Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/505
Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO E LAICIDADE: O QUE PENSAM SOBRE O ASSUNTO OS/AS ESTUDANTES DA ESCOLA UMEF ANTÔNIA MALBAR EM VILA VELHA-ES
Autor(es): NASCIMENTO, VALDETE RONDELLI DO
Primeiro Orientador: Stephanini, Valdir
Primeiro membro da banca: Stephanini, Valdir
Segundo membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Terceiro membro da banca: Kautsky, Giselle Lemos Schmidel
Resumo: Apresenta-se a síntese da dissertação de Mestrado Profissional em Ciências das Religiões, cujo título é: Ensino Religioso e laicidade: o que pensam sobre o assunto os/as estudantes da escola UMEF Antônia Malbar em Vila Velha-ES, cuja questão central é responder: o que pensam os/as estudantes sobre aulas de Ensino Religioso nas turmas de 3º e 4º Ano do Ensino Fundamental na UMEF Antônia Malbar, no período letivo de 2021 a 2022? Dessa maneira, pretende-se entender o que pensam os/as estudantes da UMEF Antônia Malbar localizada no município de Vila Velha-ES, sobre as aulas de Ensino Religioso e a prática aplicada na sala de aula no que tange à laicidade, através dos percursos do Ensino Religioso na história da educação, buscando responder através do levantamento bibliográfico e relatos de experiências dos/as estudantes, fundamentando-se em autores como: Emerson Silveira, Rubens Alves, Demerval Saviani, Sérgio Junqueira e Marilena Chauí, os quais oferecem contribuições sobre o currículo da educação e o currículo do Ensino Religioso, bem como as concepções de laicidade, cultura e multiculturalismo embasam o referencial teórico deste estudo, que foi organizado em três breves capítulos. Oportuniza-se a construção de um trabalho que reflete a beleza de se trabalhar com dados qualitativos que fundamentaram as experiências que os/as estudantes trazem consigo através de suas falas e registros. Dessa forma, conclui-se, articulando o pensamento dos/as estudantes em relação às temáticas que envolvem o Ensino Religioso na escola, que, apesar da rotatividade dos/as professores/as e dos desafios na sala de aula, a UMEF Antônia Malbar tem procurado desenvolver práticas dialógicas e reflexivas com os/as estudantes, trabalhando a sua criticidade e sua autonomia, tendo no perfil da professora de Ensino Religioso a perspectiva do multiculturalismo, respeitando o olhar do/a aluno/a em relação ao Ensino Religioso na escola.
Resumo Alternativo: The synthesis of the Professional Master's dissertation in Religious Sciences is presented, whose title is: Religious Education and Secularity: what do students of the UMEF Antônia Malbar school in Vila Velha-ES, think about the subject, whose central question is to answer : what do students think about Religious Education classes in the 3rd and 4th year classes of Elementary School at UMEF Antônia Malbar, in the academic period from 2021 to 2022? In this way, it is intended to understand what the students of the UMEF Antônia Malbar , located in the municipality of Vila Velha-ES, think about the Religious Education classes and the practice applied in the classroom with regard to secularism, through the paths of Religious Education in the history of education, seeking to respond through bibliographical survey and reports of students' experiences, based on authors such as: Emerson Silveira, Rubens Alves, Demerval Saviani, Sérgio Junqueira and Marilena Chauí, who offer contributions on the curriculum of education and the curriculum of Religious Education, as well as the concepts of secularism, culture and multiculturalism, underlie the theoretical framework of this study, which was Organized into three brief chapters. It provides an opportunity to build a work that reflects the beauty of working with qualitative data that underlie the experiences that students bring with them through their speeches and records. In this way, it is concluded, articulating the students' thinking in relation to the themes that involve Religious Education at school, that, despite the turnover of teachers and the challenges in the classroom, UMEF Antônia Malbar has sought to develop dialogic and reflective practices with the students, working on their criticality and autonomy, having in the profile of the Religious Education teacher the perspective of multiculturalism, respecting the student's perspective in relation to Religious Education at school.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Multiculturalismo
Religião
Laicidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/505
Data do documento: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Valdete Rondelli do Nascimento.pdfValdete Rondelli do Nascimento17,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.