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dc.contributor.advisor1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.creatorMello, Naurimar Carvalho Furtado de-
dc.creator.LattesNão aplicávelpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-03T12:36:50Z-
dc.date.available2020-07-14-
dc.date.available2023-03-03T12:36:50Z-
dc.date.issued2020-07-14-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/531-
dc.description.abstractNão aplicávelpt_BR
dc.description.resumoO artigo é uma pesquisa bibliográfica sobre o uso do ciberespaço pelas entidades religiosas para comunicar o Reino de Deus. Contextualiza a forma que a mensagem cristã é propagada e ressalta a importância do ouvinte como receptor ativo. Contrapõe o discurso conservador da mensagem religiosa com a forma moderna que essas mensagens são propagadas nas novas mídias. Apresenta a Nova Homilética como uma forma de comunicação mais apropriada à participação do ouvinte e sua influência na narrativa dos pregadores e expõe a importância desse uso nas novas mídias tão utilizadas e difundidas nesse tempo. O artigo reconhece o conceito de prossumidor de informações onde o ouvinte além de consumir informações as produz e publica. Conclui que a igreja moderna não deve abrir mão do uso desses espaços para comunicar o Reino de Deus na contemporaneidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-03-03T12:36:50Z No. of bitstreams: 1 TCC - Naurimar.pdf: 274597 bytes, checksum: 72075e8fd42b428914f3166cbc0d2d08 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-03T12:36:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Naurimar.pdf: 274597 bytes, checksum: 72075e8fd42b428914f3166cbc0d2d08 (MD5) Previous issue date: 2020-07-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 2pt_BR
dc.relation.referencesALLEN, Diógenes; SPRINGTED, Eric. Filosofia para Entender Teologia. Santo André: Academia Cristã, 2017. BARBERO, J.M. Mass media as a site of resacralization of contemporary cultures. In: HOOVER, S.; KNUT, L. Rethinking media, religion and culture. Londres: Sage Publications, 2002. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. BAUMAN, Zygmunt. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. BELLOTTI, Kosicki Karina. Mídia, Religião e História Cultural. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, n. 43, 2002. BINGEMER, M. C. L. A fé cristã na contemporaneidade: rumos e desafios. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 41, 2009, p. 345-374. BOFF, Leonardo. Jesus Cristo Libertador: ensaio de cristologia crítica para o nosso tempo. Petrópolis: Vozes, 1991. 21 BORELLI, V. (org.). Mídia e Religião: entre o mundo da fé e do fiel. Rio de Janeiro: Epapers, 2010. BROWN, Raymond Edgard. A comunidade do discípulo amado. São Paulo: Paullus, 1999. FAUSTO NETO, A. A religião do contato: estratégias discursivas dos novos “templos midiáticos”. Comun. Inf., v. 7, n. 1, p. 13-33, jan./jun. 2004. HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2000. HABERMAS, J. O Pensamento pós-metafísico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990. HABERMAS, Jürgen. Teoria de la acción comunicativa: complementos y estúdios prévios. Madrid: Cátedra, 1997. LASSWELL, Harold. The Structure and Function of Communication in Society: the communication of ideas. New York: Institute for Religious and Social Studies, 1948. LIPOVETSKY, Gilles. Metamorfoses da cultura liberal. Porto Alegre: Sulina, 1994. LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos Hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004. MAFFESOLI, Michel. A comunicação sem fim (teoria pós-moderna da comunicação). Revista Famecos, Porto Alegre, v.10, n. 20, p. 13-20 [18], abril 2003. MIKLOS, Jorge. Ciber-religião: a construção de vínculos religiosos no ciberespaço. São Paulo: Ideias & Letras, 2012. MIKLOS, Jorge. Ciber-religião: a construção de vínculos religiosos no ciberespaço. São Paulo: Ideias & Letras, 2012. MOLTMANN, Jürgen. O Caminho de Jesus Cristo: cristologia em dimensões messiânicas. São Paulo: Academia Cristã, 2009. MOLTMANN, Jürgen. Vida, esperança e justiça. São Paulo: Editeo, 2009. ORLANDI. E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. São Paulo: Brasiliense, 1983. ORLANDI. E. P. Discurso, imaginário social e conhecimento. Em Aberto, Brasília, v. 14, n. 61, p. 53-59, 1994. RENÓ, Denis. Periodismo transmedia: reflexiones y técnicas para el ciberperiodistades de los laboratorios de medios interactivos. Madri. Fraga, 2012. ROCHA, Abdruschin Schaeffer. A Hermenêutica do Cuidado Pastoral: lendo textos e pessoas no mundo paradoxal. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2012. ROJAS, Henrique. O homem light. Coimbra: Gráfica de Coimbra, 1994. SANTO AGOSTINHO, De Trinitate, 2, 5, 9; cf. Concílio Lateranense IV: DS 801. 22 SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix; USP, 1969. SCHNELLE, Udo. Teologia do Novo Testamento. Santo André: Academia Cristã, 2017. SOUZA, Mauro Batista de. A nova homilética: ouvintes como ponto de partida na pregação cristã. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 47, n. 1, jun. 2007, p. 5-24. TILLICH, Paul. Teologia da Cultura. São Paulo: Fonte Editorial, 2009. WRIGHT, N.T. A Ressurreição do Filho de Deus. Santo André: Academia Cristã, 2017.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEncarnaçãopt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectIgrejapt_BR
dc.subjectOuvintept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleCOMUNICANDO O REINO DE DEUS NA CONTEMPORANEIDADE: O OUVINTE COMO PONTO DE PARTIDApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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