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dc.contributor.advisor1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee2Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee3Marlow, Rosani Muniz-
dc.creatorBernardes, Andréa Marins Coutinho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7484043525091853pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T11:37:54Z-
dc.date.available2023-03-20-
dc.date.available2023-07-26T11:37:54Z-
dc.date.issued2023-03-20-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/571-
dc.description.abstractIt presents the synthesis of the Professional Master's thesis in Sciences of Religions, whose title is: contributions of the significant learning of David Paul Ausubel for Religious Education at the State Center for Elementary and Secondary Education in Full Time (CEEFMTI) “Antônio Acha” in Mimoso do Sul. PE, in Mimoso do Sul on the theory of Meaningful Learning and to what extent this theory can be used as a tool in the curricular methodology of RE classes at the full-time school (CEEFMTI) “Antônio Acha”? As a general objective, the study presents: David Paul Ausubel's theory on Meaningful Learning to teachers so that these professionals possibly come to take this theory as a powerful instrument of curricular methodological support and thus promote the interaction between learning and the/ the student. So that, after reaching the results of this objective, we can suggest some proposals for interventions that can give meaning to the RE classes at the school institution (CEEFMTI) “Antônio Acha”. Specifically, we seek to a) Present David Paul Ausubel's theory of Meaningful Learning as a theoretical framework to build significant methodological tools that lead students to feel responsible for their learning in RE classes: b) To know the main religious characteristics of Mimoso do Sul: c) To present possibilities of contributions from David Paul Ausubel's Meaningful Learning that may favor the application of RE contents in schools of Mimoso do Sul as an educational product. Under the lens of David Paul Ausubel, Paulo Freire and Emerson da Silveira e Sérgio Junqueira. It is concluded that teachers need to break with traditional and proselytizing practices, re-signifying their practices to attract students. Having the continuing education based on the Studies of Religions as the basis to argue with the local community about the RE curriculum.pt_BR
dc.description.resumoApresenta-se a síntese da dissertação de Mestrado Profissional em Ciências das Religiões, cujo título é: Contribuições da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel para o Ensino Religioso no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) “Antônio Acha” em Mimoso do Sul/ES. A pesquisa procura responder à seguinte questão investigativa: quais as concepções dos/as professores/as regentes, de Ensino Religioso e dos coordenadores/as e pedagogos/as que atuam nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em Mimoso do Sul-ES, sobre a teoria da aprendizagem significativa, e em que medida essa teoria pode ser utilizada como ferramenta na metodologia curricular das aulas de Ensino Religioso na escola de tempo integral (CEEFMTI) “Antônio Acha”? Como objetivo geral, o estudo pretende: apresentar a teoria de David Paul Ausubel sobre a aprendizagem significativa aos/às professores/as para que esses profissionais, possivelmente, venham tomá-la como instrumento potente de apoio metodológico curricular e, assim, promover a interação entre a aprendizagem e o/a estudante. Após alcançar os resultados desse objetivo, pretende-se sugerir algumas propostas de intervenções para atribuir sentido às aulas de Ensino Religioso na instituição escolar (CEEFMTI) “Antônio Acha”. Em relação aos objetivos específicos, busca-se: apresentar a teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel como referencial teórico para construir ferramentas metodológicas significativas que levem os/as estudantes a se sentirem responsáveis por sua aprendizagem nas aulas de Ensino Religioso; conhecer as principais características religiosas do Município de Mimoso do Sul-ES; apresentar possibilidades de contribuições da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel no intuito de favorecer a aplicação dos conteúdos de Ensino Religioso nas escolas de Mimoso do Sul-ES, como forma de produto educacional. Sob as lentes de David Paul Ausubel, Paulo Freire, Emerson da Silveira e Sérgio Junqueira, conclui-se que os/as professores/as precisam romper com práticas tradicionais e proselitistas, ressignificando suas práticas para atrair os/as estudantes, tendo na formação continuada, baseada nas Ciências das Religiões, o ambasamento para argumentar com a comunidade escolar sobre o currículo de Ensino Religioso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-07-26T11:37:54Z No. of bitstreams: 1 TCC - Andréa Marins Coutinho Bernardes.pdf: 16466668 bytes, checksum: 0bdf067f518ed3c9c03cf2a24ab6cc07 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectCiência das Religiõespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID PAUL AUSUBEL PARA O ENSINO RELIGIOSO NO CENTRO ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL (CEEFMTI) “ANTÔNIO ACHA” EM MIMOSO DO SUL/ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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