Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/492
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ensino Religioso Escolar na perspectiva das séries iniciais do Ensino Fundamental na UMEFTI José Elias de Queiroz – Vila Velha (ES)
metadata.dc.creator: CALENZANI, JULIANA DELLECRODE
metadata.dc.contributor.advisor1: Terra, Kenner Roger Cazotto
metadata.dc.contributor.referee1: Terra, Kenner Roger Cazotto
metadata.dc.contributor.referee2: Marlow, Sergio Luiz
metadata.dc.contributor.referee3: Quintão, Leandro do Carmo
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem por principal objetivo analisar as narrativas dos/as alunos/as do 1°ano do Ensino Fundamental I, acerca da experiência que vivenciam com o Ensino Religioso e como ela modifica o seu modo de ser e estar no mundo que pode ser contrário à sua realidade religiosa, promovendo ruptura com sua Educação Primária e sua religiosidade, a partir do momento que percebe que os signos a sua volta podem ter outro significado. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se analisar como os/as alunos/as se comportam diante de novas significações; além de descrever narrativas dos estudantes sobre sua experiencia com o Ensino Religioso. A questão-problema busca saber: quais as percepções que o Ensino Religioso provoca nos/as aluno/as quando começam a ter contato com esse componente curricular? Por sua vez, a hipótese defende que o ser humano vivencia a socialização primária, que é aquela vinda de casa e, depois, com a socialização secundária, decorrente da escola, dos ciclos de amigos etc. Então, quando a criança entende que os signos que ela conhecia pode ter outros tipos de significados passa a ter nova percepção acerca da simbologia religiosa. Por ser a porta dessa desconstrução de sentido, a criança recebe estas significações de forma neutra, questionando outras formas de ser e estar no mundo. Entre as técnicas de pesquisa, fez-se uso de pesquisa bibliográfica, a qual possibilitou desenvolver os dois capítulos teóricos, permitindo relacionar os principais conceitos inerentes ao ensino interdisciplinar, bem como ao emprego dos recursos lúdicos. Também foi utilizada pesquisa documental, composta por documentos e legislações, propiciando maior entendimento acerca do desenvolvimento recente da Educação pátria, quando, a partir da Constituição de 1988, intensificaram-se esforços para promover educação mais democrática. A pesquisa prática foi desenvolvida junto a alunos/as do 2º do Ensino Fundamental, matriculados na UMEFTI José Elias de Queiroz, em Vila Velha (ES).
Abstract: The main objective of this study is to analyze the narratives of the students of the 1st year of Elementary School I, about the experience they have with Religious Education and how it changes their way of being and being in the world that can be contrary. to his religious reality, promoting a rupture with his Primary Education and his religiosity, from the moment he realizes that the signs around him can have another meaning. As for the specific objectives, we sought to analyze how students behave in the face of new meanings; in addition to describing students' narratives about their experience with Religious Education. The problem question seeks to know: what perceptions does Religious Education provoke in students when they start to have contact with this curricular component? In turn, the hypothesis defends that the human being experiences primary socialization, which is that coming from home and, later, with secondary socialization, resulting from school, cycles of friends, etc. So, when the child understands that the signs he knew can have other types of meanings, he starts to have a new perception about religious symbology. As the door to this deconstruction of meaning, the child receives these meanings in a neutral way, questioning other ways of being and being in the world. Among the research techniques, bibliographic research was used, which made it possible to develop the two theoretical chapters, allowing to relate the main concepts inherent to interdisciplinary teaching, as well as the use of recreational resources. Documentary research was also used, consisting of documents and legislation, providing greater understanding of the recent development of Homeland Education, when, from the 1988 Constitution onwards, efforts were intensified to promote more democratic education. The practical research was developed with students from the 2nd of Elementary School, enrolled at UMEFTI José Elias de Queiroz, in Vila Velha (ES).
Keywords: Ensino Religioso
Imaginário
Signos
Símbolos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/492
Issue Date: 24-Jun-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Juliana Dellecrode Calenzani.pdfTCC - Juliana Dellecrode Calenzani18,44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.