Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.creatorJesus, Maria Lina Rodrigues de-
dc.creator.LattesNão aplicávelpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-06T16:46:29Z-
dc.date.available2022-06-27-
dc.date.available2023-03-06T16:46:29Z-
dc.date.issued2022-06-27-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/562-
dc.description.abstractNão aplicávelpt_BR
dc.description.resumoO artigo analisa a interface entre a Educação Cristã e a Educação em Direitos Humanos. O objetivo geral consiste em responder a seguinte questão-problema: como se dá a interface entre a Educação Cristã, sob a ótica de Lawrence O. Richards, e a Educação em Direitos Humanos à luz do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH)? Já os objetivos específicos são: contextualizar a Educação Cristã (EC), com base em Lawrence O. Richards e demais pesquisadores/as desse tema, com vistas a identificar conceitos teóricos e metodológicos – princípios, valores e dimensões; realizar uma revisão teórica a respeito da Educação em Direitos Humanos (EDH); analisar se há inter-relação entre esta e a Educação Cristã. Conforme pontuado, a metodologia é bibliográfica e documental. O artigo está organizado em três seções: a primeira trata da realidade atual, frente à cultura de violações de Direitos Humanos na sociedade e na comunidade de fé, destacando a vida como tema central da Educação em Direitos Humanos; a segunda apresenta a Educação Cristã na interface com a Educação em Direitos Humanos, privilegiando questões teóricas e uma breve contextualização da Educação Cristã em seu processo histórico de construção e de prática, à luz do pensamento Lawrence e outros/as pensadores/as, sem perder de vista os aspectos da Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional (LDB); a terceira aponta possíveis pistas de um novo paradigma para a Educação Cristã, rumo à construção da cultura de Direitos Humanos na comunidade de fé.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-03-06T16:46:29Z No. of bitstreams: 1 TCC - Maria Lina.pdf: 311416 bytes, checksum: 340ac5eab42f1454cda53e67855f5dbc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-06T16:46:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Maria Lina.pdf: 311416 bytes, checksum: 340ac5eab42f1454cda53e67855f5dbc (MD5) Previous issue date: 2022-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 2pt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. [Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 04 fev. 2022. _______. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Ministério dos Direitos Humanos, 2008. BÍBLIA de Jerusalém: Nova edição revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2002. BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Curso de ética jurídica: ética geral e profissional. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2007. CARBONARI, Paulo César. Educação em Direitos Humanos: esboço de reflexão conceitual. In: Encontro Anual Da Associação Nacional De Direitos Humanos, Estudos E Pesquisas (ANDHEP), II, 2006, São Paulo. Anais... São Paulo, 2006. p. 1-6. [pdf.]. CUNHA, Carlos Alberto Motta. Teologia com consciência, inconclusa e criativa: disposições necessárias para uma intelecção da fé pública e decolonial. Revista Correlatio, São Bernardo do Campo, v. 16, n. 2, p. 59-85, 2017. DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. FREIRE, Paulo. À Sombra desta mangueira. São Paulo: Olho D’água, 1995. GAETE NETO, Rodolfo. A diaconia de Jesus: contribuição para a fundamentação teológica da diaconia na América Latina. São Leopoldo: Sinodal; São Paulo: Paulus, 2001. GEORGE, Sherron Kay. Igreja ensinadora: fundamentos bíblico-teológicos e pedagógicos da Educação Cristã. Campinas: Luz para o Caminho Comunicações, 1993. MARCONDES, Lea Rocha Lima. Novas perspectivas para a educação no meio evangélico. Revista Pistis Praxis, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 515-526, 2010. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 8/2012. [Diretrizes nacionais para a educação em Direitos Humanos]. Brasília: MEC, 2012. Disponível em: https://www.santosjunior.com.br/Legislacao/parecercnecp082012.pdf?_gl=1 *19j6qak*_ga*MjA3MjE5NDA4LjE2NTE1OTc3MjE.*_ga_71P0DPJ3C2*MTY1MTU5Nzc yMC4xLjEuMTY1MTU5NzcyMC4w&_ga=2.231976927.1329065615.1651597721-2072194 08.1651597721. Acesso em: 01 fev. 2022. OLIVEIRA, Nielmar. IBGE: 50 milhões de brasileiros vivem na linha de pobreza. In: AGÊNCIA BRASIL [Site institucional]. 15 dez. 2017. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2017-12/ibge-brasil-tem-14-de-sua-populaca o-vivendo-na-linha-de-pobreza. Acesso em: 21 dez. 2021. OLIVEIRA, Rafael Souza. Elementos para uma Pedagogia da Fé: por uma educação cristã no século XXI. Revista Convenit Internacional, São Paulo, n. 21, p. 23-32, 2016. RICHARDS, Lawrence O. Teologia da Educação Cristã. São Paulo: Vida Nova, 1980. STRECK, Danilo Romeu. Educação Cristã. In: SCHNEIDER-HARPPRECHT, Christoph. Teologia prática no contexto da América Latina. São Leopoldo: Sinodal, 1998. p. 245-267. _______; WACHS, M. C. Educação Cristã. In: HARPPRECHT, Christoph Schneider; ZWETSCH, Roberto E. (orgs.). Teologia Prática no Contexto da América Latina. 3. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2011. p. 216-233. XAVIER, Erico Tadeu; COSTAS, Orlando. Desafios para a Igreja na América Latina. Santo André: Academia Cristã, 2014pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Cristãpt_BR
dc.subjectEducação em Direitos Humanospt_BR
dc.subjectComunidade de Fépt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO CRISTÃ NO PENSAMENTO DE LAWRENCE O. RICHARDS E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Teologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Lina.pdfTCC - Maria Lina304,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.