Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee3Kautsky, Giselle Lemos Schmidel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5574826598076358pt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, VALDETE RONDELLI DO-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7172175482901512pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T12:28:52Z-
dc.date.available2022-12-08-
dc.date.available2023-02-17T12:28:52Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/505-
dc.description.abstractThe synthesis of the Professional Master's dissertation in Religious Sciences is presented, whose title is: Religious Education and Secularity: what do students of the UMEF Antônia Malbar school in Vila Velha-ES, think about the subject, whose central question is to answer : what do students think about Religious Education classes in the 3rd and 4th year classes of Elementary School at UMEF Antônia Malbar, in the academic period from 2021 to 2022? In this way, it is intended to understand what the students of the UMEF Antônia Malbar , located in the municipality of Vila Velha-ES, think about the Religious Education classes and the practice applied in the classroom with regard to secularism, through the paths of Religious Education in the history of education, seeking to respond through bibliographical survey and reports of students' experiences, based on authors such as: Emerson Silveira, Rubens Alves, Demerval Saviani, Sérgio Junqueira and Marilena Chauí, who offer contributions on the curriculum of education and the curriculum of Religious Education, as well as the concepts of secularism, culture and multiculturalism, underlie the theoretical framework of this study, which was Organized into three brief chapters. It provides an opportunity to build a work that reflects the beauty of working with qualitative data that underlie the experiences that students bring with them through their speeches and records. In this way, it is concluded, articulating the students' thinking in relation to the themes that involve Religious Education at school, that, despite the turnover of teachers and the challenges in the classroom, UMEF Antônia Malbar has sought to develop dialogic and reflective practices with the students, working on their criticality and autonomy, having in the profile of the Religious Education teacher the perspective of multiculturalism, respecting the student's perspective in relation to Religious Education at school.pt_BR
dc.description.resumoApresenta-se a síntese da dissertação de Mestrado Profissional em Ciências das Religiões, cujo título é: Ensino Religioso e laicidade: o que pensam sobre o assunto os/as estudantes da escola UMEF Antônia Malbar em Vila Velha-ES, cuja questão central é responder: o que pensam os/as estudantes sobre aulas de Ensino Religioso nas turmas de 3º e 4º Ano do Ensino Fundamental na UMEF Antônia Malbar, no período letivo de 2021 a 2022? Dessa maneira, pretende-se entender o que pensam os/as estudantes da UMEF Antônia Malbar localizada no município de Vila Velha-ES, sobre as aulas de Ensino Religioso e a prática aplicada na sala de aula no que tange à laicidade, através dos percursos do Ensino Religioso na história da educação, buscando responder através do levantamento bibliográfico e relatos de experiências dos/as estudantes, fundamentando-se em autores como: Emerson Silveira, Rubens Alves, Demerval Saviani, Sérgio Junqueira e Marilena Chauí, os quais oferecem contribuições sobre o currículo da educação e o currículo do Ensino Religioso, bem como as concepções de laicidade, cultura e multiculturalismo embasam o referencial teórico deste estudo, que foi organizado em três breves capítulos. Oportuniza-se a construção de um trabalho que reflete a beleza de se trabalhar com dados qualitativos que fundamentaram as experiências que os/as estudantes trazem consigo através de suas falas e registros. Dessa forma, conclui-se, articulando o pensamento dos/as estudantes em relação às temáticas que envolvem o Ensino Religioso na escola, que, apesar da rotatividade dos/as professores/as e dos desafios na sala de aula, a UMEF Antônia Malbar tem procurado desenvolver práticas dialógicas e reflexivas com os/as estudantes, trabalhando a sua criticidade e sua autonomia, tendo no perfil da professora de Ensino Religioso a perspectiva do multiculturalismo, respeitando o olhar do/a aluno/a em relação ao Ensino Religioso na escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-02-17T12:28:52Z No. of bitstreams: 1 TCC - Valdete Rondelli do Nascimento.pdf: 17440177 bytes, checksum: 1c11c751be4f5c087ff3904fc20fd60d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-17T12:28:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Valdete Rondelli do Nascimento.pdf: 17440177 bytes, checksum: 1c11c751be4f5c087ff3904fc20fd60d (MD5) Previous issue date: 2022-12-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALVES, Rubem. O que é religião. 13. ed. São Paulo: Civilização Brasileira, 2014. ANDRADE, Beatriz O. Conselho de escola e os processos de inclusão de alunos público-alvo da educação especial. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. ANDRADE, Ivani C.; PINTO, Eliane S.; MONTEIRO, Alessandra A.; PONTINI, Alexsandro M.; BARROS, Zulmira L. M. Currículo do Ensino Religioso da rede municipal de ensino de Vila Velha-ES/ES. Revista Último Andar, São Paulo, v. 23, n. 36, p. 44-60, 2020. ARROYO, Miguel G. Educação e exclusão da cidadania In: BUFFA, Ester. (org.). Educação e cidadania: quem educa o cidadão. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1993. p. 17-29. BARBOSA, Karla C. R. S. Ensino religioso em escolas públicas de Vila Velha-ES (ES): avaliação e proposta. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2018. BASTOS, Maria H. C. Histórias e memórias da educação do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Seiva Publicações, 2002. BECKER, Howard. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1994. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituição/ constituicao.htm. Acesso em: 20 abr. 2021. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. [Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 18 abr. 2022. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. [Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 fev. 2021. CANDAU, Vera M. Direitos humanos, diversidade cultural e educação: a tensão entre igualdade e diferença. In: FERREIRA, L. F. G.; ZENAIDE, M. N. T.; DIAS, A. A. (orgs.). Direitos humanos na educação superior: subsídios para a educação em direitos humanos na pedagogia. João Pessoa: UFPB, 2010. p. 205-228. CANDAU, Vera M.; ANHORN, Carmen T. G. A questão didática e a perspectiva multicultural: uma articulação necessária. In: CANDAU, Vera M. (org.). Sociedade: educação e cultura(s): questões e propostas. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 4-15. CARVALHO, Janete M. Diferentes perspectivas da profissão docente na atualidade. 2. ed. Vitória: EDUFES, 2004. CURY, Carlos R. J. Ensino Religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 27, p. 183-213, 2004. DUARTE, Ione. A boniteza de ser criança. Vila Velha: [s.n.], 2021. FAÇANHA, Marta B.; STEPHANINI, Valdir. Aspectos do Ensino Religioso na Base Nacional Currículo Comum: os fundamentos para educação de qualidade. Revista Pistis Praxis, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 477-496, 2021. FERREIRA, Renan C.; BRANDENBURG, Laude E. O Ensino Religioso e a BNCC: possibilidades de se educar para a paz. Revista Caminhos, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 508-522, 2019. FISCHMANN, Roseli. Estado laico, educação, tolerância e cidadania: para uma análise da concordata Brasil-Santa Sé. São Paulo: Factash, 2012. FÜRH, Regina C. Educação 4.0 e seus impactos no século XXI. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), V, 2018, Recife. Anais... Recife: CONEDU, 2018. [n.p.]. [pdf]. GADOTTI, Moacir. O projeto político-pedagógico na escola: na perspectiva de uma educação para a cidadania. Brasília: Cortez, 1994. GARCIA, Regina L.; ALVES, Nilda. Sobre a formação de professores e professoras: questões curriculares. In: LIBÂNEO, José C.; ALVES, Nilda. (orgs.). Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. p. 486-497. GAZETA. União de fé: cidade lidera número de evangélicos e de católicos. In: JORNAL NOSSO SETOR [Site institucional]. 24 mai. 2010. Disponível em: https://jornalnossosetor. blogspot.com/2010/05/uniao-de-fe-cidade-lidera-numero-de.html. Acesso em: 25 jan. 2022. GIL, Antonio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GRIJO, Elizabeth D. Ensino Religioso nas escolas públicas de Vila Velha-ES (ES) na perspectiva dos alunos, pais e líderes religiosos. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2017. JACOB, Carlos R. Atlas da filiação religiosa e indicadores sociais no Brasil. São Paulo: Loyola, 2003. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Uma ciência como referência: uma conquista para o Ensino Religioso. Revista REVER, a. 15, n. 2, p. 10-25, 2015. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; BRANDRNBURG, Laude; KLEIN, Remi. Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; ITOZ, Sonia. Ensino Religioso segundo a BNCC. In: SILVEIRA, Emerson S.; JUNQUEIRA Sérgio R. A. O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o ensino fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 77-92. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; RODRIGUES, Edile M. F. A formação do professor de Ensino Religioso: o impacto sobre a identidade de um Pensar a Educação. Revista Pistis e Praxis, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 587-609, 2015. LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda. Temas de pedagogia: diálogo entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. MARTINS, Gilberto A. Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em pesquisas no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 9-18, 2008. MINAYO, Maria C. S. O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Revista Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 239-262, 1993. MINAYO, Maria C. S. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: MINAYO, Maria C. S.; DESLANDES, Suely F.; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 61-77. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC; SEB; CNE, 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. [Institui diretrizes curriculares para o curso de graduação em pedagogia, licenciatura]. Brasília: CNE. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/ pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 25 mai. 2022. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes curriculares nacionais gerais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/ wpcontent/uploads/2014/07/diretrizes_curiculares_nacionais_2013.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022. NOGUEIRA, Paulo A. S. Linguagens da Religião: desafios, métodos e conceitos centrais. São Paulo: Paulinas, 2012. OLIVEIRA, Lílian B. A Formação de docentes para o Ensino Religioso no Brasil: leituras e tessituras. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 5, n. 16, p. 245-267, 2005. PAULILO, Maria Â. S. A pesquisa qualitativa e a história de vida. Serviço Social em Revista, Londrina, v. 2, n. 2, p. 135-148, 1999. PAULY, Evaldo L. O dilema epistemológico do ensino religioso. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 27, p. 172-212, 2004. PINTO, Eliane S. Tolerância religiosa nas práticas curriculares de arte dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Vila Velha-ES/ES. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2021. POZZER, Adecir. Interculturalidade e formação docente: possibilidades para reconhecimento da diversidade religiosa. In: CECCHETTI, Elcio; POZZER, Adecir. (orgs.). Educação e Interculturalidade: conhecimentos, saberes e práticas descoloniais. Blumenau: EDIFURB, 2014. p. 89-104. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA-ES. Base Municipal Curricular de Vila Velha-ES: 1ª versão. Vila Velha-ES: Secretaria Municipal de Educação, 2018. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA-ES. Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha-ES - 1º ao 9º ano. Vila Velha-ES: Secretaria Municipal de Educação, 2012. RICCI, Dom Luiz A. L. Ecumenismo e diálogo inter-religioso. In: CNBB [Site institucional]. 05 jun. 2019. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/ecumenismo-e-dialogo-inter-religioso-2/. Acesso em: 18 abr. 2022. RODRIGUES, Elisa. A formação do Estado secular brasileiro: notas sobre a relação entre Religião, laicidade e esfera pública. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 11, n. 29, p. 149-174, 2013. SACRISTÁN, José G. Saberes e incertezas sobre currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008. SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 31. ed. Campinas: Autores Associados, 1997. SILVA, Luís G. T. Laicidade do Estado: dimensões analítico-conceituais e suas estruturas normativas de funcionamento. Revista Sociologias, Porto Alegre, a. 21, n. 51, p. 278-304, 2019. SILVA, Rosângela M. N. B.; SANTOS, Raquel A. O currículo pós-crítico: uma experiência na escola de Ensino Fundamental em Vitória/ES. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 8, n. 2, p. 195-199, 2020. SILVA, Tomaz T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. SILVEIRA, Emerson S.; JUNQUEIRA Sérgio R. A. O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o ensino fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. SIQUEIRA, Giseli P. O Ensino Religioso nas escolas públicas do Brasil: implicações epistemológicas em um discurso conflitivo, entre a laicidade e a confessionalidade num estado republicano. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012. ULRICH, Claudete B.; GONÇALVES, José M. O estranho caso do ensino religioso: contradições legais e questões epistemológica. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 14-27, 2018. UMEF ANTÔNIA MALBAR. Pesquisa com alunos do 3º e 4º anos sobre Ensino Religioso e Laicidade. [YouTube, 20 abr. 2022]. Vila Velha-ES: UMEF Antônia Malbar, 2022. (29min 19s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uT4UhHIoewo. Acesso em: 20 abr. 2022. UNIDADE MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTÔNIA MALBAR (UMEF AM). Projeto Político Pedagógico: UMEF Antônia Malbar, 2018-2022. Vila Velha-ES: Prefeitura Municipal, 2018. VALENTE, Gabriela A. Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões. Revista Pro-Posições, Campinas, v. 29, n. 1, p. 107-127, 2018. VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 7. ed. São Paulo: Libertad-1, 2000. VEIGA, Ilma P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14. ed. Campinas: Papirus, 2002. VILA VELHA-ES (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Decreto nº 275, de 19 de novembro de 2001. [Regulamenta a implantação dos Conselhos de Escola das UMEFs e da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências]. Vila Velha-ES: Prefeitura Municipal. Disponível em: https://www.vilavelha.es.gov.br/legislacao/Arquivo/ Documents/legislacao/html/D2752001.html. Acesso em: 21 ago. 2021. VILA VELHA-ES (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Decreto nº 027, de 09 de junho de 2015. [Aprova o Plano Municipal de Educação (PME) de Vila Velha-ES]. Vila Velha-ES: Prefeitura Municipal. Disponível em: vilavelha.es.gov.br/legislacao/Arquivo/Documents/ legislacao/html/D272015.html. Acesso em: 21 ago. 2021. VILA VELHA-ES (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Lei nº 4.100, de 22 de outubro de 2003. [Institui o sistema municipal de ensino e disciplina seu funcionamento]. Vila Velha-ES: Prefeitura Municipal. Disponível em: https://www.vilavelha.es.gov.br/ legislacao/Arquivo/Documents/legislacao/html/L41002003.html. Acesso em: 21 ago. 2021. VILA VELHA-ES (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica de Educação do Município de Vila Velha-ES. Vila Velha-ES: Prefeitura Municipal, 2008. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectLaicidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleENSINO RELIGIOSO E LAICIDADE: O QUE PENSAM SOBRE O ASSUNTO OS/AS ESTUDANTES DA ESCOLA UMEF ANTÔNIA MALBAR EM VILA VELHA-ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Valdete Rondelli do Nascimento.pdfValdete Rondelli do Nascimento17,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.