Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/491
Tipo: Dissertação
Título: Aspectos multidiversos do Ensino Religioso nas escolas de educação básica de Jerônimo Monteiro – ES
Autor(es): BRITTO, VILMAR LUGÃO DE
Primeiro Orientador: Adriano Filho, José
Primeiro membro da banca: Adriano Filho, José
Segundo membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Terceiro membro da banca: Vargas, Cristina Lens Bastos de
Resumo: O Ensino Religioso é um fator histórico-cultural no desenvolvimento do indivíduo. Em seu ensino curricular, apresenta características complexas de seu fenômeno na construção da subjetividade do sujeito, desmistificando conceitos históricos instituídos por interesses políticos e grupos religiosos. O presente trabalho visa identificar aspectos multidiversos que influenciam na disciplina, centrando sua análise sob seu ensino nas escolas de educação básica localizadas em Jerônimo Monteiro, Espírito Santo. Para tanto, busca compreender o cenário das escolas do município, em seus contextos social e histórico atrelados à abordagem de suas práticas pedagógicas, tornando possível analisar contextualmente as demandas da geração destes alunos. Para tanto, são revisitadas previsões normativas da Constituição Federal, e abordados desafios da gestão escolar quanto à implementação de Ensino Religioso. Por fim, discutidos os resultados da pesquisa realizada sobre o cotidiano da disciplina, na pluralidade de suas influências. Sua metodologia se utiliza de pesquisa bibliográfica, em consulta a publicação de doutrinas, artigos científicos, periódicos, revistas e legislação pertinente, e estudo de campo, na aplicação de questionário a professores das escolas de Jerônimo Monteiro.
Resumo Alternativo: Religious Education is a historical-cultural factor in the development of the individual. In its curricular teaching, it presents complex characteristics of its phenomenon in the construction of the subject's subjectivity, demystifying historical concepts instituted by political interests and religious groups. The present work aims to identify multi-diverse aspects that influence the discipline, focusing its analysis on its teaching in a basic education school located in Jerônimo Monteiro, Espírito Santo. Therefore, it seeks to understand the scenario of municipal schools in the city, in their social and historical contexts linked to the approach of their pedagogical practices, making it possible to contextually analyze the demands of the generation of these students. Therefore, normative provisions of the Federal Constitution are revisited, and challenges of school management regarding the implementation of Religious Education are addressed. Finally, the results of the research carried out on the daily life of the discipline, in the plurality of its influences, are discussed. Its methodology uses bibliographic research, in consultation with the publication of doctrines, scientific articles, periodicals, magazines and pertinent legislation, and field study, in the application of a questionnaire to teachers from the schools of Jerônimo Monteiro.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Aspectos Multidiversos
Práticas Pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/491
Data do documento: 3-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vilmar Lugão de Britto.pdfTCC - Vilmar Lugão de Britto25,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.