Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/573
Tipo: Dissertação
Título: O Ensino Religioso e a cultura de paz: uma vivência dos círculos de paz no ambiente escolar de tempo integral da UMEF Reverendo Antônio da Silva Cosmo
Autor(es): Costa, Carolina Soares
Primeiro Orientador: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Primeiro membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Segundo membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaffer
Terceiro membro da banca: Brotto, Léia Damasceno de Aguiar
Resumo: O presente trabalho aborda como tema principal a educação para a paz. Assim sendo, pretendeu-se responder ao seguinte questionamento de pesquisa: Quais os avanços que a configuração de uma disciplina escolar sobre a Cultura de Paz, trabalhada em parceria com o Ensino Religioso pode ter para o horizonte da educação para a paz? Parte-se da hipótese de que a fundamentação da Cultura de Paz na escola, através da disciplina de Ensino Religioso, permite a reflexão e a implementação de práticas educativas capazes de transformar o ambiente conflituoso em espaço de diálogo, tolerância e respeito. Para o correto embasamento do tema proposto, utilizou-se obras de diversos autores, entre os quais, Almeida (2021); Andrade e Silva (2020); Bicalho (2020); Boonen (2011); Evans e Vaandering (2018); Huff Júnior (2009); Thiollent e Colette (2014); Passeri (2020); Pranis (2010; 2019); Streck (2012); Vicente (2015). O objetivo principal da pesquisa foi de construir um planejamento de curso que visa articular os conceitos da Cultura de Paz na escola com a disciplina de Ensino Religioso bem como promover a execução da proposta assumindo um caráter vivencial e complementar à abordagem reflexiva sobre o tema no Ensino Religioso. No que tange à metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, por meio da qual foi feita uma busca e seleção de materiais previamente elaborados, tais como doutrinas, artigos científicos, revistas e periódicos. Ainda, utilizou-se a abordagem qualitativa para análise e discussão dos resultados obtidos com o levantamento bibliográfico. Ao final da pesquisa compreende-se que é fundamental proporcionar aos cidadãos a noção da amplitude e complexidade envolvida na edificação de uma Cultura de Paz, principalmente em relação a promover em cada ser um pensamento crítico sobre a sociedade refletindo sobre como essa constitui suas relações permite que, passo a passo suas estruturas sejam aos poucos, modificadas em busca de um mundo mais convivente.
Resumo Alternativo: This paper addresses peace education as the main theme. Therefore, it was intended to answer the following research question: What advances can the configuration of a school discipline on the Culture of Peace, worked in partnership with Religious Education, have for the horizon of education for peace? It is hypothesized that the foundation of the Culture of Peace in school, through the discipline of Religious Education, allows the reflection and implementation of educational practices capable of transforming the conflicting environment into a space of dialogue, tolerance and respect. For the correct basis of the proposed theme, we used works by several authors, including Almeida (2021); Andrade e Silva (2020); Bicalho (2020); Boonen (2011); Evans and Vaandering (2018); Huff Junior (2009); Thiollent and Colette (2014); Passeri (2020); Pranis (2010; 2019); Streck (2012); Vicente (2015). The main objective of the research was to build a course planning that aims to articulate the concepts of Peace Culture in school with the discipline of Religious Education as well as to promote the execution of the proposal assuming an experiential character and complementary to the reflexive approach on the subject in Religious Education. Regarding the methodology, bibliographic research was used, through which a search and selection of previously elaborated materials was made, such as doctrines, scientific articles, journals and journals. Furthermore, the qualitative approach was used to analyze and discuss the results obtained with the bibliographic survey. At the end of the research it is understood that it is essential to provide citizens with the notion of the breadth and complexity involved in building a Culture of Peace, especially in relation to promoting in each being a critical thought about society reflecting on how this constitutes its relations allows, step by step its structures to be gradually, modified in search of a more convivent world.
Palavras-chave: Cultura de Paz
Ensino Religioso
Justiça Restaurativa
Círculos de Paz
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/573
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Carolina Soares Costa.pdfTCC - Carolina Soares Costa16,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.