Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/543
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rosa, Wanderley Pereira da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4862528985112896 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rosa, Wanderley Pereira da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4862528985112896 | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, João Marcos Valvassori | - |
dc.creator.Lattes | Não aplicável | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-06T12:38:18Z | - |
dc.date.available | 2021-02-18 | - |
dc.date.available | 2023-03-06T12:38:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-18 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/543 | - |
dc.description.abstract | Não aplicável | pt_BR |
dc.description.resumo | O termo logos surge fruto da interação Cultural e Filosófica de Heráclito de Éfeso que viveu entre os séculos VI e V a.C., em diálogo com os filósofos de Mileto que falavam sobre o “Dinamismo Universal”3 . Cria-se então o conceito de “ser racional universal” que seria a força motora em que o universo foi formado. A seguir seria criado o conceito grego de logos no qual se atribui as mesmas características. Passando através do período chamado Helenístico, para onde a cultura grega chega ao ocidente e se dissemina aos povos conquistados pelo império romano e com o Estoicismo modelo de governo Romano que impera do século I a.C à II d.C., o termo logos vai recebendo diferentes significados até repousar sobre Cristo esperado pelos Judeus. Por fim, com os Apologistas e o Neoplatonismo o conceito encontra um lar definitivo no berço cristão repousando sobre o personagem Jesus que até então, sofria grande incompreensão. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-03-06T12:38:18Z No. of bitstreams: 1 TCC - João Marcos Valvassori.pdf: 325764 bytes, checksum: 514910dacf5cb098a89c74574cbfb009 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-06T12:38:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - João Marcos Valvassori.pdf: 325764 bytes, checksum: 514910dacf5cb098a89c74574cbfb009 (MD5) Previous issue date: 2021-02-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento 2 | pt_BR |
dc.relation.references | DUHOT, Jean Joel. Epicteto e a sabedoria Estóica. São Paulo: Edições Loyola, 2006 GONZALEZ, Justo L. Uma História Do Pensamento Cristão. Vol. II. São Paulo: Cultura Cristã, 2004. JAEGER, Werner. Cristianismo Primitivo e Paideia Grega. Santo André: Editora Academia Cristã, 2014. LUZ, Ana Rosa Lessa. O Logos Inspirado. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal Do Rio de Janeiro, 2009. MORAES, Dax. O Logos em Fílon de Alexandria. Natal: Editora EDUFRN, 2017. REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia. vol. I. São Paulo: Paulus, 2014. REALE, Giovanni. História da Filosofia Antiga. vol. I. São Paulo: Loyola, 1994. REALE, Giovanni. História da Filosofia. vol. I. São Paulo: Paulus, 1990. STOTT, John. Ouça o Espírito ouça o Mundo. São Paulo: ABU Editora, 1997. TILLICH, Paul. História do Pensamento Cristão. São Paulo: Aste, 2000. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Logos | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Heráclito | pt_BR |
dc.subject | Platão | pt_BR |
dc.subject | Estoicismo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.title | A INTRODUÇÃO DA FILOSOFIA DO LOGOS NO PENSAMENTO CRISTÃO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - João Marcos Valvassori.pdf | TCC - João Marcos Valvassori | 318,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.