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Tipo: Dissertação
Título: Ensino Religioso e Educação Infantil: a presença da religião em ações docentes no Centro Municipal de Educação Infantil Sueli Larrubia Muniz no município de Serra – ES
Autor(es): RABELLO , PRISCILA FIGUEIREDO MIRANDA
Primeiro Orientador: Adriano Filho, José
Primeiro membro da banca: Adriano Filho, José
Segundo membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Terceiro membro da banca: Freitas , Eliane Maura Littig Milhomem de
Resumo: A proposta desta dissertação de mestrado consiste em analisar dialogicamente a fala de cinco professores do Centro Municipal de Educação Infantil Sueli Larrubia Muniz, no município de Serra, Espírito Santo, quanto suas abordagens frente as manifestações de religiosidade trazidas pelos alunos no cotidiano da sala de aula. Para alcançar este objetivo foi desenvolvida uma pesquisa de campo, de natureza exploratória, com coleta de dados a partir de entrevista semiestruturada, com análise qualitativa dos resultados obtidos, tomando como referência o conceito de discurso do teórico russo Mikhail Bakhtin. A estrutura de desenvolvimento desta dissertação apresenta três capítulos. O primeiro aborda a formação inicial em pedagogia e a religiosidade evidenciada no discurso e brincadeiras de alunos da educação infantil. O segundo discute o proselitismo apontando se em sua atuação os professores ensinam os alunos o respeito e a tolerância em relação a diversidade religiosa. O terceiro capítulo traz a metodologia aplicada e conceitos do dialogismo de Bakhtin como ponto de partida para a análise dos resultados obtidos. Conclui-se com esta dissertação que os professores do CMEI possuem conhecimento acerca da cultura e diversidade religiosa brasileira, da importância em manter a laicidade no espaço educativo e não praticar o proselitismo quando, eventualmente, seus alunos expõem manifestações religiosas trazidas de casa ou em algumas datas comemorativas. Apesar desse entendimento, em seus enunciados é perceptível a preocupação em não aprofundarem o diálogo sobre a relação Educação Infantil primeira etapa da educação básica e o componente curricular Ensino Religioso.
Resumo Alternativo: The purpose of this master's degree dissertation is to dialogically analyze the speech of five teachers from the Sueli Larrubia Muniz Municipal Center for Early Childhood Education, in the municipality of Serra, Espírito Santo, regarding their approaches to the manifestations of religiosity brought by students in the daily life of the classroom. To achieve this objective, an exploratory field research was conducted, with data collection from semi-structured interviews and qualitative analysis of the results obtained, using as reference the concept of discourse from the Russian theorist Mikhail Bakhtin. The structure to develop this dissertation has three chapters. The first addresses the initial training in pedagogy and the religiosity evidenced in the speech and play of early childhood education students. The second discusses proselytism, pointing out whether, in their work, teachers teach students respect and tolerance in relation to religious diversity. The third chapter brings the applied methodology and concepts of Bakhtin's dialogism as a starting point for the analysis of the results obtained. The conclusion of this dissertation is that CMEI teachers have knowledge about Brazilian culture and religious diversity, the importance of maintaining secularism in the educational space and not practicing proselytism when, eventually, their students expose religious manifestations brought from home or in some commemorative dates. Despite this understanding, in their statements it is noticeable the concern not to deepen the dialogue on the relationship between the first stage Early Childhood Education and the curricular component Religious Education.
Palavras-chave: Educação Infantil
Manifestações Religiosas
Proselitismo
Formação Continuada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/500
Data do documento: 8-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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