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Tipo: Dissertação
Título: Cosmovisão ética como competência transversal na formação e capacitação de professores (as) do Ensino Religioso do município de São José - SC
Autor(es): Dias, Antônio Cláudio Borges
Primeiro Orientador: Stephanini, Valdir
Primeiro membro da banca: Stephanini, Valdir
Segundo membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Terceiro membro da banca: Brotto, Júlio Cezar de Paula
Resumo: O presente trabalho propõe efetivar a produção de itinerários temáticos com a intenção de propiciar a formação de valores humanos pautados na cosmovisão ética como competência transversal, a fim de capacitar os(as) educadores(as) do Ensino Religioso para trabalhar com a formação de valores, os quais são indispensáveis à vida e às relações estabelecidas entre as pessoas, formação essa que se faz necessária na contribuição para uma maior solidez nos programas de formação do(as) docentes do Ensino Religioso no município de São José, SC. O problema definido teve como questão: quais os referenciais éticos que poderão contribuir na construção de itinerário, reflexões e dinâmicas, tendo em vista à formação continuada dos professores(as) do Ensino Religioso? A hipótese está relacionada com a cosmovisão ética, os princípios e valores que norteiam as ações humanas e as consequências resultantes destas noções. O objetivo busca desenvolver itinerários pedagógicos no intuito de implementar o desenvolvimento da proposta formativa. A pesquisa foi desenvolvida tendo cunho bibliográfico e consistiu na etapa inicial, com a finalidade de agrupar e reunir as informações e que serviram de base na elaboração e construção da investigação e dos itinerários que se propuseram a partir do tema em questão. No ato de refletir sobre as relações do ser humano, é imprescindível entender a maneira como ele pensa, age, crê e decide. Por essa razão, faz-se necessário identificar as lentes cosmovisionais que norteiam sua ação, verificando as consequências éticas com todas as imprecisões e limitações de seu discurso. A pesquisa está estruturada em três capítulos assim distribuídos: no primeiro capítulo aborda concepções, princípios, fundamentos e cosmovisões da ética e moral humana. O segundo capítulo traz os valores humanos e visão de mundo nos modos de ser ético. O terceiro capítulo desenvolve o itinerário de dinâmicas para formação continuada dos profissionais do Ensino Religioso. A viabilização do processo do trabalho prático, ou seja, de como encaminhar metodologicamente as dinâmicas e reflexões, trabalhando com os(as) educadores(as) a partir de três pilares, do saber, do fazer e do ser, três grandes momentos, inseparáveis e imbricados um ao outro. O itinerário formativo e reconhecimento da concepção de mundo que pauta a vida, passando pela crítica e em último momento a ressignificação ou reelaboração no sentido de uma nova concepção orientada e articulada, coerente à cosmovisão ética como competência transversal na formação e capacitação dos(as) educadores(as) do Ensino Religioso.
Resumo Alternativo: The present work proposes to carry out the production of thematic itineraries with the intention of promoting the formation of human values based on the ethical worldview as a traversal competence, in order to train Religious Education educators to work with the formation of values, which are indispensable to life and to the relationships established between people, training that is necessary in contributing to greater solidity in training programs for Religious Education teachers in the municipality of São José-SC. The defined problem had the following question: what are the ethical references that can contribute to the construction of an itinerary, reflections and dynamics, with a view to the continuing education of Religious Education teachers? The hypothesis is related to the ethical worldview, the principles and values that guide human actions and the consequences resulting from these notions. The objective seeks to develop pedagogical itineraries in order to implement the development of the training proposal. The research was carried out with a bibliographic nature and consisted of the initial stage, with the purpose of grouping and gathering the information that served as a basis for the elaboration and construction of the investigation and the itineraries that were proposed from the theme in question. In the act of reflecting on the relationships of human beings, it is essential to understand the way they think, act, believe and decide. For this reason, it is necessary to identify the cosmovisional lenses that guide his action, verifying the ethical consequences with all the inaccuracies and limitations of his speech. The research is structured in three chapters, distributed as follows: the first chapter deals with conceptions, principles, foundations and worldviews of human ethics and morals. The second chapter brings human values and worldview in ways of being ethical. The third chapter develops the itinerary of dynamics for the continuing education of Religious Education professionals. The feasibility of the practical work process, that is, how to methodologically direct the dynamics and reflections, working with the educators from three pillars, of knowing, of doing and of being, three great moments, inseparable and intertwined with each other. The formative itinerary and recognition of the conception of the world that guides life, passing through criticism and, at the last moment, the resignification or re elaboration towards a new oriented and articulated conception, consistent with the ethical cosmovision as a transversal competence in the formation and qualification of educators of Religious Education.
Palavras-chave: Cosmovisão
Ética
Valores humanos
Formação
Itinerários temáticos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/572
Data do documento: 15-Fev-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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