Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/575
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee2Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee3Lordes, Antônio Wallace-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4081959890791075pt_BR
dc.creatorManfioletti, Giovana Penha Zaché-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4601539029044401pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T12:03:09Z-
dc.date.available2023-02-07-
dc.date.available2023-07-26T12:03:09Z-
dc.date.issued2023-02-07-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/575-
dc.description.abstractThe present work is the result of constant reflection on the theoretical assumptions for the continuing education of teachers in Religious Education in the municipality of Colatina - Espírito Santo, thus generating conflicts arising from the contradictions between the conceptual notes regarding the sciences of Religions, the training of teachers and the knowledge of the curricular unit of Resident Religious Education. Instigated for more than twenty-seven years between teaching practice and guidance, in which it caused concerns about the professional qualification to teach Religious Education in the municipality, thus, the guiding question comes to answer how the teaching identity in Religious Teaching is constructed, from from the analysis of the Colatina Continuing Education program – Projeto Foco. The objectives are to point out teacher training in the construction of professional identity, highlight the plurality of knowledge arising from mediation, establish a relationship between what is proposed in studies of Continuing Education - FOCO and the daily experiences lived in school establishments in the municipal network of collatine education. Noting that the contents developed in the training and what is being carried out in the classrooms are associated with a teaching identity. This mediated knowledge in the formation of Religious Education teachers in Colatina helps, encourages and aligns actions to rediscover stimuli for their intervention in the classroom. Thus, the theoretical contribution supported by Sérgio Junqueira unveils Religious Education, Education, Religion, historical developments, initial and continuing education, professionalization and teaching in Religious Education; in a complementary way, the concepts are expanded with Phillippe Perrenoud category competences and teaching practice; which discusses teacher training, the teacher's profession and continuing education; supporting Paulo Freire in the awareness and autonomy category, leading to thinking about the curriculum, society, politics and the social function of the school. Relating the notes with the legislative arguments against the Science of Religion, teacher training and the knowledge of the discipline of Religious Education. The research methodology used was in the context of a qualitative, descriptive and exploratory approach, in the concrete form of document analysis, bibliography and observation of classes, subject of Religious Education, in four interviewed schools in Colatina, state of Espírito Santo.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é fruto da constante reflexão sobre os pressupostos teóricos para a formação continuada de professores (as) em Ensino Religioso no município de Colatina – Espírito Santo. Assim, geraram-se conflitos oriundos das contradições entre os apontamentos conceituais frente às ciências das Religiões, a formação de professores (as) e os saberes da unidade curricular de Ensino Religioso munícipe. Instigada por mais de vinte e sete anos entre o exercício e a orientação docente, os quais ocasionaram inquietações sobre a habilitação profissional para lecionar Ensino Religioso no município, a pergunta norteadora nos leva buscar resposta de como é construída a identidade docente em Ensino Religioso, a partir da análise do programa de Formação Continuada de Colatina – Projeto Foco. Tem-se como objetivos apontar a formação docente na construção da identidade profissional, destacar a pluralidade de saberes oriundos da mediação, estabelecer uma relação entre o que é proposto nos estudos da Formação Continuada - FOCO e as experiências cotidianas vivenciadas nos estabelecimentos escolares da rede municipal de ensino colatinense. Constatando-se que os conteúdos desenvolvidos na formação e o que está sendo realizado nas salas de aula está associado a uma identidade docente. Este saber mediatizado na formação dos/das professores/as de Ensino Religioso colatinense auxilia, fomenta e alinha ações para reencontrar estímulos na sua intervenção em sala de aula. Assim, o aporte teórico sustentado por Sérgio Junqueira desvenda o Ensino Religioso, a Educação, a Religião, os desdobramentos históricos, a formação inicial e continuada, profissionalização e docência em Ensino Religioso. De forma complementar, ampliam-se os conceitos com Phillippe Perrenoud sobre categoria, competências e prática docente; discutindo a formação docente, profissão do professor e a formação continuada. Perrenoud apoia-se em Paulo Freire na categoria conscientização e autonomia, levando a pensar sobre o currículo, a sociedade, a política e a função social da escola, relacionando os apontamentos com os argumentos legislativos frente à Ciência da Religião, à formação do professor e aos saberes da disciplina de Ensino Religioso. A metodologia de pesquisa utilizada foi no contexto da abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, na forma concreta de análise documental, bibliográfica e observação de aulas da disciplina de Ensino Religioso, em quatro escolas de Colatina, situada no estado do Espírito Santo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-07-26T12:03:09Z No. of bitstreams: 1 TCC - Giovana Penha Zaché Manfioletti.pdf: 18759050 bytes, checksum: 188cdd9dc77b0f875790153fba3dbe1c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T12:03:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Giovana Penha Zaché Manfioletti.pdf: 18759050 bytes, checksum: 188cdd9dc77b0f875790153fba3dbe1c (MD5) Previous issue date: 2023-02-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesBATISTA, Anderson Mendes. Entrevista concedida a Giovana Penha Zaché Manfioletti. Colatina, 10 out. 2022. [E-mail]. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pd. Acesso em: 25 mar. 2021. BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%204.024%2C%20DE%2020%20DE%20DEZEMBRO%20DE%201961.&text=Fixa%20as%20Diretrizes%20e%20Bases%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Nacional. Acesso: 20 mai. 2021. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso: 20 mar. 2021. BRASIL. República Federativa do. Lei 9475, de 22 de julho de 1997. Brasília: Casa Civil. 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9475.htm#:~:text=O%20ensino%20religioso%2C%20de%20matr%C3%ADcula,vedadas%20quaisquer%20formas%20de%20proselitismo. Acesso: 07 mai. 2022. BRASIL. República Federativa do. PC 097/99. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. Brasília: Diário Oficial da União. 1999. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp097_99.pdf Acesso em: 17 mai. 2022. CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 2001. COLATINA, Prefeitura Municipal de. Continuum curricular 2020-2021. Colatina: SEMED. 2020b. COLATINA. Prefeitura Municipal de. Decreto nº 4.424, de 09 de fevereiro de 1998. Autoriza firmar convênio de municipalização do Ensino com o Estado do Espírito Santo. Gabinete do Prefeito. Espírito Santo. 1998. COLATINA. Prefeitura Municipal de. Plano de Ensino: componente Ensino Religioso, Secretaria Municipal de Educação. Colatina: SEMED. 2012. COLATINA. Prefeitura Municipal de. REGIMENTO COMUM DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE COLATINA - ES. Secretaria Municipal de Educação. Colatina: SEMED. 2010. COLATINA. Prefeitura Municipal de. Tecendo em Rede - Proposta completa. Colatina: SEMED. 2020a. Disponível em: https://sites.google.com/view/portal-semed-colatina/ensino-fundamental/documentos-orientadores-e-de-registro?authuser=0 Acesso em: 20 ago. 2022. DETTON, Carla Patrícia da Silva. Resposta pessoal do questionário. Colatina. 2022. [E-mail] ESPÍRITO SANTO (Estado). Assembleia Legislativa do. Constituição do Estado do Espírito Santo 1989. Vitória: Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo. 2012. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.al.es.gov.br/appdata/anexos_internet/downloads/c_est.pdf. Acesso em: 12 mai. 2022. ESPÍRITO SANTO (Estado). Associação dos Município do. Diário oficial dos municípios. Edição nº 2.008. Vitória: Departamento de Imprensa oficial do Estado do Espírito Santo. 2022, p. 190-516. ESPÍRITO SANTO (Estado). Decreto nº 8404, de 27 de março de 1998. Integra à Rede Municipal os estabelecimentos da Rede Estadual municipalizadas. Gabinete do Governador. Espírito Santo. 1998. ESPÍRITO SANTO (Estado). Resolução CEE/ES n.º 1.900, de 26 de novembro de 2009. Disponível em: https://cee.es.gov.br/Media/cee/Leis/Resolucoes/res1900-1.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021. ESPÍRITO SANTO (Estado). Resolução CEE/ES nº 3.777, de 31 de dezembro de 2014 Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CEE-ES_res3777.pdf?query=Educacao%20Especial. Acesso em: 20 jun. 2021. ESPÍRITO SANTO (ESTADO). Resolução CEE/ES Nº 5.190, de 27 de dezembro de 2018. Disponível em:https://normativasconselhos.ifal.edu.br/normativa/pdf/mpb-es-res5190-sedu-gs-curriculo-es-27-12-2018-607d84124dc2b-pdf. Acesso em: 20 jun.2021. ESPÍRITO SANTO (Estado). Resolução nº: 1900/2009. Vitória: Conselho Estadual de Educação. 2009b. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://cee.es.gov.br/Media/cee/Leis/Parecer/Par2197.pdf. Acesso em: 07 mai. 2022. ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria de Educação. Currículo Básico Estadual. Ensino Fundamental: Ano Finais: Área de Ciências Humanas. Vitória: SEDU. 2009a. Disponível em:https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/Curr%C3%ADculo/SEDU_Curriculo_Basico_Escola_Estadual_(FINAL).pdf. Acesso em: 01 dez. 2021. ESPÍRITO SANTO (ESTADO). Secretaria de Educação. Currículo ES 2020. Ensino Fundamental: Ano Finais: Área de Ciências Humanas e Área de Ensino Religioso. Vitória: SEDU. 2020. Disponível em: file https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/documentos/. Acesso em: 20 dez. 2021. FERRAÇO, Carlos Eduardo. Currículo, formação continuada de professores e cotidiano escolar: fragmentos de complexidade das redes vividas. São Paulo: Editora Cortez, 2005. FONAPER [Site institucional]. Apresentação. [s.d.]. Disponível em: Acesso em: 25 mai. 2022. FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. São Paulo: UNESP, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001b. FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2001a. FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 2003. GATTI, Bernadete. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas: Autores, 1997. IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. O processo de escolarização do ensino religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. JUNQUEIRA, Sérgio R. A; WAGNER, Raul. Ensino Religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2011. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo (cidade): Cortez, 2013. NEVES, Wanderson Pereira. Explicação na aula de Ensino Religioso. Colatina. 2022. [E-mail]. NÓVOA, Antônio (Org.); HAMELINE, Daniel; SACRISTÁN, José Gimeno; ESTEVE, José M.; WOODS, Peter e CAVACO, Maria Helena. Profissão professor. Portugal: Porto, 1999. OLIVEIRA, Lilian Blank de; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; ALVES, Luiz Alberto Souza e KEIM, Ernesto Jacob. Ensino Religioso: no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2007. PERRENOUD. Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed. 2000. SAVIANI, Demerval. Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica. Campinas: Autores Associados. 1996. SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: Autores Associados. 1999. SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados. 2011. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documento de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ºed. Belo Horizonte: Autêntica. 2011. SOARES, Afonso Maria Ligorio. Ciência da Religião, Ensino Religioso e Formação Docente. Revista de Estudos da Religião. Set/2009. Disponível em: https://www.pucsp.br/rever/rv3_2009/t_soares.pdf. Acesso em: 15 mar. 2021. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2008. TRISTÃO, Martha. As dimensões e os desafios da Educação Ambiental na Sociedade do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2002.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectIdentidade e Currículopt_BR
dc.subjectPrática e Sala de aulapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleFormação de professores/as em Ensino Religioso: regulamentação e os processos formativos em Colatina no Estado do Espírito Santopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Giovana Penha Zaché Manfioletti.pdfTCC - Giovana Penha Zaché Manfioletti18,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.