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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação escolar e Ensino Religioso para diversidade
Autor(es): BRITO FILHO, GAZZINEU MARCUS CAVALCANTE
Primeiro Orientador: Stephanini, Valdir
Primeiro membro da banca: Stephanini, Valdir
Segundo membro da banca: McGeoch, Graham Gerald
Terceiro membro da banca: Bortoleto, Edivaldo José
Resumo: O presente trabalho possui o objetivo de debater e desenvolver uma proposta sobre as práticas de avaliação da aprendizagem escolar do Componente Curricular Ensino Religioso. A pergunta-problema questiona: Como avaliar os (as) alunos(as) no Ensino Religioso de forma que contemplem todas as religiões sem esquecer as de matrizes africanas e indígenas e que abranja a transversalidade de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? O cenário histórico é repensado e fornece subsídios para melhorar suas concepções, conceitos e procedimentos, tudo isso durante o ato de avaliar, e nas atividades avaliativas com fundamentação reflexiva e processual. Com foco na formação para diversidade, por meio da realização de pesquisa bibliográfica e documental. Tendo como Referencial Teórico: Jussara Hoffmann defensora de uma avaliação escolar mais processual e Mircea Eliade com a perspectiva fenomenológica, no intuito de colaborar com uma conscientização em prol de um processo avaliativo escolar amplo e constante, voltado para formação humana. A pesquisa foi dividida em três capítulos, cada um contendo três subseções. Discute-se como a avaliação, com forte caráter classificatório é muito presente na sociedade e a escola ainda, em certa medida, reproduz essa lógica. Além disso existe uma significativa influência das tradições religiosas do Cristianismo na educação básica do Brasil. Com esse contexto, foi analisado e pensado a avaliação da aprendizagem escolar como um processo, não sendo diferente com o Ensino Religioso, portanto foi refletido como a avaliação escolar pode identificar as diversas possibilidades de desenvolvimento dos(as) alunos(as) e melhorar o desempenho educativo. Discorremos também a respeito de um Ensino Religioso como ferramenta de transformação social.
Resumo Alternativo: The present work aims to discuss and develop a proposal on the evaluation practices of school learning of the Curricular Component Religious Teaching. The problem-question asks: How to evaluate students in Religious Education in a way that includes all religions without forgetting those of African and Indigenous origins and that covers transversality according to the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC)? The historical scenario is reconsidered and provides subsidies to improve conceptions, concepts, and procedures, during the act of evaluating, and in evaluative activities with reflective and procedural reasoning and focusing on a diverse background, through bibliographic and documentary research. Having as theoretical background: Jussara Hoffmann who advocates for a more procedural school evaluation and Mircea Eliade, with the phenomenological perspective, collaborate with awareness in favor of a broad and constant school evaluation process, focused on intellectual growth. The research was divided into three chapters, each containing three subsections. Evaluations with a strong classificatory character are discussed in this work and their strong presence in society and how school still reproduces this logic to a certain extent. Beyond that, there is a significant influence of Christianity’s religious traditions in Brazil’s primary education. Given this context, the school learning evaluation was analyzed as a process, not distinct from Religious Education, therefore it reflects on how this evaluation process can identify students’ development possibilities and improve their educational performance. This work also discusses Religious Education as a tool for social change.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem escolar e Ensino Religioso
Processo avaliativo
Diversidade
Formação Continuada de professores(as)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/493
Data do documento: 23-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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