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dc.contributor.advisor1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee2Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee3Quintão, Leandro do Carmo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2846668210944422pt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, CLERTON QUEIROZ-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2568960446836669pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-16T17:26:08Z-
dc.date.available2022-12-09-
dc.date.available2023-02-16T17:26:08Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/502-
dc.description.abstractWe cannot fail to defend the idea that Religious Education teachers need a theoretical and epistemological basis for a practice committed to reflective teaching. Thinking about the importance of Religious Studies and its relation with Religious Education is challenging, since it establishes a new curricular model based on academic and scientific criteria. Such understanding is allowed through João Décio Passos, who offers us an epistemological and pedagogical model, the Sciences of Religions, with theoretical and methodological basis for Religious Education. The initial and continued formation of teachers needs to break with the fragmentation of knowledge and the isolation in teaching. It is necessary to build a new professional culture woven in the values of collaboration, for an educational and social transformation that seeks to avoid curricular fragmentation. According to Francisco Imbernón, we must combat isolation and individualism and promote collaborative training. The analysis arose from the problem: why hasn't the Municipal Secretary of Education of Iguatu done any kind of teacher training for Religious Education teachers in the last 10 years? If the SME had done some kind of teacher training for this curricular component during this period, it would have strengthened the subject in the public schools of this municipality. The methodology for collecting data in this research was based on a combined approach of quantitative and qualitative methods, and the research instrument used for data collection was the questionnaire. The research made it possible to verify that the great majority of the teachers do not have initial training adequate to teach this subject and, that there was no disposition on the part of the SME in carrying out continued and/or permanent training directed to the teachers of this curricular component in order to solve the problem.pt_BR
dc.description.resumoNão podemos deixar de defender a ideia de que, os/as professores/as de Ensino Religioso precisam de base teórica, epistemológica, para efetivação de uma prática comprometida com o ensino reflexivo. Pensar sobre a importância das Ciências das Religiões e sua relação com o Ensino Religioso é desafiador, pois estabelece um novo modelo curricular baseado em critérios acadêmicos e científicos. Tal compreensão nos é permitida por meio de João Décio Passos, que nos oferece um modelo epistemológico e pedagógico, o das Ciências das Religiões, com base teórica e metodológica para o Ensino Religioso. A formação inicial e continuada do/a professor/a precisa romper com a fragmentação do saber e o isolamento na docência. Faz-se necessário a construção de uma nova cultura profissional tecida nos valores da colaboração, para uma transformação educativa e social que busque evitar a fragmentação curricular. A partir de Francisco Imbernón, devemos combater o isolamento e o individualismo e fomentar uma formação colaborativa. A análise surgiu a partir do problema: por que a Secretaria Municipal de Educação de Iguatu não realizou nenhum tipo de formação docente voltada para os/as professores/as de Ensino Religioso nos últimos 10 anos? Se a SME tivesse realizado algum tipo de formação docente para este componente curricular durante este período teria fortalecido a disciplina nas escolas públicas deste município. A metodologia para a coleta dos dados da pesquisa se deu por meio da abordagem combinada de métodos quantitativos e qualitativos e, o instrumento de pesquisa utilizado para a coleta de dados foi o questionário. A pesquisa possibilitou verificar que a grande maioria dos/as professores/as não têm formação inicial, adequada para ministrar tal disciplina e, que não houve nenhuma disposição por parte da SME em efetivar uma formação continuada e/ou permanente direcionada aos docentes desse componente curricular visando sanar o problema.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-02-16T17:26:08Z No. of bitstreams: 1 TCC - Clerton Queiroz Oliveira.pdf: 45917436 bytes, checksum: c9a9f17503528a7567f01a626b19bc5a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-16T17:26:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Clerton Queiroz Oliveira.pdf: 45917436 bytes, checksum: c9a9f17503528a7567f01a626b19bc5a (MD5) Previous issue date: 2022-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectCiências das Religiõespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO Ensino Religioso na escola: uma análise da formação dos/das professores/as da rede de ensino do município de Iguatu – Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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