Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.creatorSantos, Claudete Barbosa da Cruz-
dc.creator.LattesNão aplicávelpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-01T14:32:33Z-
dc.date.available2020-03-05-
dc.date.available2023-03-01T14:32:33Z-
dc.date.issued2020-03-05-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/509-
dc.description.abstractNão aplicávelpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo reflete sobre a formação acadêmica pentecostal e sobre sua forma de leitura bíblica, considerando o contexto pentecostal clássico. Por vezes, o conhecimento elementar que o pentecostal encontra nos programas de ensino de sua igreja choca-se com o que ele encontra na academia teológica, criando assim a impressão de que existe uma espécie de dualismo entre a sua realidade confessional e o ambiente acadêmico, vistos por vezes, como antagônicos. O que se pretende refletir, neste artigo, contudo, é que tanto uma realidade quanto a outra podem oferecer contribuições mútuas. Para tanto, estabeleceu-se um diálogo com alguns autores pentecostais, por meio de pesquisa bibliográfica, objetivando buscar aportes para esta pesquisa, como Craig S. Keener, que defende justamente a possibilidade desse aprendizado entre o acadêmico e a pessoa de fé inserida em sua comunidade, que lê a Bíblia no âmbito popular. Naturalmente, não se propõe neste artigo que essas realidades se confundam; pelo contrário, o entendimento que orienta este trabalho é que cada área precisa ter suas especificidades respeitadas, na medida em que dialogam entre si.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-03-01T14:32:33Z No. of bitstreams: 1 TCC - Claudete Barbosa.pdf: 411067 bytes, checksum: a6dfd77d843db2050692aa1b85ed3e33 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-01T14:32:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Claudete Barbosa.pdf: 411067 bytes, checksum: a6dfd77d843db2050692aa1b85ed3e33 (MD5) Previous issue date: 2020-03-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 2pt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Claudionor Corrêa de. In: GILBERTO, Antonio (Ed.). Teologia Sistemática Pentecostal. 2 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. BENATTE, Antonio Paulo. Os pentecostais e a Bíblia no Brasil. Aproximações mediante a estética da recepção. Rever, a.12, n. 01, jan/jun. 2012. p. 10-30. BOVE, G. Êxtase in: LEITE, Silvana Cobucci. MARCIONILO, Marcos. et al. Lexicon: Dicionário Teológico enciclopédico. São Paulo: Loyola, 2003. CPAD. Nossa história. Sítio web. [s.d.]. Disponível em: <http://www.editoracpad.com.br/institucional/integra.php?s=1&i=2>. Acesso em: 20 set. 2019. CARVALHO, César Moisés. Pentecostalismo e Pós-modernidade: quando a experiênciasobrepõe-se à Teologia. Rio de Janeiro: CPAD, 2017. CARVALHO, César Moisés. Uma pedagogia para a Educação Cristã: noções básicas da Ciência da Educação a pessoas não especializadas. Rio de Janeiro: CPAD, 2015. CRUZ, Antonio. Postmodernidad: elEvangelio ante el desafio delbienestar. Espanha: Editorial CLIE, 1996.DANIEL, Silas. A formação da teologia pentecostal no Brasil. Disponível em: <pentecostalismo.wordpress.com/2008/03/31/a-formacaoda-teologia-pentecostal-no-brasil/> Acesso em 18 set. 2019. GILBERTO, Antonio. A Bíblia Através dos Séculos: uma introdução. 19 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. HORTON, Stanley M. (Ed.). Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal.Trad. Gordon Chown. Rio de Janeiro: CPAD, 1996. KEENER, Craig S. A hermenêutica do Espírito: lendo as Escrituras à luz do Pentecostes. Trad. Daniel Hubert Kroker. São Paulo: Vida Nova, 2018. LEITE, Silvana Cobucci. MARCIONILO, Marcos. et al. Lexicon: Dicionário Teológico enciclopédico. São Paulo: Loyola, 2003. LINNEMAN, Etta. Crítica histórica da Bíblia.Trad. Wadislau Martins Gomes. São Paulo: Cultura Cristã, 2009. MENZIES, Robert P. Pentecostes: essa história é a nossa história. Trad. Luís Aron de Macedo. Rio de Janeiro: CPAD, 2016. OLIVEIRA, David Mesquiati de. A leitura bíblica dos pentecostais e o conceito de performance. Rever, a. 17, n. 2, mai/ago. 2017, p. 120-140. OLIVEIRA, Davi Mesquiati de;TERRA, Kenner Roger Cazotto. Experiência e hermenêutica pentecostal: reflexões e propostas para a construção de uma identidade teológica.Rio de Janeiro:CPAD,2018. PONTES NETO, Edenin. Resolução de convenção evangélica veta o uso de TV e outros costumes. Searanews, sítio web. 4 de junho de 2019. Disponível em: < https://www.searanews.com.br/resolucao-de-convencao-evangelica-veta-o-uso-de-tv-e outros-costumes/ >. Acesso em: 10 set. 2019. ROMEIRO, Paulo. Erros e acertos nos movimentos pentecostais - Pr. Paulo Romeiro - IV Congresso de Teologia Arminiana. [vídeo]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wCNu58PFP-s> Acesso em 08 out. 2019. SCHAEFFER, Francis. O Deus que intervém.Trad. Gabrielle Greggersen. São Paulo: Cultura Cristã, 2009. ASSEMBLEIA DE DEUS.Declaração de Fé das Assembleias de Deus: Jesus salva, cura, batiza no Espírito Santo e breve voltará. Rio de Janeiro: CPAD, 2017. WEGNER, Uwe. Exegese do Novo Testamento: manual de metodologia.5. ed. São Leopoldo: Sinodal; São Paulo: Paulus, 1998pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperiência pentecostalpt_BR
dc.subjectLeitura bíblicapt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleTEOLOGIA PENTECOSTAL, FORMAÇÃO ACADÊMICA E LEITURA BÍBLICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Teologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Claudete Barbosa.pdfTCC - Claudete Barbosa401,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.