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Tipo: Dissertação
Título: O papel da escola na defesa da tolerância religiosa na sociedade: o Componente Curricular Ensino Religioso como promotor do respeito
Autor(es): Santos, Cristiano Silva
Primeiro Orientador: Stephanini, Valdir
Primeiro membro da banca: Stephanini, Valdir
Segundo membro da banca: McGeoch, Graham Gerald
Terceiro membro da banca: Aroeira, Kalline Pereira
Resumo: O presente estudo tem a finalidade de identificar de que maneira a escola pode atuar na defesa da tolerância religiosa na sociedade, sendo o componente curricular de Ensino Religioso um instrumento adequado para promover o respeito. Pretende-se, com isso, responder ao seguinte questionamento de pesquisa: De que maneira o Componente Curricular de Ensino Religioso pode ser útil para proporcionar a tolerância religiosa e a promoção de uma cultura de paz? Como hipótese, estabelece-se que o Ensino Religioso promove o conhecimento da pluralidade religiosa e da necessidade de respeitá-la. Considera-se um cenário marcado pela intolerância, desrespeito, preconceito e pelas diversas formas de violência diante de um contexto plural da sociedade brasileira. Diante disso, o presente estudo realizou uma pesquisa bibliográfica, em que foram selecionados materiais pertinentes ao tema em questão. Como critérios de inclusão, utilizou-se artigos e doutrinas publicados entre 2005 e 2022, em língua nacional e relevantes para o embasamento teórico da dissertação. Concluiu-se que o Ensino Religioso, enquanto área do conhecimento, pode ser utilizado como instrumento útil e adequado para proporcionar o diálogo e o respeito do contexto educacional e, consequentemente, formar cidadãos capazes de compreender que a pluralidade e a liberdade religiosa é um direito fundamental expressamente assegurado, cabendo o respeito e a tolerância.
Resumo Alternativo: The present study aims to identify how the school can act in the defense of religious tolerance in society, and the curricular component of Religious Education is an appropriate instrument to promote respect. It is intended, therefore, to answer the following research question: How can the Curricular Component of Religious Education be useful to provide religious tolerance and the promotion of a culture of peace? As a hypothesis, it is established that Religious Teaching promotes the knowledge of religious plurality and the need to respect it. It is considered a scenario marked by intolerance, disrespect, prejudice and the various forms of violence in the face of a plural context of Brazilian society. Therefore, the present study carried out a bibliographical research, in which materials relevant to the theme in question were selected. As inclusion criteria, articles and doctrines published between 2005 and 2022 were used, in national language and relevant to the theoretical basis of the dissertation. It was concluded that Religious Education, as an area of knowledge, can be used as a useful and appropriate instrument to provide dialogue and respect for the educational context and, consequently, to train citizens capable of understanding that plurality and religious freedom is a fundamental right expressly guaranteed, with respect and tolerance.
Palavras-chave: Tolerância Religiosa
Ensino Religioso
Liberdade Religiosa
Laicidade.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/574
Data do documento: 9-Fev-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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