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dc.contributor.advisor1Adriano Filho, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee1Adriano Filho, José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee2Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee3Freitas , Eliane Maura Littig Milhomem de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768969420465227pt_BR
dc.creatorRABELLO , PRISCILA FIGUEIREDO MIRANDA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6837969810679715pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T15:15:35Z-
dc.date.available2022-08-05-
dc.date.available2022-11-30T15:15:35Z-
dc.date.issued2022-08-08-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/500-
dc.description.abstractThe purpose of this master's degree dissertation is to dialogically analyze the speech of five teachers from the Sueli Larrubia Muniz Municipal Center for Early Childhood Education, in the municipality of Serra, Espírito Santo, regarding their approaches to the manifestations of religiosity brought by students in the daily life of the classroom. To achieve this objective, an exploratory field research was conducted, with data collection from semi-structured interviews and qualitative analysis of the results obtained, using as reference the concept of discourse from the Russian theorist Mikhail Bakhtin. The structure to develop this dissertation has three chapters. The first addresses the initial training in pedagogy and the religiosity evidenced in the speech and play of early childhood education students. The second discusses proselytism, pointing out whether, in their work, teachers teach students respect and tolerance in relation to religious diversity. The third chapter brings the applied methodology and concepts of Bakhtin's dialogism as a starting point for the analysis of the results obtained. The conclusion of this dissertation is that CMEI teachers have knowledge about Brazilian culture and religious diversity, the importance of maintaining secularism in the educational space and not practicing proselytism when, eventually, their students expose religious manifestations brought from home or in some commemorative dates. Despite this understanding, in their statements it is noticeable the concern not to deepen the dialogue on the relationship between the first stage Early Childhood Education and the curricular component Religious Education.pt_BR
dc.description.resumoA proposta desta dissertação de mestrado consiste em analisar dialogicamente a fala de cinco professores do Centro Municipal de Educação Infantil Sueli Larrubia Muniz, no município de Serra, Espírito Santo, quanto suas abordagens frente as manifestações de religiosidade trazidas pelos alunos no cotidiano da sala de aula. Para alcançar este objetivo foi desenvolvida uma pesquisa de campo, de natureza exploratória, com coleta de dados a partir de entrevista semiestruturada, com análise qualitativa dos resultados obtidos, tomando como referência o conceito de discurso do teórico russo Mikhail Bakhtin. A estrutura de desenvolvimento desta dissertação apresenta três capítulos. O primeiro aborda a formação inicial em pedagogia e a religiosidade evidenciada no discurso e brincadeiras de alunos da educação infantil. O segundo discute o proselitismo apontando se em sua atuação os professores ensinam os alunos o respeito e a tolerância em relação a diversidade religiosa. O terceiro capítulo traz a metodologia aplicada e conceitos do dialogismo de Bakhtin como ponto de partida para a análise dos resultados obtidos. Conclui-se com esta dissertação que os professores do CMEI possuem conhecimento acerca da cultura e diversidade religiosa brasileira, da importância em manter a laicidade no espaço educativo e não praticar o proselitismo quando, eventualmente, seus alunos expõem manifestações religiosas trazidas de casa ou em algumas datas comemorativas. Apesar desse entendimento, em seus enunciados é perceptível a preocupação em não aprofundarem o diálogo sobre a relação Educação Infantil primeira etapa da educação básica e o componente curricular Ensino Religioso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-11-30T15:15:35Z No. of bitstreams: 1 TCC - Priscilla Figueiredo Miranda Rabello.pdf: 14140833 bytes, checksum: 2cc76399edee2866baeb1b4ac410c2d9 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectManifestações Religiosaspt_BR
dc.subjectProselitismopt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleEnsino Religioso e Educação Infantil: a presença da religião em ações docentes no Centro Municipal de Educação Infantil Sueli Larrubia Muniz no município de Serra – ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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