Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/543
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.creatorFerreira, João Marcos Valvassori-
dc.creator.LattesNão aplicávelpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-06T12:38:18Z-
dc.date.available2021-02-18-
dc.date.available2023-03-06T12:38:18Z-
dc.date.issued2021-02-18-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/543-
dc.description.abstractNão aplicávelpt_BR
dc.description.resumoO termo logos surge fruto da interação Cultural e Filosófica de Heráclito de Éfeso que viveu entre os séculos VI e V a.C., em diálogo com os filósofos de Mileto que falavam sobre o “Dinamismo Universal”3 . Cria-se então o conceito de “ser racional universal” que seria a força motora em que o universo foi formado. A seguir seria criado o conceito grego de logos no qual se atribui as mesmas características. Passando através do período chamado Helenístico, para onde a cultura grega chega ao ocidente e se dissemina aos povos conquistados pelo império romano e com o Estoicismo modelo de governo Romano que impera do século I a.C à II d.C., o termo logos vai recebendo diferentes significados até repousar sobre Cristo esperado pelos Judeus. Por fim, com os Apologistas e o Neoplatonismo o conceito encontra um lar definitivo no berço cristão repousando sobre o personagem Jesus que até então, sofria grande incompreensão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-03-06T12:38:18Z No. of bitstreams: 1 TCC - João Marcos Valvassori.pdf: 325764 bytes, checksum: 514910dacf5cb098a89c74574cbfb009 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-06T12:38:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - João Marcos Valvassori.pdf: 325764 bytes, checksum: 514910dacf5cb098a89c74574cbfb009 (MD5) Previous issue date: 2021-02-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 2pt_BR
dc.relation.referencesDUHOT, Jean Joel. Epicteto e a sabedoria Estóica. São Paulo: Edições Loyola, 2006 GONZALEZ, Justo L. Uma História Do Pensamento Cristão. Vol. II. São Paulo: Cultura Cristã, 2004. JAEGER, Werner. Cristianismo Primitivo e Paideia Grega. Santo André: Editora Academia Cristã, 2014. LUZ, Ana Rosa Lessa. O Logos Inspirado. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal Do Rio de Janeiro, 2009. MORAES, Dax. O Logos em Fílon de Alexandria. Natal: Editora EDUFRN, 2017. REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia. vol. I. São Paulo: Paulus, 2014. REALE, Giovanni. História da Filosofia Antiga. vol. I. São Paulo: Loyola, 1994. REALE, Giovanni. História da Filosofia. vol. I. São Paulo: Paulus, 1990. STOTT, John. Ouça o Espírito ouça o Mundo. São Paulo: ABU Editora, 1997. TILLICH, Paul. História do Pensamento Cristão. São Paulo: Aste, 2000.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLogospt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectHeráclitopt_BR
dc.subjectPlatãopt_BR
dc.subjectEstoicismopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA INTRODUÇÃO DA FILOSOFIA DO LOGOS NO PENSAMENTO CRISTÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Teologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - João Marcos Valvassori.pdfTCC - João Marcos Valvassori318,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.