Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/575
Tipo: Dissertação
Título: Formação de professores/as em Ensino Religioso: regulamentação e os processos formativos em Colatina no Estado do Espírito Santo
Autor(es): Manfioletti, Giovana Penha Zaché
Primeiro Orientador: Stephanini, Valdir
Primeiro membro da banca: Stephanini, Valdir
Segundo membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Terceiro membro da banca: Lordes, Antônio Wallace
Resumo: O presente trabalho é fruto da constante reflexão sobre os pressupostos teóricos para a formação continuada de professores (as) em Ensino Religioso no município de Colatina – Espírito Santo. Assim, geraram-se conflitos oriundos das contradições entre os apontamentos conceituais frente às ciências das Religiões, a formação de professores (as) e os saberes da unidade curricular de Ensino Religioso munícipe. Instigada por mais de vinte e sete anos entre o exercício e a orientação docente, os quais ocasionaram inquietações sobre a habilitação profissional para lecionar Ensino Religioso no município, a pergunta norteadora nos leva buscar resposta de como é construída a identidade docente em Ensino Religioso, a partir da análise do programa de Formação Continuada de Colatina – Projeto Foco. Tem-se como objetivos apontar a formação docente na construção da identidade profissional, destacar a pluralidade de saberes oriundos da mediação, estabelecer uma relação entre o que é proposto nos estudos da Formação Continuada - FOCO e as experiências cotidianas vivenciadas nos estabelecimentos escolares da rede municipal de ensino colatinense. Constatando-se que os conteúdos desenvolvidos na formação e o que está sendo realizado nas salas de aula está associado a uma identidade docente. Este saber mediatizado na formação dos/das professores/as de Ensino Religioso colatinense auxilia, fomenta e alinha ações para reencontrar estímulos na sua intervenção em sala de aula. Assim, o aporte teórico sustentado por Sérgio Junqueira desvenda o Ensino Religioso, a Educação, a Religião, os desdobramentos históricos, a formação inicial e continuada, profissionalização e docência em Ensino Religioso. De forma complementar, ampliam-se os conceitos com Phillippe Perrenoud sobre categoria, competências e prática docente; discutindo a formação docente, profissão do professor e a formação continuada. Perrenoud apoia-se em Paulo Freire na categoria conscientização e autonomia, levando a pensar sobre o currículo, a sociedade, a política e a função social da escola, relacionando os apontamentos com os argumentos legislativos frente à Ciência da Religião, à formação do professor e aos saberes da disciplina de Ensino Religioso. A metodologia de pesquisa utilizada foi no contexto da abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, na forma concreta de análise documental, bibliográfica e observação de aulas da disciplina de Ensino Religioso, em quatro escolas de Colatina, situada no estado do Espírito Santo.
Resumo Alternativo: The present work is the result of constant reflection on the theoretical assumptions for the continuing education of teachers in Religious Education in the municipality of Colatina - Espírito Santo, thus generating conflicts arising from the contradictions between the conceptual notes regarding the sciences of Religions, the training of teachers and the knowledge of the curricular unit of Resident Religious Education. Instigated for more than twenty-seven years between teaching practice and guidance, in which it caused concerns about the professional qualification to teach Religious Education in the municipality, thus, the guiding question comes to answer how the teaching identity in Religious Teaching is constructed, from from the analysis of the Colatina Continuing Education program – Projeto Foco. The objectives are to point out teacher training in the construction of professional identity, highlight the plurality of knowledge arising from mediation, establish a relationship between what is proposed in studies of Continuing Education - FOCO and the daily experiences lived in school establishments in the municipal network of collatine education. Noting that the contents developed in the training and what is being carried out in the classrooms are associated with a teaching identity. This mediated knowledge in the formation of Religious Education teachers in Colatina helps, encourages and aligns actions to rediscover stimuli for their intervention in the classroom. Thus, the theoretical contribution supported by Sérgio Junqueira unveils Religious Education, Education, Religion, historical developments, initial and continuing education, professionalization and teaching in Religious Education; in a complementary way, the concepts are expanded with Phillippe Perrenoud category competences and teaching practice; which discusses teacher training, the teacher's profession and continuing education; supporting Paulo Freire in the awareness and autonomy category, leading to thinking about the curriculum, society, politics and the social function of the school. Relating the notes with the legislative arguments against the Science of Religion, teacher training and the knowledge of the discipline of Religious Education. The research methodology used was in the context of a qualitative, descriptive and exploratory approach, in the concrete form of document analysis, bibliography and observation of classes, subject of Religious Education, in four interviewed schools in Colatina, state of Espírito Santo.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Formação Docente
Identidade e Currículo
Prática e Sala de aula
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/575
Data do documento: 7-Fev-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Giovana Penha Zaché Manfioletti.pdfTCC - Giovana Penha Zaché Manfioletti18,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.