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Tipo: Dissertação
Título: FAMÍLIA, ESCOLA E RELIGIÃO: ASPECTOS IMPORTANTES PARA A REINSERÇÃO SOCIAL DO ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE ATO INFRACIONAL A PARTIR DA CASA DE SEMILIBERDADE MARISTA EM VILA VELHA/ES
Autor(es): SILVA, STANLEY AMARANTE DA
Primeiro Orientador: Ulrich, Claudete Beise
Primeiro membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Segundo membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Terceiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Resumo: A presente dissertação trata do adolescente em ato infracional e a importância da medida socioeducativa para a sua reinserção na sociedade. Neste sentido, apresenta um breve histórico sobre a construção da infância, da família e da escola e aponta para as mudanças na forma de entender a família, a partir da Constituição de 1988. Da mesma forma, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECRIAD) apresenta as crianças e os adolescentes como portadores de direitos. A cidadania é o viés fundamental para entender a infância e a juventude, desta forma, se desconstrói o conceito de jovem infrator. A segunda parte do trabalho busca entender a infância e a adolescência e a questão da vulnerabilidade social. Para o adolescente em ato infracional aponta-se a justiça restaurativa, através de medidas socioeducativas. Neste sentido, a Casa de Semiliberdade Marista é apresentada com sua proposta pedagógica que visa uma educação integral, a partir dos quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer. Esta pedagogia se efetiva na constituição com as parcerias, isto é, as redes para o processo de ressocialização do adolescente em ato infracional. Na última parte do trabalho, reflete-se sobre a importância das redes que se estabelecem com a família, a escola, o mercado de trabalho e a experiência com a espiritualidade. Nesta perspectiva, analisa-se também a pesquisa realizada com 31 jovens que residem na Casa de Semiliberdade Marista, estudantes em duas UMEF’s de Vila Velha (Unidade Municipal de Ensino Fundamental) Senador João de Medeiros Calmon, localizada na Praia das Gaivotas e Dep.Mikeil Chequer, localizada no Bairro de Boa Vista, buscando perceber quais são os valores religiosos e morais colocados como importantes pelos adolescentes para o seu processo de ressocialização e recuperação da auto-estima e cidadania.
Resumo Alternativo: This dissertation deals with adolescents in an infraction and the importance of the socio-educational measure for their reintegration into society. In this respect, it presents a brief background about the construction of childhood, family and school and points to the changes in the way of understanding the family, from the 1988 Constitution. Likewise, the Child and Adolescent Statute (ECRIAD) presents children and adolescents as rights holders. Citizenship is the fundamental bias for understanding childhood and youth, in that way is constructed the concept of young offender. The second part of the work seeks to understand childhood and adolescence and the issue of social vulnerability. For the adolescent in an infraction act, restorative justice is pointed out, through socio-educational measures. In this respect, the Marist Semiliberty House is presented with its pedagogical proposal that aims at an integral education, starting from the four pillars of education: learning to be, learning to live, learning to do and learning to know. This pedagogy is effective in the constitution with the partnerships, that is, the networks for the process of resocialization of the adolescent in an infraction. In the latter part of the paper, we reflect on the importance of the networks that are established with the family, the school, the labor market and the experience with spirituality. In this perspective, the research carried out with 31 young people residing in the House of Semiliberda de Marista, students in two UMEF's in Vila Velha (Municipal Elementary School), Senador João de Medeiros Calmon, located in Gaivotas and Dep.Mikeil Beach Checker, located in the neighborhood of Boa Vista, seeking to understand what are the religious and moral values placed as important by adolescents for their process of resocialization and recovery of self-esteem and citizenship.
Palavras-chave: adolescente; cidadania; família; escola; reinserção
Teen; citizenship; family; school; reinsertion.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/57
Data do documento: 11-Mai-2017
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