Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee2McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee3Bortoleto, Edivaldo José-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4348928198416364pt_BR
dc.creatorBRITO FILHO, GAZZINEU MARCUS CAVALCANTE-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6408764858931106pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-13T16:49:39Z-
dc.date.available2022-08-23-
dc.date.available2022-10-13T16:49:39Z-
dc.date.issued2022-08-23-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/493-
dc.description.abstractThe present work aims to discuss and develop a proposal on the evaluation practices of school learning of the Curricular Component Religious Teaching. The problem-question asks: How to evaluate students in Religious Education in a way that includes all religions without forgetting those of African and Indigenous origins and that covers transversality according to the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC)? The historical scenario is reconsidered and provides subsidies to improve conceptions, concepts, and procedures, during the act of evaluating, and in evaluative activities with reflective and procedural reasoning and focusing on a diverse background, through bibliographic and documentary research. Having as theoretical background: Jussara Hoffmann who advocates for a more procedural school evaluation and Mircea Eliade, with the phenomenological perspective, collaborate with awareness in favor of a broad and constant school evaluation process, focused on intellectual growth. The research was divided into three chapters, each containing three subsections. Evaluations with a strong classificatory character are discussed in this work and their strong presence in society and how school still reproduces this logic to a certain extent. Beyond that, there is a significant influence of Christianity’s religious traditions in Brazil’s primary education. Given this context, the school learning evaluation was analyzed as a process, not distinct from Religious Education, therefore it reflects on how this evaluation process can identify students’ development possibilities and improve their educational performance. This work also discusses Religious Education as a tool for social change.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho possui o objetivo de debater e desenvolver uma proposta sobre as práticas de avaliação da aprendizagem escolar do Componente Curricular Ensino Religioso. A pergunta-problema questiona: Como avaliar os (as) alunos(as) no Ensino Religioso de forma que contemplem todas as religiões sem esquecer as de matrizes africanas e indígenas e que abranja a transversalidade de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? O cenário histórico é repensado e fornece subsídios para melhorar suas concepções, conceitos e procedimentos, tudo isso durante o ato de avaliar, e nas atividades avaliativas com fundamentação reflexiva e processual. Com foco na formação para diversidade, por meio da realização de pesquisa bibliográfica e documental. Tendo como Referencial Teórico: Jussara Hoffmann defensora de uma avaliação escolar mais processual e Mircea Eliade com a perspectiva fenomenológica, no intuito de colaborar com uma conscientização em prol de um processo avaliativo escolar amplo e constante, voltado para formação humana. A pesquisa foi dividida em três capítulos, cada um contendo três subseções. Discute-se como a avaliação, com forte caráter classificatório é muito presente na sociedade e a escola ainda, em certa medida, reproduz essa lógica. Além disso existe uma significativa influência das tradições religiosas do Cristianismo na educação básica do Brasil. Com esse contexto, foi analisado e pensado a avaliação da aprendizagem escolar como um processo, não sendo diferente com o Ensino Religioso, portanto foi refletido como a avaliação escolar pode identificar as diversas possibilidades de desenvolvimento dos(as) alunos(as) e melhorar o desempenho educativo. Discorremos também a respeito de um Ensino Religioso como ferramenta de transformação social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-10-13T16:49:39Z No. of bitstreams: 1 TCC - Gazzineu Marcus Cavalcante Brito Filho.pdf: 1397832 bytes, checksum: 020a70fb240eadd39ef17d955a1a3bb0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-13T16:49:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Gazzineu Marcus Cavalcante Brito Filho.pdf: 1397832 bytes, checksum: 020a70fb240eadd39ef17d955a1a3bb0 (MD5) Previous issue date: 2022-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesANGELO, Thomas; CROSS, Kathryn. Classroom assessment technique: a handbook for college teachers. 2. ed; San Francisco: Jossey-Bass, 1993. ANTÔNIO, Carlindo. Descolonização do currículo escolar. In: SILVA, Geranilde; LIMA, Ivan; MEIJER, Rebeca. Abordagens políticas, históricas e pedagógicas de igualdade racial no ambiente escolar. Redenção: Unilab, 2015. BITTENCOURT FILHO, José. Matriz Religiosa Brasileira: religiosidade e mudança social. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Koinonia, 2003. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicaocompilado.htm. Acesso em: 05 abr. 2022. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 09 set. 2022. CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado: pesquisas de antropologia política. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1978. DANTAS, Beatriz Góis. Vovó nagô e papai branco: usos e abusos da África no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1988. DCE – Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná. Ensino Religioso. Secretaria de Estado de Educação. Curitiba, 2008. DOMINGOS, Fernandes. Pedagogias de Religiões de Base Africana, Transmissão do Conhecimento e Prática Cultural. In: LIMA, Ivan; VILLACORTA, Marabá-PA. N’umbuntu em revista, Ano 1, n. 01, 2014. DUBET, François. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades. Tradução Ione Ribeiro Valle. São Paulo: Cortez, 2008. DURKHEIM, Émile. As formas Elementares da vida Religiosa: o Sistema Totêmico na Austrália. (1989), Paulus. ELIADE, Mircea. El Chamanismo y las Técnicas Arcaicas del Extasis. México: Fondo de Cultura Económica, 1994. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2001. FANTASTIPEDIA. Mitologia afro-americana. Disponível em: https://fantasia.fandom.com/ pt/wiki/Inquices. Acesso em: 08 set 2022. FERRETI, Sérgio F. Sincretismo afro-brasileiro e resistência cultural. In: BACE-LAR, Jéferson; CARDOSO, Carlos (Org.). Faces da tradição afro-brasileira: religiosidade, sincretismo, anti-sincretismo, reafricanização, práticas terapêuticas, etnobotânica e comida. 2. Ed. Rio de Janeiro: Pallas, Salvador: CEAO, 2006, p. 113 – 130. FONAPER. Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. São Paulo: AM Edições, 1997. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GOMES, Suzana. A Avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, 2003, p. 124-128. GÔNGORA, Francisco. Tendências Pedagógicas na Pratica Escolar. São Paulo: Loyola, 1985. GRILLO, Marlene. LIMA, Valderez. Especificidades da avaliação que convém conhecer. In GRILLO, Marlene; GESSINGER, Rosana (Org.). Por que falar ainda em Avaliação? Porto Alegre. Edipucrs. 2010. HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 18. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000. HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1992. HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001. HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria. (orgs.) Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004. JUNIOR, Henrique; SILVA, Joselina; NUNES, Cícera. (Org.). Artefatos da cultura negra no Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 2011. JUNQUEIRA, Sérgio. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. LAKATOS, Eva; MARCONI, Marina. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2006. LARAIA, Roque. As religiões indígenas: o caso Tupi-Guarani. Revista USP, São Paulo, n. 67, p. 6-13, setembro/novembro 2005. LEITE, Fábio. Valores civilizatórios em sociedades negro-africanas. África: Revista do Centro de Estudos Africano. USP, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 113-118, 1995-1996. LÉRY, Jean. Viagem à Terra do Brasil. São Paulo: Ed. USP, 1972. LIBÂNEO, Jose Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: Alternativa, 2001. LUCIANO, Gersem. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje (Coleção educação para todos - Série vias dos saberes n. 1). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo, Cortez, 1996. LUCKESI, Cipriano. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Revista Pátio On-line Pátio. Porto Alegre: ARTMED. Ano 3, n. 12 fev./abr. 2000. LUCKESI, Cipriano. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola? In: LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2000. MATUI, Jiron. Construtivismo: Teoria construtivista sócio-histórica aplicada ao ensino. São Paulo: Moderna, 1995. OLIVEIRA, Eduardo. Cosmovisão africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendente. Fortaleza: LCR, 2003. OLIVEIRA, Lilian. (Org.). Terra e alteridade: pesquisas e práticas pedagógicas em ensino religioso. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2007. OLIVEIRA, Lilian. Formação de docentes para o ensino religioso: perspectivas e impulsos a partir da ética social de Martinho Lutero. Tese (Doutorado em Teologia área de concentração: Educação e Religião). São Leopoldo: EST/IEPG, 2003. PEREIRA, João José de Félix. Mborayu: O espírito que nos une. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2010. PINTO, Umberto. Pedagogia escolar: Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional. São Paulo: 2011. PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. RABELO, Edmar. Avaliação: novos tempos e novas práticas. Petrópolis, Vozes, 1998. RAMPAZZO, Sandra. Instrumentos de avaliação: reflexões e possibilidades de uso no processo de ensino e aprendizagem. O professor PDE e os desafios da escola pública paraense. Produção didático-pedagógica. Volume 02. Londrina: O Estado do Paraná, 2011, p. 1-24. RE-SIGNIFICANDO A AVALIAÇÃO. Produção de Luciana Borges. Baseado no teto de Maria Celina Melchior. [YouTube, 16 jan. 2012]. 1 vídeo (3min 51s). Disponível em: https://youtu.be/ImI60Gn4txs. Acesso em: 2 abr. 2022. RODRIGUES, Edile; JUNQUEIRA, Sérgio; MARTINS FILHO, Lourival. Perspectivas pedagógicas do ensino religioso – formação inicial para um profissional do ensino religioso. Florianópolis: Insular. 2015. SANT’ANNA, Ilza. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e Instrumentos. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. SANTOS, Erisvaldo. A formação de professores e religiões de matrizes africanas: um diálogo necessário. Belo Horizonte: Nandyala, 2015. SCHLÖGL, Emerli. Ensino fundamental de nove anos: orientações pedagógicas para os anos iniciais. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2010. SEEHAB, Liliana; MACHADO, Leo. Educação, religião, cidadania e cultura. 2012. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/view/43895571/educacao-religiao-cidadania-e-cultura-um-uem/3. Acesso em: 20 fev. 2022. SILVA, José C. O Currículo e o Ensino Religioso na BNCC: reflexões e perspectivas. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 20, n. 44, p. 56-65, mai. /ago, 2018. SILVEIRA, Rosa; OLIVEIRA, Lilian; KOCH, Stephen; CECCHATTI, Enrico. Diversidade e Direitos Humanos. In: ZENAIDE, Maria; SILVEIRA, Rosa; FERREIRA, Lúcia. (Org.). Educando em direitos humanos. vol. 2. João Pessoa: UFPB, 2016. SOARES, Afonso. STIGAR, Robson. Perspectivas para o Ensino Religioso: A Ciência da Religião como novo paradigma. Revista Rever, Rio de Janeiro, jan/abr. 2016, p. 138-152. THEVET, André. Singularidades da França Antártica a que outros chamam América. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1944. TILLICH, Paul. Teologia da Cultura. São Paulo: Fonte Editorial, 2009. TORRES-LONDOÑO, Fernando. “A historiografia dos séculos XX e XXI sobre os jesuítas no período colonial. Conferindo sentidos a uma presença: do nascimento do Brasil à globalização”. Projeto História, São Paulo, v. 64, p. 10-40, jan.-abr. 2019. TYLER, Ralph. Basic principles of curriculum and instruction. Chicago: Univ. Of Chicago Press, 1949. VEIGA, Ilma. (org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 17 ed. Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 1995. VERGER, Pierre. Fluxo e refluxo: do tráfico de escravos entre o golfo de Benine a Bahia de todos os Santos, dos séculos XVII a XIX. Salvador: Corrupio. 1987 WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993. WERNECK, Hamilton. Prova, provão, camisa de forças da educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagem escolar e Ensino Religiosopt_BR
dc.subjectProcesso avaliativopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectFormação Continuada de professores(as)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleAvaliação escolar e Ensino Religioso para diversidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gazzineu Marcus Cavalcante Brito Filho.pdfTCC - Gazzineu Marcus Cavalcante Brito Filho1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.