Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee1Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee2Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee3Quintão, Leandro do Carmo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2846668210944422pt_BR
dc.creatorCALENZANI, JULIANA DELLECRODE-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6871485719799032pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-11T15:04:06Z-
dc.date.available2022-06-24-
dc.date.available2022-10-11T15:04:06Z-
dc.date.issued2022-06-24-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/492-
dc.description.abstractThe main objective of this study is to analyze the narratives of the students of the 1st year of Elementary School I, about the experience they have with Religious Education and how it changes their way of being and being in the world that can be contrary. to his religious reality, promoting a rupture with his Primary Education and his religiosity, from the moment he realizes that the signs around him can have another meaning. As for the specific objectives, we sought to analyze how students behave in the face of new meanings; in addition to describing students' narratives about their experience with Religious Education. The problem question seeks to know: what perceptions does Religious Education provoke in students when they start to have contact with this curricular component? In turn, the hypothesis defends that the human being experiences primary socialization, which is that coming from home and, later, with secondary socialization, resulting from school, cycles of friends, etc. So, when the child understands that the signs he knew can have other types of meanings, he starts to have a new perception about religious symbology. As the door to this deconstruction of meaning, the child receives these meanings in a neutral way, questioning other ways of being and being in the world. Among the research techniques, bibliographic research was used, which made it possible to develop the two theoretical chapters, allowing to relate the main concepts inherent to interdisciplinary teaching, as well as the use of recreational resources. Documentary research was also used, consisting of documents and legislation, providing greater understanding of the recent development of Homeland Education, when, from the 1988 Constitution onwards, efforts were intensified to promote more democratic education. The practical research was developed with students from the 2nd of Elementary School, enrolled at UMEFTI José Elias de Queiroz, in Vila Velha (ES).pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por principal objetivo analisar as narrativas dos/as alunos/as do 1°ano do Ensino Fundamental I, acerca da experiência que vivenciam com o Ensino Religioso e como ela modifica o seu modo de ser e estar no mundo que pode ser contrário à sua realidade religiosa, promovendo ruptura com sua Educação Primária e sua religiosidade, a partir do momento que percebe que os signos a sua volta podem ter outro significado. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se analisar como os/as alunos/as se comportam diante de novas significações; além de descrever narrativas dos estudantes sobre sua experiencia com o Ensino Religioso. A questão-problema busca saber: quais as percepções que o Ensino Religioso provoca nos/as aluno/as quando começam a ter contato com esse componente curricular? Por sua vez, a hipótese defende que o ser humano vivencia a socialização primária, que é aquela vinda de casa e, depois, com a socialização secundária, decorrente da escola, dos ciclos de amigos etc. Então, quando a criança entende que os signos que ela conhecia pode ter outros tipos de significados passa a ter nova percepção acerca da simbologia religiosa. Por ser a porta dessa desconstrução de sentido, a criança recebe estas significações de forma neutra, questionando outras formas de ser e estar no mundo. Entre as técnicas de pesquisa, fez-se uso de pesquisa bibliográfica, a qual possibilitou desenvolver os dois capítulos teóricos, permitindo relacionar os principais conceitos inerentes ao ensino interdisciplinar, bem como ao emprego dos recursos lúdicos. Também foi utilizada pesquisa documental, composta por documentos e legislações, propiciando maior entendimento acerca do desenvolvimento recente da Educação pátria, quando, a partir da Constituição de 1988, intensificaram-se esforços para promover educação mais democrática. A pesquisa prática foi desenvolvida junto a alunos/as do 2º do Ensino Fundamental, matriculados na UMEFTI José Elias de Queiroz, em Vila Velha (ES).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-10-11T15:04:06Z No. of bitstreams: 1 TCC - Juliana Dellecrode Calenzani.pdf: 18887678 bytes, checksum: 4540cb977b1d78c4ed20c31c25bf3391 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-11T15:04:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Juliana Dellecrode Calenzani.pdf: 18887678 bytes, checksum: 4540cb977b1d78c4ed20c31c25bf3391 (MD5) Previous issue date: 2022-06-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesABRAMOWICZ, Anete; TEBET, Gabriela Guarnieri de Campos. Educação Infantil: um balanço a partir do campo das diferenças. Revista Pro.posições, Campinas, v. 28, n. 1, p. 182-203, 2017. ANDRADE, Ivani Coelho; MONTEIRO, Alessandra de Aguiar; PONTIN, Alexsandro Monteiro; PINTO, Eliane da Silva; BARROS, Zulmira Luíza Menezes de. Currículo do Ensino Religioso da rede municipal de ensino de Vila Velha — ES. Revista Último Andar, São Paulo, v. 23, n. 36, p. 44-60, 2020. ARAGÃO, Gilbraz; SOUZA, Mailson. Transdisciplinaridade, o campo das Ciências da Religião e sua aplicação ao Ensino Religioso. Regista Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 42-56, 2018. ARAÚJO, Alberto Filipe; ALMEIDA, Rogério de. Fundamentos metodológicos do imaginário: mitocrítica e mitanálise. Revista Téssera, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 18-42, 2018. ARAÚJO, Alberto Filipe; ARAÚJO, Joaquim Machado de. Imaginário educacional: figuras e formas. Niterói: Intertexto, 2009. AZEREDO, Werkeson da Silva. Didática e metodologia do Ensino Religioso. Nanuque: FANAN, 2015. BAPTISTA, Mauro Rocha. O Ensino Religioso e a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Religare, João Pessoa, v. 16, n. 1, p. 228-263, 2019. BAPTISTA, Mauro Rocha. O Ensino Religioso em questão. PARALELLUS — Revista Eletrônica em Ciências da Religião, UNICAP, Recife, v. 9, n. 21, p. 459-477, 2018. BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira. Ciências da Religião e Ensino Religioso: o desafio histórico da formação docente de uma área de conhecimento. Revista REVER, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 107-125, 2015. BARBOSA, Flávio Henrique Barbosa; PORCÍNIO, Renilda Aparecida Lemes; PARREIRA, Tatiana Maria Vital. A ética e o Ensino Religioso — reflexões sobre o trabalho do professor. Revista da Católica, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2009. BARCELLOS, C. J. A educação no município de Vila Velha. Revista Cidade Viva — Informativo da Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha (ES), Vila Velha, v. 2, n. 4, p. 5-9, 2012. BARRIOS, Alia; MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria; BRANCO, Ângela Uchôa. Formação continuada do professor: desenvolvendo competências para a promoção do desenvolvimento moral. Revista Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 91-99, 2011. p. 92. BARROS, Eduardo Portanova; BERGHAUSER, Francieli Costa. O círculo antropológico e a sociologia do imaginário: aproximações entre Durand e Mafessoli. Revista Educere et Educere, Cascavael, v. 13, n. 28, p. 1-18, 2018. BORGES, Ângela Cristina; ROCHA, Letícia Aparecida. Introdução às ciências da religião. Montes Claros: UNIMONTES, 2014. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. BRASIL. Lei Federal n. 9.394/1996 — Diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1996. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular — Educação é base. 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 07 abr. 2021. BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: propostas de prática de implantação. Brasília: Ministério da Educação, 2019. BRASILEIRO, Marislei de Sousa Espíndula. As ciências das religiões: uma alternativa para o ensino religioso. Goiânia: PUC-GO, 2010. CAMARGO, Sérgio de Siqueira. Sobre o significado da ideia de honestidade na filosofia moral de Eric Weil. Revista Argumentos, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. 70-78, 2014. CARLOS, Dafiana do Socorro Soares Vicente. A imagem no livro didático do Ensino Religioso. João Pessoa: UFPB, 2015. COSTA, Mara Rosane Oneide. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso: uma pro¬posta baseada em Ciências da Religião. Revista Ciências Sociais e Religião, Porto Alegre, v. 17, n. 23, p. 51-59, 2015. COSTA, Marilda de Oliveira; SILVA, Leonardo Almeida de. Educação e democracia: Base Nacional Comum Curricular e novo Ensino Médio, sob a ótica de entidades acadêmicas da área educacional. RBE — Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 1-23, 2019. CUNHA, Luiz Antônio. A entronização do Ensino Religioso na base nacional curricular comum. Revista Educação Social, Campinas, v. 37, n. 134, p. 266-284, 2016. CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino Religioso e escola pública: o curso histórico de uma polêmica entre a igreja e o estado no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, UFMG, v.1, n. 17, p. 20-37, 1993. DANTAS, Douglas Cabral. O Ensino Religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 112-124, 2004. DICKIE, Maria Amélia Schmidt; LUI, Janayna de Alencar. O Ensino Religioso e a interpretação da lei. Revista Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 13, n. 27, p. 237-252, 2007. DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. Lisboa: Edições 70, 2000. ELIADE, Mircea. Mito e realidade. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006. FAÇANHA, Marta Braga; STEPHANINI, Valdir. Aspectos do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: os fundamentos para a educação de qualidade. Revista Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 13, n. 1, p. 477-496, 2021. FERNANDES, Madalena. Afinal, o que é o Ensino Religioso? Sua identidade própria em contraste com a catequese. São Paulo: Paulus, 2000. FERREIRA, Amauri Carlos. O imaginário religioso e modos de vida urbana: experiência da juventude católica em Belo Horizonte-Minas Gerais, anos 80. São Paulo: UMSP, 2002. FERREIRA, Amauri Carlos; NORONHA, Vânia. O imaginário entre fronteiras da educação e da religião. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 15, n. 45, p. 68-91, 2017. FERREIRA, Elizete Brandão. Arte: interdisciplinaridade para o desenvolvimento da consciência crítica. Brasília: UnB, 2013. FERREIRA, Gilson Miranda; JESUS, Hélder Vieira de; VIONET, Roseliene Mary Zippinotte. Legislação do Ensino Religioso na escola: currículo em Vila Velha. Revista Unitas, Vitória, v. 5, n. 2, p. 336-354, 2017. FERREIRA, Renan da Costa; BRANDENBURG, Laude Erandi. O Ensino Religioso e a BNCC: possibilidades de se educar para a paz. Revista Caminhos, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 508-522, 2019. FRANCO, Luiz Gustavo; MUNFORD, Danusa. Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular: um olhar da área de Ciências da Natureza. Revista Horizontes, Belo Horizonte, v. 36, n. 1, p. 158-170, 2018. FREITAS, Eliane Maura Littig Milhomem de. O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular. Revista Plurais — Virtual, Anápolis, GO, v. 6, n. 2, p. 299-313, 2016. GADOTTI, Moacir; ANTUNES, Ângela; ABREU, Janaína; PADILHA, Paulo Roberto. EaD freiriana [livro eletrônico]: artigos e projetos de intervenção produzidos durante o curso A escola dos meus sonhos. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2018. Disponível em: https://www.paulofreire.org/download/eadfreiriana/E-book_A_Escola_dos_meus_Sonhos.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022. GARUTTI, Sandra; OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. Didática para o Ensino Religioso: do imaginário ao pedagógico. Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Maringá, v. 18, n. 1, p. 105-123, 2013. GOMES, Eunice Simões Lins; TORQUATO, Rafaela Marques. Fotografia, imaginário e Ensino Religioso: uma leitura dos espaços sagrados. Revista RDIVE, João Pessoa, v. 1, n. 1, p. 20-31, 2016. GONÇALVES, Daniel Abreu; PRATES, Daniela Medeiros de Azevedo. O Ensino Religioso na rede pública de ensino: (re)abrindo o debate. Revista Thema, IFSul — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Charqueadas, Brasil, v. 15, n. 4, p. 1318-1334, 2018. GROSS, Eduardo. Conhecimento sobre religião, Ciência da Religião e Ensino Religioso. Numen — Revista de Estudos e Pesquisa da Religião, Juiz de Fora, v. 17, n. 1, p. 119-138, 2014. HUFF JÚNIOR, Arnaldo Érico; PORTELLA, Rodrigo. Ciência da religião: uma proposta a caminho para consensos mínimos. Numen — Revista de Estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, v. 15, n. 2, p. 433-456, 2012. JÖRG, Dierken. Teologia, Ciência da Religião e filosofia da religião. Revista Veritas, Porto Alegre, v. 54, n. 1, p. 113-136, 2009. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Uma ciência como referência: uma conquista para o Ensino Religioso. REVER — Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 23-24, 2015. KADLUBITSKI, Lídia; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Cultura e diversidade religiosa: diálogo necessário em busca da fraternidade universal. Revista Interações — Cultura e Comunidade, Uberlândia, v. 5, n. 8, p. 123-139, 2010. LIMA, João Paulo Araújo Pimentel; FREITAS, Bianca Nascimento de. Os desafios do Ensino Religioso no contexto de aplicação da Base Nacional Comum Curricular. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 14, n. 49, p. 1-21, 2020. LOURENÇO, Cristina Sílvia Alves; GUEDES, Maurício Sullivan Balhe. O STF e o ensino religioso em escolas públicas: pluralismo educacional, laicidade estatal e autonomia individual. Revista de Investigações Constitucionais, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 145-165, 2017. MARCONI, Marian de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. MEDINA, Antônia da Silva. Supervisor escolar: parceiro político-pedagógico do professor. In: RANGEL, Mary e SILVA JR., Celestino Alves. Nove olhares sobre a supervisão. São Paulo: Papirus, 1997. MIRANDA, Jorge. Estado, liberdade religiosa e laicidade. Revista Gaudium Sciendi, Lisboa, v. 1, n. 4, p. 38-45, 2013. MORETTO, Vasco Pedro. Reflexões construtivistas — a produção do conhecimento em aula. Brasília: UnB, 1999. MUMME, Monica. Justiça Restaurativa: um caminho de valor social que acontece no coletivo. In: PELIZZOLI, Marcelo L. (org.). Justiça Restaurativa: caminhos da pacificação social. 1. ed. Rio Grande do Sul: EDUCS, 2016. NICOLESCU, Bassarad. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 2009. OLIVEIRA, Denise Maria. Educação, linguagem e cultura. Omnes Humanitate: Revista Científica da Escola Superior Aberta do Brasil, Vila Velha, v. 4, n. 12, p. 11-13, 2014. OLIVEIRA, Jakson José Gomes de; OLIVEIRA, Ana Lúcia Almeida de. Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): caminhos para sua efetivação no município de Senador José Porfírio no Pará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 41, n. 79, p. 156-169, 2019. OLIVEIRA, Lilian Blank de. Ensino Religioso no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2007. PAINE, Scott Randall. Exclusivismo, inclusivismo e pluralismo religioso. Revista Brasileira de História das Religiões, Maringá, v. 1, n. 1, p. 100-110, 2008. PARRA FILHO, Domingos; SANTOS, João Almeida. Apresentação de trabalhos científicos: monografia, TCC, teses e dissertações. São Paulo: Futura, 2000. PASSOS, João Décio. Ensino religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PIAGET, Jean. A formação social do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. POSSEBON, Elisa Pereira Gonsalves; POSSEBON, Fabrício. As relações interdisciplinares em Ciências das Religiões. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 18, n. 57, p. 1252-1278, 2020. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA (ES). Base Municipal Curricular de Vila Velha: 1ª versão. Vila Velha: SEMED, 2018. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA (ES). Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha — 1º ao 9º ano. Vila Velha: SEMED, 2012. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA (ES). Lei n. 5.938 de 29 de novembro de 2017, disciplina a gestão democrática da educação no sistema municipal de ensino de vila velha e dá outras providências. Disponível em: https://www.vilavelha.es.gov.br/legislacao/Arquivo/ Documents/legislacao/html/L59382017.html. Acesso em: 07 abr. 2020. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA (ES). Proposta curricular do ensino fundamental da rede municipal de Vila Velha. Vila Velha: SEMED, 2008. RICHARDSON, Roberto Jarry (Org.). Pesquisa social — métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999. RODRIGUES, Elisa. Ciência da Religião e Ensino Religioso — efeitos de definições e indefinições na construção dos campos. Revista REVER, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 55-66, 2015. RODRIGUES, Elisa. Questões epistemológicas do ensino religioso: uma proposta a partir da ciência da religião. Revista Interações — Cultura e Comunidade, Belo Horizonte, v. 8, n. 14, p. 230-241, 2013. ROSA, Geraldo Antônio da. Fundamentos das Ciências da Religião. Santa Maria: UAB/NTE/UFSM, 2018. SANTOS, Jacirema Maria Thimoteo dos. O Ensino Religioso numa perspectiva solidária. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2015. SANTOS, Rodrigo Oliveira dos e SEIBT, Cezar Luís. Ciências da religião e o Ensino Religioso na Amazônia. Revista Pistis Prax., Teol., Pastor., Curitiba, v. 6, n. 2, p. 370-381, 2014. SANTOS, Rodrigo Oliveira dos. Ciência da religião e transposição didática: compreensão e impacto no Ensino Religioso. PLURA, Revista de Estudos de Religião, Campo Grande, v. 9, n. 1, p. 30-55, 2018. SANTOS, Taciana Brasil dos. O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: algumas considerações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, n. 1, p. 1-18, 2021. SANTOS, Walberto Silva dos; GUERRA, Valeschka Martins; COELHO, Jorge Artur Peçanha de Miranda; GOUVEIA, Valdiney Veloso; SOUZA, Luana Elayne Cunha de. A Influência dos valores humanos no compromisso religioso. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 28, n. 3, p. 285-292, 2012. SARAIVA, Alexsandro Macêdo; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Professores de Ensino Religioso: estudo exploratório sobre sua atuação profissional. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 28, n. 1, p. 1-24, 2021. SERRA, Deuzimar Costa; ARAÚJO, Francisco Romário Cunha de. Ensino Religioso na BNCC e no DCTM: contradições e desafios. UFMA: CONEDU, 2019. SILVA, Elielson das Neves da. O Ensino Religioso e a formação de professores de Vila Velha. Vitória: FUV, 2015. SILVA, Geraldo. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o que é e qual a sua importância. Educa Mais Brasil, 2019. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/ noticias/base-nacional-comum-curricular-bncc-o-que-e-e-qual-a-sua-importancia. Acesso em: 7 abr. 2021. SILVA, Rafael Bianchi; SILVA, Guilherme Elias da. Fundamentos formativos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): uma análise a partir de Zugmunt Bauman. Revista Educação, Santa Maria, v. 45, n. 1, p. 1-22, 2020. SILVEIRA, Emerson José Sena da. Uma metodologia para as Ciências da Religião? Impasses metodológicos e novas possibilidades hermenêuticas. Paralellus — Revista Eletrônica em Ciências da Religião, Recife, v. 7, n. 14, p. 73-98, 2016. Disponível em: http://www.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/672/856. Acesso em: 06 abr. 2021. SIQUEIRA, Ivan Cláudio Pereira (Org.). BNCC: Educação Infantil e Ensino Fundamental. São Paulo: Fundação Santillana, 2019. SOARES, Jeferson Rosa; ROBAINA, José Vicente Lima; GALLON, Mônica da Silva; MEZALIRA, Sandra Mara. Debates em educação em ciências: desafios e possibilidades. Curitiba: Bagai, 2020. SOUZA, Marselha Evangelista de; OLIVEIRA, Geovane Lopes de. A mediação escolar como instrumento auxiliar de construção da tolerância/respeito à diversidade religiosa. Revista Sacrilegens, Juiz de Fora, v. 15, n. 2, p. 1509-1594, 2018. SOUZA, Rodrigo Augusto de. Novas perspectivas para o Ensino Religioso: a educação para a convivência e a paz. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 21, n.1, p. 25-49, 2013. SPICA, Marciano Adílio. Diversidade religiosa e democracia: da filosofia da religião à filosofia política. Revista ethic@, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, v. 17, n. 1, p. 13–40, 2018. SUÁREZ, Adolfo Semo. Aprendizagem e Ensino Religioso: modelo de um ensino crítico que forme estudantes solidários. São Paulo: UNASP, 2015. TEIXEIRA, Maria Cecília Sanches. Pedagogia do Imaginário e função imaginante: redefinindo o sentido da educação. Revista Olhar do Professor, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 215-227, 2006. TEIXEIRA, Maria Cecília Sanches; ARAÚJO, Alberto Filipe. Gilbert Durand: imaginário e educação. 2. ed. Niterói: Intertexto, 2013. TENFEN, Danielli Nicolodelli. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 1-2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n1p1. Acesso em: 07 abr. 2021. TILLMAN, Diane. Vivendo valores — honestidade para crianças de 8 a 14 anos — para pais, diretores de escolas e professores de todos os lugares. Genebra: Health Communications, 2017. VALENTE, Gabriela Abuhab. Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões. Revista Pro.posições, Campinas, v. 29, n. 1, p. 107-127, 2018. VARELLA, Ana Maria Ramos Sanchez. Ciência da gentileza: novos modelos sociais? Revista Eletrônica Interdisciplinar, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 1-7, 2021. Disponível em: https://educafoco.italo.br/index.php/educafoco/article/view/57/74. Acesso em: 07 mar. 2022. VASCONCELLOS, Dora Vianna. O imaginário como algo inimaginável: a sociologia ‘rez de chausée’ de Roger Bastide. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 49, n. 1, p. 426-455, 2018. VENDRAMINE, Maria de Fátima dos Santos de Almeida. Percepções dos discentes do 8º ano da UMEFTI Senador João de Medeiros Calmon sobre o componente curricular Ensino Religioso e cidadania. Vitória: FUV, 2020. VILA VELHA. Maturano quer criar serviço de assistência religiosa a alunos da rede municipal. 2019. Disponível em: https://www.vilavelha.es.leg.br/institucional/noticias/maturano-quer-criar-servico-de-assistencia-religiosa-a-alunos-da-rede-municipal. Acesso em: 07 abr. 2021. VON, Cristina. Cultura de paz: o que os indivíduos, grupos, escolas e organizações podem fazer pela paz no mundo. São Paulo: Peirópolis, 2003. WEIL, Eric. Violência e liberdade: escritos de moral e política. São Paulo: Atlas, 2006.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectSignospt_BR
dc.subjectSímbolospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleEnsino Religioso Escolar na perspectiva das séries iniciais do Ensino Fundamental na UMEFTI José Elias de Queiroz – Vila Velha (ES)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Juliana Dellecrode Calenzani.pdfTCC - Juliana Dellecrode Calenzani18,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.