só retornou como disciplina na escola moderna. A partir desta análise, o trabaho identificará a contribuição do ensino religioso na formação intelectual e social de jovens e adultos na U.M.E.F. Pedro Herkenhoff, em Vila Velha, estado do Espírito Santo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-07-26T12:17:48Z No. of bitstreams: 1 TCC - Maria do Carmo de Oliveira Gabler.pdf: 26776810 bytes, checksum: 4aabb68526d66a6e83d1464d05217d4b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T12:17:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Maria do Carmo de Oliveira Gabler.pdf: 26776810 bytes, checksum: 4aabb68526d66a6e83d1464d05217d4b (MD5) Previous issue date: 2023-03-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA importância do Ensino Religioso na Educação de Jovens e Adultos na UMEF Pedro Herkenhoff em Vila Velha/ES: desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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