Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/513
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, José Mario-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, José Mario-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.creatorAntunes, João Victor Lamim-
dc.creator.LattesNão aplicávelpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-01T17:06:16Z-
dc.date.available2019-11-25-
dc.date.available2023-03-01T17:06:16Z-
dc.date.issued2019-11-25-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/513-
dc.description.abstractNão aplicávelpt_BR
dc.description.resumoAs igrejas evangélicas brasileiras têm enfrentado uma crise no que diz respeito a preservação da tradição e a formação de novos pastores. É notória a pobreza intelectual e, às vezes, moral dos líderes evangélicos. O cenário não oferece grande estabilidade para as futuras gerações e faz-se necessário o renascimento de ideais que foram importantes para o cristianismo primitivo. Neste texto serão apresentados dados importantes sobre a interação entre cristianismo, especialmente em seu início, e paideia grega. Serão elencados alguns princípios que nortearam a formação dos líderes das comunidades cristãs antigas e os princípios que norteiam os seminários contemporâneos no Brasil. Serão levantadas possíveis relações construtivas entre eles visando uma melhor formação dos ministros brasileiros. Se utilizará dos princípios de integralidade e pessoalidade como proposta para uma formação pastoral eficaz.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-03-01T17:06:16Z No. of bitstreams: 1 TCC - João Victor.pdf: 202612 bytes, checksum: 4b821f5a622de71952a18252d3fba06b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-01T17:06:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - João Victor.pdf: 202612 bytes, checksum: 4b821f5a622de71952a18252d3fba06b (MD5) Previous issue date: 2019-11-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 2pt_BR
dc.relation.referencesAGOSTINHO, Santo. A Doutrina Cristã: manual de exegese e formação cristã. São Paulo: Paulus, 2002. ______. Confissões. São Paulo: Paulus. 1984. ______; AQUINO, Santo Tomás de. Sobre o Mestre. São Paulo: Kírion. 2017. ALVES, José Eustáquio. O fenômeno evangélico em números. Disponível em: <https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Sociedade-e-Cultura/O-fenomeno-evangelico-em numeros/52/44150>. Acesso em: 21 jul. de 2019. BARRO, Jorge Henrique. Suicídio e o gemido dos pastores. Revista Ultimato, 2018. Disponível em: https://www.ultimato.com.br/conteudo/suicidio-e-o-gemido-dos-pastores. Acesso em: 23/10/2019. Expositor Cristão. Vocação Pastoral. [S. l.], ano 129, n. 03, mar. 2015. Palavra Episcopal. Disponível em: <http://www.metodista.org.br/content/interfaces/cms/userfiles/files/expositor cristao/expositor-cristao-2015-03.pdf>. Acesso em: 11 out. de 2019. GONZÁLEZ, Justo L. Ministério: vocação ou profissão. São Paulo: Hagnos, 2012. JAEGER, Werner. Cristianismo Primitivo e Paideia Grega. Santo André, SP: Academia Cristã, 2014. ______. Paideia: a formação do homem grego. 6ª ed. SP: Editora WMF Martins Fontes, 2013. KELLER, Timothy. Igreja Centrada: desenvolvendo em sua cidade um ministério equilibrado e centrado no evangelho. São Paulo: Vida Nova, 2014. MARROU, Henri-Irénée. História da Educação na Antiguidade. Campinas, SP: Kírion, 2017. MCGRATH, Alister. Teologia sistemática, histórica e filosófica: uma introdução a teologia cristã. São Paulo: Shedd Publicações, 2005. ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992. 19 MORRIN, Edgar. Ensinar a Viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015. NETO, Rodolfo Gaede. A formação teológica na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil através da EST. Revista Caminhando v. 14, n. 2, p. 43-54, jul./dez. 2009. NUNES, Ruy Afonso da Costa. História da educação na Antiguidade Cristã. Campinas, SP: Kírion. 2ª edição. 2018. OLIVEIRA, Marcos Cavalcante de; HACK, Osvaldo Henrique. Educação teológica presbiteriana: diretrizes e propostas. São Paulo: Editora Mackenzie, 2002. PLATÃO. A República. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2016. ______. Diálogos: o banquete, Fédon, Sofista, Político. São Paulo: Abril Cultural, Os pensadores 3, 1972. REALE, Giovanni. Aristóteles: história da filosofia grega e romana Vol. IV. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. ______. Pré-socráticos e Orfismo: história da filosofia grega e romana Vol. 1. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola 2012. ROBB, Kevin. Literacy and Paideia in Ancient Greece. New York: Oxford University Press, 1994. RODRIGUES, M. V. A educação superior na formação de pastores batistas: um estudo sobre a faculdade teológica batista de campinas. Orientador: prof. dr. Eliézer Eizzo de oliveira (IFCH) prof. dr. Eduardo Chaves (FE). 2001. 222 f. Dissertação (mestrado em história, filosofia e educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001. ROSA, Wanderley. O dualismo na teologia cristã: a deformação da antropologia bíblica e suas consequências. 2ª ed. São Paulo: Fonte Editorial, 2014. STOTT, John. Desafios da liderança Cristã. Viçosa, MG: Ultimato, 2016. WALKER, Wiliston. História da Igreja Cristã. 4ª ed. São Paulo: ASTE, 2015.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpaideiapt_BR
dc.subjectcristianismo primitivopt_BR
dc.subjectformação pastoralpt_BR
dc.subjectintegralidadept_BR
dc.subjectpessoalidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA PAIDEIA GREGA E A FORMAÇÃO PASTORAL EVANGÉLICA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: UMA PROPOSTApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Teologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - João Victor.pdfTCC - João Victor197,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.