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Tipo: Dissertação
Título: RESPEITO À DIVERSIDADE RELIGIOSA: PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA INTEGRADORA PARA PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PEDRO MILANEZE ALTOÉ, EM VARGEM ALTA-ES
Autor(es): SILVA, ROSA AMÉLIA MENASSA DA
Primeiro Orientador: Ulrich, Claudete Beise
Primeiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Segundo membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Terceiro membro da banca: La Paz, Nívia Ivette Núnez de
Resumo: O presente trabalho de Conclusão do Mestrado Profissional em Ciências das Religiões procura responder a seguinte pergunta-problema: como elaborar uma proposta de formação continuada para professores/as que promova respeito à diversidade religiosa no contexto escolar da Escola em questão? O objetivo geral da pesquisa é apresentar uma proposta de formação continuada integradora para professores/as do Ensino Fundamental, acerca da diversidade religiosa no âmbito da Escola Municipal de Educação Básica “Pedro Milaneze Altoé”, em Vargem Alta-ES. A metodologia utilizada, primeiramente, foi bibliográfica e documental, a fim de constatar abordagens acerca do respeito à diversidade religiosa e em leis ou normativas reguladoras e regulamentadoras da educação nacional, e documental em documentos específicos da Secretaria Municipal de Educação e da Escola pesquisada, assim como interpelações em torno da legislação, programas e currículos sobre formação continuada no contexto da diversidade religiosa. Na sequência, visando à proposta de formação, foi realizada a pesquisa ação, exibindo orientações específicas ao redor de um planejamento estratégico, que possibilitou uma visão global e parcial dos procedimentos a serem desenvolvidos. A pesquisa apresenta uma proposta de formação docente que possibilita edificar ações pedagógicas voltadas para o respeito à diversidade religiosa, focando a interdisciplinaridade entre todos os componentes curriculares, e não somente o Ensino Religioso. Objetiva-se uma mudança de paradigmas e práticas pedagógicas no contexto escolar, além de promover respeito à diversidade religiosa discente, contribuindo para o desenvolvimento do/a aluno/a, apontando caminhos para o desenvolvimento de temáticas de formações nessa conjuntura e cumprindo a demanda contemporânea desse tema. Há poucas abordagens em formação já estruturadas no contexto de políticas públicas vigentes. A diversidade cultural e religiosa do Brasil exige ações formativas no espaço escolar, envolvendo todos os componentes curriculares, para a construção de uma escola laica, solidária e respeitosa à diversidade da crença religiosa.
Resumo Alternativo: The present work of Conclusion of the Professional Master in Religious Studies seeks to answer the following question-problem: How to elaborate a proposal for continuing education for teachers and that promotes respect for religious diversity in the school context of the School in question? The general objective of the research is to present a proposal for integrated continuing education for elementary school teachers, about religious diversity within the Municipal School of Basic Education "Pedro Milaneze Altoé", in Vargem Alta-ES. The methodology used, first, was bibliographic and documentary, in order to verify approaches about respect for religious diversity and in laws or regulations that regulate national and documentary education in specific documents of the Municipal Department of Education and the researched School, as well as challenges around legislation, programs and curricula on continuing education in the context of religious diversity. Subsequently, aiming at the training proposal, an action research was carried out, showing specific guidelines around a strategic planning, which allowed a global and partial view of the procedures to be developed. The research presents a proposal for teacher training that makes it possible to build pedagogical actions aimed at respecting religious diversity, focusing on interdisciplinarity between all curricular components, and not only Religious Education. The objective is to change paradigms and pedagogical practices in the school context, in addition to promoting respect for student religious diversity, contributing to the development of the student, pointing out ways to develop training themes in this context and fulfilling the contemporary demand. of that theme. There are few training approaches already structured in the context of current public policies. The cultural and religious diversity of Brazil requires training actions in the school space, involving all curricular components, for the construction of a secular school, solidary and respectful of the diversity of religious belief.
Palavras-chave: Legislação
Diversidade Religiosa
Formação Continuada Professores/as
Ciências das Religiões Aplicadas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/504
Data do documento: 15-Set-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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