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dc.contributor.advisor1Adriano Filho, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee1Adriano Filho, José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee2Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee3Vargas, Cristina Lens Bastos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6340081271734723pt_BR
dc.creatorBRITTO, VILMAR LUGÃO DE-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6820055415124122pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-07T18:35:52Z-
dc.date.available2022-08-03-
dc.date.available2022-10-07T18:35:52Z-
dc.date.issued2022-08-03-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/491-
dc.description.abstractReligious Education is a historical-cultural factor in the development of the individual. In its curricular teaching, it presents complex characteristics of its phenomenon in the construction of the subject's subjectivity, demystifying historical concepts instituted by political interests and religious groups. The present work aims to identify multi-diverse aspects that influence the discipline, focusing its analysis on its teaching in a basic education school located in Jerônimo Monteiro, Espírito Santo. Therefore, it seeks to understand the scenario of municipal schools in the city, in their social and historical contexts linked to the approach of their pedagogical practices, making it possible to contextually analyze the demands of the generation of these students. Therefore, normative provisions of the Federal Constitution are revisited, and challenges of school management regarding the implementation of Religious Education are addressed. Finally, the results of the research carried out on the daily life of the discipline, in the plurality of its influences, are discussed. Its methodology uses bibliographic research, in consultation with the publication of doctrines, scientific articles, periodicals, magazines and pertinent legislation, and field study, in the application of a questionnaire to teachers from the schools of Jerônimo Monteiro.pt_BR
dc.description.resumoO Ensino Religioso é um fator histórico-cultural no desenvolvimento do indivíduo. Em seu ensino curricular, apresenta características complexas de seu fenômeno na construção da subjetividade do sujeito, desmistificando conceitos históricos instituídos por interesses políticos e grupos religiosos. O presente trabalho visa identificar aspectos multidiversos que influenciam na disciplina, centrando sua análise sob seu ensino nas escolas de educação básica localizadas em Jerônimo Monteiro, Espírito Santo. Para tanto, busca compreender o cenário das escolas do município, em seus contextos social e histórico atrelados à abordagem de suas práticas pedagógicas, tornando possível analisar contextualmente as demandas da geração destes alunos. Para tanto, são revisitadas previsões normativas da Constituição Federal, e abordados desafios da gestão escolar quanto à implementação de Ensino Religioso. Por fim, discutidos os resultados da pesquisa realizada sobre o cotidiano da disciplina, na pluralidade de suas influências. Sua metodologia se utiliza de pesquisa bibliográfica, em consulta a publicação de doutrinas, artigos científicos, periódicos, revistas e legislação pertinente, e estudo de campo, na aplicação de questionário a professores das escolas de Jerônimo Monteiro.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-10-07T18:35:52Z No. of bitstreams: 1 TCC - Vilmar Lugão de Britto.pdf: 26145575 bytes, checksum: 98131123593d3c87bbfda585ab8390bb (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectAspectos Multidiversospt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleAspectos multidiversos do Ensino Religioso nas escolas de educação básica de Jerônimo Monteiro – ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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