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dc.contributor.advisor1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee3La Paz, Nívia Ivette Núnez de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3269216996688630pt_BR
dc.creatorSILVA, ROSA AMÉLIA MENASSA DA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4143174412339996pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T12:03:21Z-
dc.date.available2022-09-15-
dc.date.available2023-02-17T12:03:21Z-
dc.date.issued2022-09-15-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/504-
dc.description.abstractThe present work of Conclusion of the Professional Master in Religious Studies seeks to answer the following question-problem: How to elaborate a proposal for continuing education for teachers and that promotes respect for religious diversity in the school context of the School in question? The general objective of the research is to present a proposal for integrated continuing education for elementary school teachers, about religious diversity within the Municipal School of Basic Education "Pedro Milaneze Altoé", in Vargem Alta-ES. The methodology used, first, was bibliographic and documentary, in order to verify approaches about respect for religious diversity and in laws or regulations that regulate national and documentary education in specific documents of the Municipal Department of Education and the researched School, as well as challenges around legislation, programs and curricula on continuing education in the context of religious diversity. Subsequently, aiming at the training proposal, an action research was carried out, showing specific guidelines around a strategic planning, which allowed a global and partial view of the procedures to be developed. The research presents a proposal for teacher training that makes it possible to build pedagogical actions aimed at respecting religious diversity, focusing on interdisciplinarity between all curricular components, and not only Religious Education. The objective is to change paradigms and pedagogical practices in the school context, in addition to promoting respect for student religious diversity, contributing to the development of the student, pointing out ways to develop training themes in this context and fulfilling the contemporary demand. of that theme. There are few training approaches already structured in the context of current public policies. The cultural and religious diversity of Brazil requires training actions in the school space, involving all curricular components, for the construction of a secular school, solidary and respectful of the diversity of religious belief.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de Conclusão do Mestrado Profissional em Ciências das Religiões procura responder a seguinte pergunta-problema: como elaborar uma proposta de formação continuada para professores/as que promova respeito à diversidade religiosa no contexto escolar da Escola em questão? O objetivo geral da pesquisa é apresentar uma proposta de formação continuada integradora para professores/as do Ensino Fundamental, acerca da diversidade religiosa no âmbito da Escola Municipal de Educação Básica “Pedro Milaneze Altoé”, em Vargem Alta-ES. A metodologia utilizada, primeiramente, foi bibliográfica e documental, a fim de constatar abordagens acerca do respeito à diversidade religiosa e em leis ou normativas reguladoras e regulamentadoras da educação nacional, e documental em documentos específicos da Secretaria Municipal de Educação e da Escola pesquisada, assim como interpelações em torno da legislação, programas e currículos sobre formação continuada no contexto da diversidade religiosa. Na sequência, visando à proposta de formação, foi realizada a pesquisa ação, exibindo orientações específicas ao redor de um planejamento estratégico, que possibilitou uma visão global e parcial dos procedimentos a serem desenvolvidos. A pesquisa apresenta uma proposta de formação docente que possibilita edificar ações pedagógicas voltadas para o respeito à diversidade religiosa, focando a interdisciplinaridade entre todos os componentes curriculares, e não somente o Ensino Religioso. Objetiva-se uma mudança de paradigmas e práticas pedagógicas no contexto escolar, além de promover respeito à diversidade religiosa discente, contribuindo para o desenvolvimento do/a aluno/a, apontando caminhos para o desenvolvimento de temáticas de formações nessa conjuntura e cumprindo a demanda contemporânea desse tema. Há poucas abordagens em formação já estruturadas no contexto de políticas públicas vigentes. A diversidade cultural e religiosa do Brasil exige ações formativas no espaço escolar, envolvendo todos os componentes curriculares, para a construção de uma escola laica, solidária e respeitosa à diversidade da crença religiosa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-02-17T12:03:21Z No. of bitstreams: 1 TCC - Rosa Amélia Menassa da Silva.pdf: 24097476 bytes, checksum: d7b6f370f6c16198ffb8254cef30df04 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectDiversidade Religiosapt_BR
dc.subjectFormação Continuada Professores/aspt_BR
dc.subjectCiências das Religiões Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleRESPEITO À DIVERSIDADE RELIGIOSA: PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA INTEGRADORA PARA PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PEDRO MILANEZE ALTOÉ, EM VARGEM ALTA-ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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