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dc.contributor.advisor1Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Abdruschin Schaffer-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee3Brotto, Léia Damasceno de Aguiar-
dc.creatorCosta, Carolina Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0816281514369262pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T11:49:06Z-
dc.date.available2022-12-14-
dc.date.available2023-07-26T11:49:06Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/573-
dc.description.abstractThis paper addresses peace education as the main theme. Therefore, it was intended to answer the following research question: What advances can the configuration of a school discipline on the Culture of Peace, worked in partnership with Religious Education, have for the horizon of education for peace? It is hypothesized that the foundation of the Culture of Peace in school, through the discipline of Religious Education, allows the reflection and implementation of educational practices capable of transforming the conflicting environment into a space of dialogue, tolerance and respect. For the correct basis of the proposed theme, we used works by several authors, including Almeida (2021); Andrade e Silva (2020); Bicalho (2020); Boonen (2011); Evans and Vaandering (2018); Huff Junior (2009); Thiollent and Colette (2014); Passeri (2020); Pranis (2010; 2019); Streck (2012); Vicente (2015). The main objective of the research was to build a course planning that aims to articulate the concepts of Peace Culture in school with the discipline of Religious Education as well as to promote the execution of the proposal assuming an experiential character and complementary to the reflexive approach on the subject in Religious Education. Regarding the methodology, bibliographic research was used, through which a search and selection of previously elaborated materials was made, such as doctrines, scientific articles, journals and journals. Furthermore, the qualitative approach was used to analyze and discuss the results obtained with the bibliographic survey. At the end of the research it is understood that it is essential to provide citizens with the notion of the breadth and complexity involved in building a Culture of Peace, especially in relation to promoting in each being a critical thought about society reflecting on how this constitutes its relations allows, step by step its structures to be gradually, modified in search of a more convivent world.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda como tema principal a educação para a paz. Assim sendo, pretendeu-se responder ao seguinte questionamento de pesquisa: Quais os avanços que a configuração de uma disciplina escolar sobre a Cultura de Paz, trabalhada em parceria com o Ensino Religioso pode ter para o horizonte da educação para a paz? Parte-se da hipótese de que a fundamentação da Cultura de Paz na escola, através da disciplina de Ensino Religioso, permite a reflexão e a implementação de práticas educativas capazes de transformar o ambiente conflituoso em espaço de diálogo, tolerância e respeito. Para o correto embasamento do tema proposto, utilizou-se obras de diversos autores, entre os quais, Almeida (2021); Andrade e Silva (2020); Bicalho (2020); Boonen (2011); Evans e Vaandering (2018); Huff Júnior (2009); Thiollent e Colette (2014); Passeri (2020); Pranis (2010; 2019); Streck (2012); Vicente (2015). O objetivo principal da pesquisa foi de construir um planejamento de curso que visa articular os conceitos da Cultura de Paz na escola com a disciplina de Ensino Religioso bem como promover a execução da proposta assumindo um caráter vivencial e complementar à abordagem reflexiva sobre o tema no Ensino Religioso. No que tange à metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, por meio da qual foi feita uma busca e seleção de materiais previamente elaborados, tais como doutrinas, artigos científicos, revistas e periódicos. Ainda, utilizou-se a abordagem qualitativa para análise e discussão dos resultados obtidos com o levantamento bibliográfico. Ao final da pesquisa compreende-se que é fundamental proporcionar aos cidadãos a noção da amplitude e complexidade envolvida na edificação de uma Cultura de Paz, principalmente em relação a promover em cada ser um pensamento crítico sobre a sociedade refletindo sobre como essa constitui suas relações permite que, passo a passo suas estruturas sejam aos poucos, modificadas em busca de um mundo mais convivente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-07-26T11:49:06Z No. of bitstreams: 1 TCC - Carolina Soares Costa.pdf: 17109220 bytes, checksum: fa2ce3a2eff70b325547a455dd40a337 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T11:49:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Carolina Soares Costa.pdf: 17109220 bytes, checksum: fa2ce3a2eff70b325547a455dd40a337 (MD5) Previous issue date: 2022-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura de Pazpt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectJustiça Restaurativapt_BR
dc.subjectCírculos de Pazpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO Ensino Religioso e a cultura de paz: uma vivência dos círculos de paz no ambiente escolar de tempo integral da UMEF Reverendo Antônio da Silva Cosmopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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