Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/499
Tipo: Dissertação
Título: Contribuição do Ensino Religioso para o despertar da cidadania no ensino fundamental em escola municipal de Vila Velha (ES)
Autor(es): SIPRIANO, LUCIENE
Primeiro Orientador: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Primeiro membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Segundo membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Nelson Lellis Ramos
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar, com base em fundamentação teórica de viés humanista, de que forma o Ensino Religioso contribui para a formação de valores, quando inserido no ambiente educacional. Entre os objetivos específicos buscou-se: analisar maneiras de se aplicar o Ensino Religioso na formação de valores, respeitando o princípio da laicidade; debater o papel da educação na formação dos valores e construção da cidadania; identificar como o Ensino Religioso inserido no ambiente educacional, pode auxiliar na conscientização dos/as estudantes sobre a diversidade religiosa e na diminuição do preconceito religioso; aferir a visão de professores/as e pais/mães de alunos/as acerca do Ensino Religioso e a sua inserção no ambiente escolar. A questão-problema é: de que forma o Ensino Religioso, inserido no ambiente escolar pode auxiliar na formação de valores individuais e sociais, sem cair no proselitismo e integrando a família, a escola e a sociedade no processo? A hipótese levantada é a de que o Ensino Religioso auxilia os/as alunos/as a conhecerem a si mesmos/as, criando vínculos entre a sociedade, a escola e a família, bem como auxiliando na formação ética do cidadão –– como é dever da escola. Este estudo encontra justificativa na necessária averiguação de como se pode contribuir para a melhor qualidade de vida e aperfeiçoamento da sociedade. A pesquisa de campo se desenvolveu na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Guilherme Santos, em Vila Velha (ES), na qual, por meio de questionários semiestruturados, buscou-se conhecer a opinião de professores/as e, também, de pais/mães de alunos/as matriculados no Ensino Fundamental, sobre o Ensino Religioso como ferramenta que promove o despertar da cidadania. Entre as principais conclusões, mostrou-se que o Ensino Religioso auxilia os/as alunos/as a conhecerem a si mesmos/as, criando vínculos entre a sociedade, a escola e a família, auxiliando em sua formação ética. Além disso, o Ensino Religioso escolar brasileiro educa os/as alunos/as no seu eu profundo, individual e social, orientando-os/as para a participação fraterna, propiciando a formação do sujeito histórico, político, crítico, participativo e responsável. Dessa forma, os/as alunos/as passam a refletir criticamente a sociedade, aprendendo a respeitar as pretensões humanas mais profundas, por meio de pontos de vista éticos, filosóficos e culturais que enfatizam a educação para a cidadania e a construção de um mundo mais digno e justo.
Resumo Alternativo: This study aims to investigate, based on the theoretical foundation of humanist bias, how religious education contributes to the formation of values, when inserted in the educational environment. Among the specific objectives was also sought: to analyze ways to apply religious education in the formation of values, respecting the principle of secularism; discuss the role of education in the formation of values and construction of citizenship; Identifying how religious teaching inserted in the educational environment can assist in the awareness of students about religious diversity and the reduction of religious prejudice; Assess the vision of teachers and parents of students about religious education and their insertion in the school environment. The problem question is: How can religious education, inserted in the school environment in the formation of individual and social values, without falling into proselytizing and integrating family, school and society in the process? The hypothesis raised is that religious education helps students know themselves, creating bonds between society, school and family, as well as assisting in the ethical formation of the citizen –– how it is duty from school. This study finds justification in the necessary investigation of how it can contribute to the best quality of life and improvement of society. The field research was developed at the Guilherme Santos Municipal Elementary School, in Vila Velha (ES), in which, through semi-structured questionnaires, we sought to know the opinion of teachers and also from fathers/mothers of students enrolled in elementary school, on religious education as a tool that promotes the awakening of citizenship. Among the main conclusions, it was shown that religious education helps students know themselves, creating bonds between society, school and family, assisting in their ethical formation. In addition, Brazilian school religious education educates students in their deep, individual and social self, guiding them for fraternal participation, providing the formation of the historical, political, critical, participatory and responsible subject. In this way, students critically reflect society, learning to respect the deepest human pretensions through ethical, philosophical and cultural views that emphasize education for citizenship and the construction of a more world worthy and fair.
Palavras-chave: Cidadania
Diversidade religiosa
Ensino Religioso
Tolerância
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/499
Data do documento: 31-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luciene Sipriano.pdfTCC - Luciene Sipriano25,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.