Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.creatorTeodoro, Arlindo Jose-
dc.creator.LattesNão aplicávelpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-01T13:59:43Z-
dc.date.available2019-12-02-
dc.date.available2023-03-01T13:59:43Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/507-
dc.description.abstractNão aplicávelpt_BR
dc.description.resumoO diálogo entre ciência e religião tem sido muito abalado nos últimos anos, principalmente pelo surgimento do neo-ateísmo, que é representado por pensadores como o cientista Richard Dawkins, o jornalista já falecido Christopher Hitchens e o filósofo americano Daniel Dannett. O que diferencia estes novos ateus de outros ateus, como por exemplo Antony Flew, não é o rigor intelectual, mas sim uma retórica de desprezo para com qualquer tipo de religião, em especial o cristianismo. Afirmações de que a religião envenena tudo o que toca e de que ela é uma barreira para o avanço da ciência, são comuns em seus escritos. Neste artigo, estes pensadores serão identificados como uma das fontes de conflito entre ciência e religião, porém, não a única fonte. Depois disso, passaremos a construir uma ponte que permitirá tanto os teólogos quanto os cientistas dialogarem de uma maneira justa e respeitosa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-03-01T13:59:43Z No. of bitstreams: 1 TCC - Arlindo.pdf: 660650 bytes, checksum: fcda74253a42cd8a1ecd98a7080a2680 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-01T13:59:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Arlindo.pdf: 660650 bytes, checksum: fcda74253a42cd8a1ecd98a7080a2680 (MD5) Previous issue date: 2019-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 2pt_BR
dc.relation.referencesBARTH, Karl. Church dogmatics. Tradução de G. T. Thomson. Edimburgh: T&TClark, 1936-1962 (14volumes) I/2 The Doctrine of the word of God, Prolegomena, part 2, 1956. BRUNNER, Emil; BARTH, Karl. Natural Theology: comprising “nature and grace” by professor Dr. Emil Brunner and the reply “no!” by Dr. Karl Barth. Oregon: Wipt and Stock, 2002. CHARLES, Taylor. Uma era secular. São Leopoldo: Unisinos, 2010. CHURCHLAND, Patricia Smith. Epistemology in the Age of Neuroscience. The Journal of Philosophy. v. 84, n. 10, Eighty-Fourth Annual Meeting American Philosophical Association, Eastern Division, p. 544-553, Oct., 1987. Disponível em:<https://www.jstor.org/stable/2026917?seq=1#page_scan_tab_contents>. Acesso em: 12 jun. 2019. DAWKINS, Richard (Richard Dawkins). “Theology” is not a subject at all. 09 set. 2014. Twiter: Richard Dawkins. Disponível em: <https://twitter.com/richarddawkins/status/509361532254556161>. Acesso em: 20 ago. 2019. ______. I’m told theology is outside my Field of expertise. 16 abr. 2013. Twiter: Richard Dawkins. Disponível em: <https://twitter.com/richarddawkins/status/324171554491596803>. Acesso em: 20 ago. 2019. ______. The blind watchmaker. London: Norton, 1986. MARSDEN, George M. Fundamentalism and american culture. New York: Oxford, 2006. MCGRATH, Alister E. Fundamentos do diálogo entre ciência e religião. São Paulo: Loyola, 2005. ______. A ciência de Deus: uma introdução à teologia científica. Viçosa: Ultimato, 2016. ______. Enriching our vision of reality: theology and the natural sciences in dialogue. London: Templeton, 2017. ______ . Teologia sistemática, histórica e filosófica: uma introdução à teologia cristã. São Paulo: Shedd, 2005. MORELAND, James P. The argument from consciousness. In: CRAIG, William Lane; MORELAND, James P. (Ed.). The Blackwell companion to natural theology. Malden: Wiley Blackwell, 2009, p. 282-343. NUMBERS, Ronald L. (Ed). Galileo goes to jail: and other myths about science and religion. Cambridge, Harvard University Press, 2009. OLSON, Roger. História da teologia cristã: 2000 anos de tradição e reformas. São Paulo: Vida, 2001. PLANTINGA, Alvin. Ciência, religião e naturalismo: onde está o conflito. São Paulo: Vida Nova, 2018. ______. How to be na Anti-Realist. Proceedings and Addresses of the American Philosophical Association. v. 56, n. 1, p. 44-70, Sep., 1982. Disponível em:<https://www.jstor.org/stable/3131293?seq=1#page_scan_tab_contents>. Acesso em: 12 jun. 2019. ______. Crença cristã avalizada. São Paulo: Vida Nova, 2018. SIMON, Hebert. A mechanism for social selection and successful altruism. Science - Revista Científica publicada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência. Washington, v. 250, p. 1665-1668, dez, 1990. STARK, Rodney. For the glory of God: how monotheism led to reformation, science, witch hunts, and the end of slavery. Princeton: Princeton University Press, 2004. TAMAYO, Juan José. Fundamentalismos y diálogo entre religiones. Madrid: Trotta, 2004. VAN INWAGEN, Peter. Science and scripture. In: STEWART, Melville Y (Ed.). Science and religion in dialogue. New Jersey: Wiley-Blackwell, 2010, p. 345-846. WRIGHT. Nicholas Thomas. The new testament and the people of God. Minneapolis: Fortress, 1992.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectConflitopt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectTeologiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleCIÊNCIA E RELIGIÃO: AS FONTES DE CONFLITO E A SOLUÇÃO DE ALVIN PLANTINGA E ALISTER MCGRATHpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Teologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Arlindo.pdfTCC - Arlindo645,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.