Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/501
Tipo: Dissertação
Título: Educação e religiosidade popular: uma contribuição da fenomenologia-existencial de Kierkegaard para o desenvolvimento de habilidades no componente Ensino Religioso
Autor(es): SILVA, JHAUBER LUIZ MOREIRA DA
Primeiro Orientador: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Primeiro membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mário
Terceiro membro da banca: Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de
Resumo: Ao considerar que o desafio da escola é adotar uma postura ética com práticas educativas na relação entre grupo humano e social, e no intuito de evitar ações humanas tendenciosas à práticas de intolerância religiosa como fruto dos valores em crise, esta pesquisa trabalhará com as variáveis da Educação e da Religiosidade Popular com interface no Ensino Religioso escolar, com o tema Educação e Religiosidade Popular: uma contribuição da fenomenologia-existencial de Kierkegaard para o desenvolvimento de habilidades no componente Ensino Religioso. Objetiva-se identificar no espaço escolar a presença de elementos e expressões da religiosidade popular, que envolvem o fenômeno religioso, comuns nos eventos e nas festas infanto-juvenil da cidade de Iconha-ES, e, também, analisar sua influência no aprendizado dos discentes do Componente Curricular Ensino Religioso da rede pública estadual. Com isso, questiona-se: de que maneira a conscientização da religiosidade popular, mediante uma educação integral, pode colaborar com a formação humana, crítica e moral dos/as estudantes? Que tipo de instrumentalização educacional pode auxiliar no aperfeiçoamento das habilidades do/a estudante em vista da formação emancipatória, e não apenas para atender os interesses do mercado? A partir desses questionamentos, objetiva-se identificar alguns elementos da religiosidade popular – crendices, superstições, símbolos, etc. – no espaço escolar e dialogar com os/as estudantes sobre a viabilização de atividades complementares na sala de aula para contribuir com os conteúdos curriculares do Ensino Religioso do Ensino Fundamental, da etapa final, da escola Coronel Antônio Duarte, em Iconha-ES. Para tanto, o documento da BNCC, seguido dos comentários de autores e autoras, bem como alguns textos que abordam o tema do Ensino Religioso e da Religiosidade Popular formam a base metodológica do primeiro capítulo. No segundo capítulo, buscou-se luzes na perspectiva reflexiva da fenomenologia-existencial de Sören Kierkegaard, com um recorte nos estágios da vida, como um apoio para o processo de aprendizagem escolar na formação humana e cidadã. Aspira-se, no terceiro capítulo, uma pesquisa de campo e perspectivas educacionais voltadas para a formação dos/as alunos/as no interesse pelo pensamento reflexivo-crítico, conhecimento das tradições religiosas, crenças e costumes, assim como o aprimoramento do diálogo e do respeito como um caminho para uma boa convivência social. A metodologia se concentra na pesquisa bibliográfica e a de campo, com abordagem mista – qualitativa e quantitativa.
Resumo Alternativo: When considering that the challenge of the school is to adopt an ethical posture with educational practices in the relationship between the human and social group, and in order to avoid human actions that are biased towards practices of religious intolerance as a result of values in crisis, this research will work with the variables of Education and Popular Religiosity with an interface in School Religious Education, with the theme Education and Popular Religiosity: a contribution of Kierkegaard's existential-phenomenology for the development of skills in the Religious Education component. The objective is to identify in the school space the presence of elements and expressions of popular religiosity, which involve the religious phenomenon, common in events and children's parties in the city of Iconha-ES, and also to analyze their influence on students' learning of the Religious Education Curricular Component of the state public network. With that, the question is: how can the awareness of popular religiosity, through an integral education, collaborate with the human, critical and moral formation of the students? What kind of educational instrumentalization can help to improve the student's skills in view of emancipatory training, and not just to meet the interests of the market? From these questions, the objective is to identify some elements of popular religiosity - beliefs, superstitions, symbols, etc. – in the school space and dialogue with students about the feasibility of complementary activities in the classroom to contribute to the curricular contents of Religious Education in Elementary School, in the final stage, at the Coronel Antônio Duarte school, in Iconha-ES. To this end, the BNCC document, followed by the comments of authors, as well as some texts that address the theme of Religious Education and Popular Religiosity form the methodological basis of the first chapter. In the second chapter, light was sought in the reflexive perspective of Sören Kierkegaard's existential-phenomenology, with a focus on life stages, as a support for the school learning process in human and citizen formation. The third chapter aspires to field research and educational perspectives aimed at training students in an interest in reflective-critical thinking, knowledge of religious traditions, beliefs and customs, as well as the improvement of dialogue and respect as a path to good social coexistence. The methodology focuses on bibliographic and field research, with a mixed approach – qualitative and quantitative.
Palavras-chave: Religiosidade Popular
Ensino Religioso
Fenomenologia-existencial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/501
Data do documento: 31-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jhauber Luiz Moreira da Silva.pdfJhauber Luiz Moreira da Silva25,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.