Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/497
Tipo: Dissertação
Título: O Ensino Religioso nas instituições de ensino públicas: contribuições das teorias decoloniais
Autor(es): MENDONÇA, JONES FARIA
Primeiro Orientador: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Segundo membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Nelson Lellis Ramos
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a busca por contribuições das teorias decoloniais – especificamente do conceito de “colonialidade de poder” elaborado por Aníbal Quijano – para o Ensino Religioso tal como proposto pela BNCC. A partir do início da colonização europeia do território atualmente ocupado pelo Brasil, os povos originários e escravizados trazidos do continente africano foram submetidos ao trabalho forçado, à deportação coletiva e à subalternização cultural. A pesquisa supõe que essa subalternização ainda é perceptível nos discursos, nas ações, nos códigos legislativos, nos costumes, e que possui relação com a aliança histórica entre o cristianismo e o poder temporal, cujos laços só foram desfeitos oficialmente no Brasil no final do século XIX, a partir da promulgação da Carta Constituinte de 1891. A pesquisa supõe ainda que mesmo após uma série de avanços no âmbito legislativo, os grupos religiosos minoritários, sobretudo de origem afro-indígena, ainda sofrem com o preconceito, a discriminação e a violência historicamente construídos. A partir dessa constatação, propõe que as teorias decoloniais podem contribuir para que o Ensino Religioso nas instituições de ensino públicas não apenas valorize as culturas silenciadas, mas que seja capaz de conscientizar os educandos quanto os processos históricos que produziram uma subalternização cultural que coloca os saberes oriundos do eixo europeu/estadunidense no topo da hierarquia de poder, dificultando o diálogo e a promoção da diversidade cultural e religiosa.
Resumo Alternativo: This work aims to search for contributions of decolonial theories – specifically the concept of "coloniality of power" developed by Aníbal Quijano – for Religious Education as proposed by the BNCC. From the beginning of the European colonization of the territory currently occupied by Brazil, the native and enslaved peoples brought from the African continent were subjected to forced labor, collective deportation and cultural subordination. The research assumes that this subordination is still perceptible in speeches, actions, legislative codes, customs, and that it is related to the historical alliance between Christianity and temporal power, whose ties were only officially ruptured in Brazil at the end of the XIX century, from the promulgation of the Constitution of 1891. The research also supposes that even after a series of advances in the legislative scope, the minority religious groups, mainly of Afro-indigenous origin, still suffer from prejudice, discrimination and violence historically built. Based on this finding, it proposes that decolonial theories can contribute so that Religious Education in public educational institutions not only values silenced cultures, but be capable of making students aware of the historical processes that produced a cultural subordination that places knowledge coming from the European/American axis at the top of the hierarchy of power, hindering dialogue and the promotion of cultural and religious diversity.
Palavras-chave: Colonialismo
Colonialidade de poder
Matriz colonial de poder
Religião e política
Campo religioso
Ensino Religioso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/497
Data do documento: 9-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jones Faria Mendonça.pdfTCC - Jones Faria Mendonça19,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.